O assunto que provocou o maior frenesi entre os suecos nas últimas semanas em Gotemburgo foi um tal de Chalmerscotègen. Mas afinal de contas o que é isso? Eu te digo que lembra meio que um desfile de carnaval, mas que na verdade não é.
O evento é realizado anualmente na noite de 30 de abril por estudantes da Chalmers Tekniska Högskola (Chalmers University of Technology) e assistido todos anos por cerca de 250.000 pessoas. Não há comparação com o nosso carnaval brasileiro, pois não há o glamour, as plumas, os paetês e a vibração do sambódromo, mas é uma forma dos estudantes expressarem o que muita gente gostaria de fazer e não tem coragem.
Esse cortejo tem cerca de 800 alunos e aproximadamente 50 caminhões (incluindo aí nessa continha alguns carros).
Portanto, se você espera ver carros alegóricos como na Sapucaí e as mulatas do Sargentelli… hum esqueça. O objetivo desse cortejo é “parodiar toscamente”.
Funciona mais ou menos assim: cada carro descreve de forma satírica e cômica os eventos significativos que aconteceram desde o desfile anterior. Não importa se é um escândalo político, o nascimento da filha da princesa Victoria, a tragédia com a usina nuclear do Japão ou o acidente com o navio cruzeiro na Itália. Acredite, qualquer notícia acaba sendo satirizada.
E é claro que por trás disso tudo há o planejamento e cobertura do evento… como sempre!
- Notícia no jornal
- Vídeo institucional exibido repetidamente no telão
- Apresentação e transmissão ao vivo
- Policiamento
- Os responsáveis pela limpeza (e saiba que vassoura é coisa do passado, porque as ruas são limpas com caminhões)
- Venda da revista com toda a programação a um precinho camarada
Tudo muito bem estruturado.
As revistas já estavam sendo vendidas há algumas semanas antes, mas as vendas só fervilharam mesmo no dia do evento. Quem as vendia? Estudantes e pessoas que já se formaram.
E como identificar quem já se formou? Muito simples! São as pessoas que usam o chapeuzinho branco com esse enfeite do lado, que pra mim lembra um acessório de cortininha.
Outro detalhe do Chalmerscortègen é a utilização dos famosos jalecos e macacões de borracheiro. Não importa se é branquinho, sujo, imundo ou encardido… é uma tradição e tem de usar!
Além disso, durante o cortejo são distribuídos ao público balas, flores e sucos para dar aquela animada.
Ah, sem dizer que tem de tudo nesse desfile!
E finalmente a Chalmerscortègen termina com o público seguindo um caminhão ao som de música eletrônica pelas ruas de Gotemburgo.
E para quem tem curiosidade, o dia 30 de abril, tem o Valborgsmässoafton, que é uma grande celebração anual da Primavera em toda a Suécia, onde os suecos se reúnem publicamente, acendem fogueiras, cantam canções tradicionais e bebem altas biritas.
Vi ses… hej då! 😉