Trädgårdsföreningen: um dos parques mais bem preservados do século 19

O Trädgårdsföreningen é um dos parques mais bem preservados do século 19 na Europa e é homenageado inclusive pelo Guia Michelin… chique viu!

E olha só o que eu descobri: historicamente, a cidade de Gotemburgo viveu cercada de robustas paredes de granito, por cerca de um século e meio, e a ideia de se ter um jardim com vegetação, digamos exuberante, era bastante esperada. Dá pra acreditar que foram os próprios cidadãos que se envolveram financeiramente no embelezamento da cidade e doaram voluntariamente terras para o Trädgårdsföreningen. É a mais pura verdade, eu juro… eu estava lá… rsrs.

Brincadeiras a parte, dando mais uma sapeada nas informações sobre o parque, achei também uma frase que atualmente eu julgo engraçada e que diz: “longe do estresse da cidade grande, mas ainda no centro”. Explica pra mim que raio de estresse é esse? Estresse pra mim é morar em São Paulo, é ficar parada no trânsito por mais de 2 horas para conseguir andar 20 km, é ficar diariamente no rala-coxa da linha vermelha do metrô, é estar cercada de poluição e ter de ficar 100% antenada a tudo que está acontecendo ao redor. Agora aqui em Gotemburgo essa palavra estresse, pelo menos pra mim, não existe.

Voltando… o parque além de ser ideal para caminhadas, também possui uma estufa e conta com shows, festas tradicionais e teatro para os mais jovens. A paisagem é linda nessa época do ano, pois até o matinho dá o ar da graça.

         

E porque não dizer que também é um lugar gostoso para namorar.

A novidade esse ano é que a estátua da Karin Maria Boye, que antes ficava na Avenyn, agora está dentro desse parque. Ela foi poeta, escritora e desenhista sueca, além de ter sido uma das líderes do modernismo sueco. Talvez por ter tido profundas crises de depressão, acabou se suicidando aos 41 anos de idade. Triste isso :-(.

E o que não podia faltar? Uma cafeteria super gostosa é claro!

O Trädgårdsföreningen é realmente bonito, pois até as pequenas flores impressionam.

  

Vale a pena conferir:

Trädgårdsföreningen Horário de Funcionamento:
Slussgatan (Drottningtorget) Todos os dias: 07.00 – 20.00
Södra vägen (Bältespännarparken)

Vi ses… hej då! ;-)

7 thoughts

  1. lindo esse lugar, fui em um dia de sol onde as tulipas de várias cores pintavam esse parque e o deixavam ainda mais lindo!

    1. Celi, você não imagina o quanto sinto saudades de Gotemburgo. Ela tem um lugar muito especial no meu coração e eu acho que morro de saudades de todos os cantinhos da cidade, inclusive esse. 🙂

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tragen o queeeeeee? kkkkkk tentei varias vezes mas nao saiu nao…
    Que flores meu Deus…inacreditável esse parque! Tulipas…cor linda. Puro romantismo.
    beijos pra voces…

  3. Dificil eh falar esse nome………To imaginando as pessoas q chegam na cidade perguntando na rua ‘onde fica o Trädgårdsforeningen?’

Faça a teimosa feliz. Comente!