A Páscoa sueca continua

Glad Påsk sinônimo de feriado prolongado! O feriado que começa na 6a. e termina somente na 2a. feira. Os suecos aproveitam esse período para viajar para suas casas de campo, descansar e comemorar com a família. E para aqueles que se planejaram previamente, aproveitam para viajar para outros países. São 04 dias maravilhosos de puro descanso e comilança.

E é claro que as brincadeiras infantis não podem ficar de fora. Lembra-se de quando você era criança e procurava os ovos de chocolate escondidos pela casa? Pois é, aqui também tem isso, mas com uma pequena diferença. Criança viking gosta é de se vestir de bruxa. Hum? Que? Como? Take easy baby! Funciona mais ou menos assim:

  • na quinta-feira as meninas usam saias longas ou vestidos, aventais, lenços coloridos na cabeça e pintam as bochechas de vermelho com pintinhas pretas. Os meninos usam roupa contemporânea, chapéu e bigode (é uma mistura de Halloween e Festa Junina);
  • e visitam os vizinhos deixando um cartão decorado ou cantando uma música, gritando Glad Påsk, para ganharem doces ou dinheiro.

Mas afinal de contas, qual é a razão para se vestirem de bruxa? Primeiro, que é uma tradição sueca bem antiga e é chamada de Påskkärringar e segundo, porque diz a lenda que na Quinta-feira Santa uma bruxa voou em sua vassoura para Blåkulla durante à noite e voltou no Domingo de Páscoa. E para assustá-la fogueiras foram acesas e tiros de rifles foram utilizados. Interessante não!

Essa tradição é tão forte aqui, que até hoje as fogueiras são feitas no arquipélago de Gotemburgo, especialmente nas ilhas de Öckerö. Tanto que existe até uma competição tradicional para a construção da maior fogueira. Que coisa! Só faltaram os balões para completar a festa.

Já basta a Festa Junina, mas pensou se essa moda pega no Brasil em plena Páscoa?

Novidades de como foi minha pequena e tímida participação na Páscoa sueca, amanhã aqui no Diário de uma Teimosa.

Vi ses… hej då! 😉

3 pensamentos

  1. Ih, sempre fico confusa para deixar um comentário aqui. Será q chegou o anterior? Bom, eu tinha dito que está muito interessante conhecer mais sobre a cultura de um outro país e pedi para continuar nos mantendo informados .)
    bjs
    Ma

Faça a teimosa feliz. Comente!