Cenas de inverno

Quando se fala em Suécia a primeira coisa que todo mundo pensa é sobre o quão frio essas terras podem ser. Só que durante o inverno a temperatura pode variar bastante dependendo da região do país em que se está.

Por exemplo, na cidade de Kiruna, localizada ao Norte da Suécia, a temperatura média fica abaixo de zero por cerca de 7 meses ao ano e há neve que não acaba mais. E como se não bastasse, ainda há a ausência de sol e noites infinitas durante todo esse período. Concordo que pode ser frio, escuro e até meio deprimente, mas essa é uma das cidades que se consegue contemplar um dos fenômenos mais lindos da natureza… a aurora boreal.

Já na região Sul, na cidade de Malmö, não neva tanto assim e a paisagem não chega a ficar completamente coberta. Há temperaturas negativas sim, mas a média mínima nessa época do ano é de 3°C. Porém, nessa região o sol se levanta lá pelas 8h30 e se despede com louvor por volta das 17h.

E em Gotis City como essa coisa toda funciona? Por aqui, eu diria que a cidade tem um clima bem razoável. As temperaturas também ficam abaixo de zero, mas nada que se compare com o inverno do Norte do país. Faz frio, neva, chove, derrete a neve, forma gelo, volta a nevar, chove de novo… e por aí vai. Os dias também são mais curtos e no mês de dezembro o sol se levanta depois das 8h e dá bye bye às 16h. Triste, não?

Mas os suecos não gostam da escuridão e eu também não fico fora disso. No post Toc Toc Toc! Quem bate?, mostrei um pouco de como a galera por aqui tenta aproveitar a luz do dia. Outra coisa é que Gotis City se transforma e a neve embeleza e muito as ruas e as paisagens naturais (desde que não seja aquele dia caótico de nevasca).

Numa simples caminhada dá para tirar lindas fotos de uma paisagem mais cinza (e às vezes até com um pouco de sol), aproveitar a neve branquinha e desfrutar ao máximo da claridade. E é exatamente isso o que eu faço: tiro muitas fotos!

Perto de casa no primeiro dia que nevou ficou assim.

A paisagem do parque Slottsskogen se transformou e até os patos aproveitaram para se esbaldar nas águas geladas do lago. Fala a verdade se isso não é um bumbum super potente e resistente ao frio!

O parque Trädgårdsföreningen também mudou e apesar do quiosque de guloseimas não abrir mais nesse período, os homens da manutenção continuam por ali firmes e fortes.

Pensar em se sentar em algum banco nesses parques para tomar um fôlego não tem mais a mesma graça, porque agora está ocupado pela neve.

O Delsjön não ficou para trás e até os cavalos entraram no clima da estação.

Um dos campos de mini-golfe que geralmente é lotado no verão já nem dá mais para reconhecê-lo e fica difícil saber onde começa e termina o circuito.

O quintal do vizinho ainda é o mesmo e os brinquedos das crianças continuam no mesmo lugar desde a primavera passada.

E nem mesmo o vidro dos pontos do transporte público se safou e o gelo tomou conta de toda a superfície.

Essa é uma pequena mostra do que se pode contemplar nessa estação e é claro que cada um aproveita o inverno da maneira como quer e convém. Mas vamos combinar uma coisa? Ficar 4 meses trancado no cafofo quentinho, esperando o inverno passar é que não dá, né!

Vi ses… hej då! ;-)

8 thoughts

  1. Vânia e suas fotos incríveis! *-*
    Lindo post!
    Queria esse neve toda aqui nas minhas bandas, mas o inverno do lado de cá não tem nada além de frio mesmo! Que pena!!
    Beijos lindona!

    1. Oi lindona!
      Muito obrigada… só de rever as fotos já me encheu de energia para fotografar agora as lindas paisagens de Stockholm.
      Sempre brinco com meus amigos que passo mais frio no inverno brasileiro do que na Suécia… aqui tudo é tão quentinho, mesmo estando -20 graus lá fora. 😉
      Beijos

    1. Nunca pensei que eu fosse dizer isso, mas agora eu adoro o inverno! Tudo tão branquinho e tão lindinho…

      Eu imagino as saudades que vc sente daquele país. Apesar de ter conhecido Vancouver no verão, tenho que te confessar que morro de saudades daquela cidade. Não tem explicação, mas pra mim foi e sempre será um lugar incrível. 😉

  2. Olá Vânia, como vai?
    Saudades de ler o seu blog. Adorei as fotos e realmente deve estar muito lindo e frio por ai 😛
    Beijos!
    See u later 🙂

    1. Lívia, surpresa boa você por aqui novamente!
      Andei tão ocupada nos últimos tempos que só essa semana é que estou conseguindo postar algumas coisas. Adorei a visita! Super beijo.

  3. Oi Vânia!
    Gosto muito das fotos que você posta no blog… faltou a gente sair patinar para ter uma sessão cômica para o seu registro das “cenas de inverno” – hahaha! Beijos!

    1. Maria, muito obrigada! Você sabe que eu adoro tirar foto de tudo, né!
      Tá faltando mesmo essa fotinho da gente patinando, ainda mais se tiver um vídeo das cassetadas pra complementar. O que acha? rsrs. Vamos torcer para que a gente consiga colocar a patinação em prática antes do término do inverno 😀

Faça a teimosa feliz. Comente!