Världsungdomsspelen

O nome Världsungdomsspelen assusta e nem eu mesma consigo pronunciar direito, mas afinal de contas o que é isso? Para o nosso bom e sonoro português isso significa Jogos Mundiais da Juventude. Trata-se da maior competição de atletismo para jovens menores de 17 anos da Escandinávia e que é organizada anualmente desde 1996.

E adivinha onde esse evento acontece? No Ullevi Stadium aqui em Gotemburgo. Mais uma vez a cidade recebendo eventos importantes no circuito esportivo.

São três dias de competição com aproximadamente 3500 participantes. Apesar da maioria dos jovens serem suecos, participantes de países nórdicos e Europa também fazem parte do “bololô”. Sabe o que é melhor de tudo isso? Não pagar nada para assistir, já que a entrada é grátis.

E como é que eu descobri essa competição? Pra quem acha que eu sou super antenada… engana-se. Descubro muitas coisas que acontecem pela cidade simplesmente andando com a Soraya (a minha magrela) e quando vejo algum movimento já vou me enfiando para descobrir qual a novidade no pedaço.

No ano passado eu já havia visto a competição, mas sabe como é… recém-chegada à cidade foi difícil assimilar tudo ao mesmo tempo, mas agora com a cabeça mais arejada fica mais fácil absorver todas as informações e burburinhos que acontecem por aqui.

A Göteborg Friidrott, que é a Associação de Atletismo Sueca, divulgou em seu site a correria que foi  para preparar o estádio em 48 horas. Tudo isso porque o show da Madonna “atrapalhou” o início dos trabalhos, já que a competição estava com data agendada para dia 7 de julho. Fico imaginando aqui com os meus botões o estresse e a correria, já que sueco gosta de tudo planejadinho e nos mínimos detalhes. Mas como sempre deu tudo certo: estádio preparado e competições iniciadas.

Não participei acirradamente do evento, mas pelo menos consegui dar uma “bizoiada” em algumas modalidades e deu pra sentir como o negócio é serio mesmo:

  • Corridas de pista – feminina e masculina

 

  • Salto com vara

  • Lançamento de dardo

  • Salto em altura

  • Salto em distância

As premiações fazem parte e o pódio é simples e sem frescura.

E como qualquer evento desse porte, corpos sarados e tipos exóticos estão por toda parte.

Assim como eu, outras pessoas estavam cobrindo o evento, mas esses são os profissionais da área. Fiquei com invejinha branca da câmera deles e do lugar privilegiado para fazer os cliques. Quem sabe um dia?!

E o que não pode faltar em qualquer evento sueco? Um suculento e delicioso korv, que é esse pãozinho com salsicha. Dessa vez não comi, mas fiquei com água na boca, assim como esse cachorrinho, pois ficamos secando e babando na salsicha da tia.

Aqui vai um pedacinho de uma das competições. Nela dá pra se notar a seriedade da corrida e como algumas suecas se bronzeiam no verão… só no sutiã.

Ullevi Stadium – corrida feminina

Vi ses… hej då! ;-)

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s