Swedish National Day 2012

Ontem (06 de Junho) foi feriado por aqui e comemorou-se o Swedish National Day.

Os suecos encaram esse feriado apenas como um dia de folga. E por que isso? Porque eles ainda estão decidindo o que fazer com o feriado. Aí eu pergunto: mas como assim decidindo? Feriado é feriado, certo? Mais ou menos.

Lendo um dos jornais locais, descobri que o Dia Nacional da Suécia passou a ser comemorado somente em 1983 e esse dia era conhecido antes como o Dia da Bandeira (data em que ocorreu a coroação do Gustav Vasa no ano de 1523). Histórias de mil e trálálá a parte, em 2005 o parlamento sueco estabeleceu que esse dia fosse feriado nacional. E sabe por quê? Simplesmente para incentivar os vikings a comemorar o dia de ser sueco. Pode isso? Incentivo!

Portanto, o Dia da Bandeira virou o Dia Nacional da Suécia. Ah, e não espere ver demonstrações de orgulho nacional, peito estufado e o espetáculo circense de Brasília. A comemoração é mais simples do que se imagina.

Aqui em Gotemburgo, a maioria das pessoas foi ao parque Slottsskogen para aproveitar o dia, afinal São Pedro resolveu dar aquela forcinha. Danças folclóricas, corais, concertos ao ar livre e muito piquenique faziam parte da agenda cultural.

Trajes típicos e demonstrações artesanais também estavam incluídos, como essa senhora fazendo um bordado com muitas agulhinhas que eu até perdi a conta.

Além da diversão para os adultos, havia atividades para a criançada também, como pintura artística no rosto e entretenimento com bexigas.

Sem dizer que enquanto algumas crianças se divertiam, outras davam um show de talento.

Não fiquei ali a tarde toda curtindo as atividades culturais e nem me entupindo de churrasco de korv. O que eu queria mesmo era dar uma passada e matar a curiosidade desse feriado nacional. E objetivo alcançado: passada dada, curiosidade “matada” e teimosa registrada.

E como eu achei muito fofo esse grupo de velhinhos dançando, deixo aqui para quem quiser ver.

Dança típica

Vi ses… hej då! ;-)

4 thoughts

  1. Oi Vânia!

    Achei super frio ontem, apesar do sol (típico de primavera por aqui)! Não vi nenhuma comemoração patriótica, e como você disse, nem os suecos sabem bem o que fazer… Ano passado lembro de ter perguntado no SFI o que significava o dia nacional sueco e a professora só me respondeu que era um dia para celebrar a cultura sueca… Foi muito legal ter um feriado, me entupi de torta de chocolate com morangos!

    Beijos

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s