Home Sweet Home

Atualmente eu e maridão moramos num bairro chamado Västra Frölunda em Gotemburgo. Um lugar bastante arborizado, tranquilo, tipicamente sueco e a 20 minutos do centro de transporte público.

IMG_2121

Porém, na Suécia para se alugar um imóvel é um processo bem diferente comparado ao Brasil, isso porque a busca por um local é praticamente a procura por um emprego.

O que quero dizer com isso? De modo geral, no Brasil, você consulta os imóveis disponíveis em determinada região, verifica se o valor do aluguel está dentro do seu orçamento e se tudo correr bem, você fecha o contrato (estou simplificando o processo, ok?). Mas na Suécia, é o proprietário que escolhe o inquilino para morar no imóvel. Isto é, você vai entregar seu currículo (isso mesmo, seu currículo profissional), passará por uma entrevista e abrirá sua vida para tentar impressioná-lo. Você também estará concorrendo com outros candidatos e terá de fazer das tripas coração para ganhar o cara na conversa e dizer o quanto você é “diferente” dos demais. E se tudo der certo, voilà! O aluguel é seu! Esse foi o processo que o maridão teve de passar.

IMG_2120

Agora, se você pensa que comprar uma casa é mais fácil, aí é que você se engana. As casas por essas bandas são vendidas somente através de leilão eletrônico e funciona mais ou menos da seguinte forma: na internet você escolhe a residência que está à venda, visita o local por meia hora na data marcada e se gostar é só se candidatar para comprá-la. No dia do leilão os interessados deverão dar o lance acima do valor mínimo e quem der o maior lance leva. O problema é que não se sabe qual será o valor máximo e se você terá dinheiro suficiente para comprá-la. Complicadinho, não?

Esses processos de alugar e comprar ainda são uma incógnita para mim, mas assim que eu tiver mais detalhes sobre como funciona tanto o aluguel como a compra de residências na Suécia, com certeza voltarei correndo aqui para contar tudinho.

Enquanto eu estava no Brasil, maridão fez um remelexo daqueles para achar um cafofo pra gente alugar. Entre buscas desesperadas e quase já sem esperanças de achar um lugar, finalmente surgiu essa casa com contrato por um ano.

img_2113

Pelo menos não teremos de nos preocupar com uma nova mudança por esse período.

O jeito agora é curtir a nova casa e tentar se adaptar a nova realidade de nossas vidas.

Vi ses… hej då! 😉

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s