Curiosidades sobre o “Tram”

Como havia dito antes neste post aqui, tudo é muito organizado e o sistema de transporte impressiona pela sua eficiência, ou seja, você só chegará atrasado no trabalho, encontro ou afins unicamente por culpa sua mesmo. Aqui não funcionam desculpas de “estava muito trânsito”, “o metrô estava com problemas” etc. E por que isso? Porque o Tram tem o seu horário respeitado direitinho e existem “corredores” específicos para ele.

Olha só que legal essas curiosidades:

1) Você consegue se planejar que horário precisa pegar o Tram e que horas ele chegará onde você precisa estar ou pelo menos próximo do local. Tudo isso é possível através do site http://vasttrafik.se/en/(ainda bem que tem opção em inglês pra facilitar a minha vida).

Vou colocar um exemplo: de onde moro, para onde quero ir e que horas eu quero chegar (nesse caso antes das 14h).

O site me indica qual é o Tram e/ou ônibus que eu devo utilizar, rota, horário de partida e de chegada, preço e ainda me mostra o mapa da região.

2) Dependendo do seu destino final, o site indica também qual é a “plataforma” que você pegará o Tram ou o ônibus. Essa sinalização está espalhada pela cidade inteira. Aqui tem um exemplo da estação Valand com 4 pontos diferentes.

3) Além disso, nos pontos você encontrará um painel digital indicando em quantos minutos os dois próximos Tram ou ônibus irão passar ou simplesmente consultar as tabelinhas em papel dispostas nesses locais. Super prático e sem desculpa de atraso.

 

E claro que esses painéis não estão 100% disponibilizados pela cidade, mas você encontra essa facilidade pela maior parte dela.

4) Para facilitar o embarque as identificações também se fazem presentes no Tram.

Tudo é bem sinalizado.

 

5) E cada um tem o seu espaço:

Carrinhos de bebês

 

Velhinhos

 

Cachorros

 

6) Ah e outra, todos os Tram é meio que um Big Brother, mas sem baixaria, porque tem câmera espalhada em todos os vagões. Até para compartilhar: um dia peguei o Tram e fui para o centro dar uma volta. Quando entrei, vi um tiozinho mega bêbado deitado no chão (era um dia depois do Midsommar, lembram dos 03 posts gigantes?). Então, 02 pontos depois havia 03 policiais, que entraram no vagão certo e tiraram o tiozinho, que praticamente estava em coma alcoólica. Eu ia tirar foto, mas confesso que fiquei com medo deles. Afinal, policial aqui tem cara de bravo de verdade e nenhum deles tem barriguinha de chopp.

 

7) Os deficientes também tem sua vez e não dependem do motorista para nada. Basta clicar num botão específico, aguardar a rampa e pronto. E o melhor, todo mundo respeita!!!

 

Nossa, me empolguei com as curiosidades e ainda não contei de como é a sistemática de pagamento. Então, não desanime e volte amanhã para mais novidades.

Vi ses… hej då! 😉

** Post de 24 de agosto 2011 **

4 pensamentos

  1. A primeira vez que eu vi um cãozinho ( pra não dizer que era meega grande ) eu levei um susto, sendo que o dezenho informando o que era permitido ou não eu ja tinha visto mas nem acreditei , pensei que fosse brincadeira , que naada, super verdade, o bom é que os cães são mansinhos, sempre quietos na deles.

    1. Eu também achei o máximo isso, mas acredito que também seja possível porque há toda uma infra-estrutura envolvida. Sim, eles são mansinhos ainda bem, né?! Mas às vezes acho que eles são meio tristes… coisas de brasileiro.

  2. Sabe um detalhe q descobri conversando aqui com os suecos!? Eh q se o bonde atrasar mais q 20min, vc tem direito a uma certa quantia paga em dinheiro pelo governo para q vc possa pegar o taxi e chegar ao seu compromisso a tempo…..
    Entao taa ai mais um fator provando q aqui a desculpa de chegar atrasado devido ao transito ou transporte publico nao cola!

Faça a teimosa feliz. Comente!