Gunnebo Slott: a residência de verão de uma família não nobre

Durante as férias de verão eu e o maridão resolvemos aproveitar mais uma dica de turismo e visitamos o Gunnebo Slott och Trädgårdar, uma residência de verão localizada no município de Mölndal ao sul de Gotemburgo.

Gunnebo Slott em Mölndal

O deslocamento até Mölndal é super fácil tanto de carro quando de transporte público. Porém, como o dia estava lindo e, diga-se de passagem super ensolarado, resolvemos ir até o local de bicicleta mesmo. Assim, deu para curtir e registrar a paisagem tranquilamente.

Gunnebo Slott em Mölndal

Gunnebo Slott em Mölndal

Mas o que é que o Gunnebo Slott tem? Na verdade é uma residência de verão construída no final de 1700 por uma família não nobre. Não nobre? Como assim? Apesar de ser uma família muy rica, muy fina e muy pirlimpimpim, não podiam batizar a humilde residência de castelo, porque isso era destinado somente às construções reais.

Só para se ter uma ideia de tamanho a casa principal tem 900me possui 25 quartos. Vamos combinar que ter algo desse porte não é para qualquer um, né?

Gunnebo Slott em Mölndal

Gunnebo Slott em Mölndal

Gunnebo Slott em Mölndal

Gunnebo Slott em Mölndal

Gunnebo Slott em Mölndal

O local é super gostoso nesses dias mais quentes e é ideal para caminhar, fazer piquenique, se esparramar pelo gramado e tentar se bronzear.

Gunnebo Slott em Mölndal

Mas e quem disse que eu me contentei em ficar somente do lado externo? Que nada! Eu queria mesmo era entrar e ver o que tinha de tão especial na parte de dentro, já que essa residência foi toda construída em madeira e com um quê de estilo italiano-francês.

Convenci o maridão a se aventurar comigo na história do casarão e pimba na gorduchinha: pagamos nos tickets 80 coroas (8 euros para cada). Só que esqueci de perguntar um pequeno e precioso detalhe Em qual idioma o tour seria realizado? E não deu outra… tour em sueco meu povo!

Para quem tem domínio do idioma é ótimo, mas para os pobres mortais que ainda estão em processo de aprendizado é completamente diferente. Nós e mais uma família americana nos contentamos com uma mini apresentação em inglês. Mas fala sério, isso não chega nem perto de interagir com o guia, não é mesmo?

Gunnebo Slott em Mölndal

Além disso, logo na entrada algumas cadeiras estavam à disposição dos turistas, já que o tour levaria em torno de 1h a 1h20. Bastava pegar uma, levá-la embaixo do braço e utilizá-la durante as inúmeras vezes que paramos nos cômodos e apreciamos o show de história sueca sobre o casarão. Quem não quis pegar dançou, pois teve de ficar em pé mesmo, já que era terminantemente proibido encostar-se nos móveis do local.

Gunnebo Slott em Mölndal

E para o meu maior desespero, adivinha o que aconteceu? Nada de fotografia. Eu e mais meia dúzia de pessoas quase piramos quando a guia nos disse isso, mas como somos civilizados e não queríamos passar carão obedecemos pianinho.

Posso até ter me desesperado nesse momento, mas por outro lado fiquei feliz, porque conseguimos entender algumas coisas em sueco. Além disso, a guia teve piedade de nós e foi extremamente simpática, dando algumas informações em inglês e respondendo as nossas perguntas.

Por fim, posso dizer que o tour foi bem legal e adorei ver com meus próprios olhos a riqueza de detalhes da construção, de saber que mesmo em pleno verão a casa precisava de aquecimento e de até ver o papel de parede original feito a partir do arroz.

Gunnebo Slott em Mölndal

Gunnebo Slott em Mölndal

Vale a pena visitar!

Gunnebo Slott och Trädgårdar
Website: http://gunneboslott.se/
Endereço: Christina Halls väg – Mölndal
Como chegar: Caso não queira ir de bicicleta, você ainda pode pegar um ônibus em Korsvägen, em Gotemburgo, linha 752 ou 753. A tarifa terá um pequeno adicional já que é em outro município.

Gunnebo Slott em Mölndal

Vi ses… hej då! 😉

8 pensamentos

  1. Oie! Olha eu de novo… serve se for cartão “visa ou mastercard?” haha
    Lindas as fotos Vânia. Pena que não deixaram você tirar as fotos da parte interna da casa :-(, mas tudo estava lindo e a sua foto ficou uma gracinha *-*
    Bjos fofa 😀

    1. Oie!
      Toda engraçadinha!!! 😀 😀 😀 Mas eu aceito os dois!!!
      O lugar é bem bonito mesmo e acho que com o dia de sol contribuiu mais ainda para que as fotos ficassem bonitas.
      Super obrigada pelo carinho.
      Beijos

    1. Ju, foi uma delícia mesmo e pode contar comigo porque eu te ajudo a aprender. Aí sim você verá como a cidade é maravilhosa para andar de bike. 😀
      Eu também gostei das fotos e olha que não coloquei nem 1/3 delas rsrs.
      Beijos

  2. Ahhh!
    Adoro o Gunnebo. Estive aí (ou seria lá?) no verão de 2011 e foi fantástico. Também fomos de bike e o que lembro da ida era que tinha uma subida interminável… rs
    Mas vale a pena a subida porque o lugar é lindo. No inverno também fica encantador. Eles fazem julbord perto do Natal. É meio caro mas ouvi dizer que é fantástico.
    Beijos Vâ! (=

    1. É um lugar lindo mesmo! A subida continua lá firme e forte, mas nada como um exercício extra para as pernocas rsrs. Nesse verão teve até teatro com tickets vendidos pela Ticnet, acredita?!
      Eu vi no site sobre as reservas para o Julbordet, mas como não estaremos aqui, acabei nem checando o preço. Quem sabe para o próximo ano?
      Beijos Ghe!

Faça a teimosa feliz. Comente!