Sportlov: as férias de inverno na Suécia

Sportlov até lembra uma mistura de esporte com amor, mas que na verdade aqui na Suécia esse nome bonitinho é conhecido como férias de inverno.

E de onde vem essa tal coisa de Sportlov? Segundo o meu velho e bom amigo Wikipedia, que me contou tudinho ao pé do ouvido, as férias de inverno foram introduzidas lá em 1940 com um único objetivo: poupar o aquecimento nas escolas. E por que isso? Por causa do racionamento durante a guerra! Nessa época acabou se instituindo que os custos de aquecimento fossem cortados drasticamente, já que o combustível utilizado para manter os pimpolhos quentinhos era o carvão e o coque.

Para quem tá pensando que as crianças ficavam só no quintal fazendo guerrinha de bola de neve ou que ficavam em casa de pernas para o ar durante esse período de férias escolares, está redondamente enganado. Justamente para que a galera não ficasse de bobeira, várias atividades foram organizadas ao ar livre e em particular os esportes de inverno.

Geralmente as práticas esportivas eram realizadas na própria comunidade em que se vivia ou em viagens para as montanhas suecas.

Sportlov: as férias de inverno na Suécia

Já em 1950 inventaram outra história. Agora era a vez dos médicos argumentarem que nesse período existia um grande risco de propagação de infecções. Fala sério, o que as pessoas não fazem por um bom e merecido descanso, não é mesmo?

E olha só que interessante. Essa coisa de férias de inverno acontecia somente nas grandes cidades, onde geralmente estavam os mais sabichões. Porém, com o tempo, esse oba oba percorreu quilômetros de distância e acabou caindo também nas graças dos queridos camponeses suecos.

Os anos se passaram e de lá para cá a coisa só se intensificou, pois até um calendário para o Sportlov foi instituído na Suécia. Cada cidade tem a sua semana de férias de inverno e que ocorre no período de fevereiro ou março. Por exemplo, em Gotemburgo é a semana 7, em Uppsala é a semana 8, em Estocolmo é a semana 9 e assim vai até a semana 11. Tudo muito bem planejadinho!

Mas é claro que as exceções existem, pois em algumas cidades as férias de inverno estão sendo testadas como flexíveis. Isso significa dizer que cada aluno escolhe em que semana quer tirar essas férias. Por outro lado, não pode ser qualquer semana, pois a escola fornece um range de três semanas ao aluno, dentre as quais ele fará a opção. Só que muitos pais e professores não gostaram nadinha disso, já que atrapalha o aprendizado. Uma coisa é fato: é a Suécia inovando mais uma vez.

Voltando! Portanto, a semana das férias de inverno é uma das mais importantes no calendário das crianças que não têm aula como para os pais que querem e podem levar seus filhos às estações de esportes para aproveitar.

Sportlov: as férias de inverno na Suécia

E para aqueles que não podem ir até as montanhas, o jeito é se contentar em ficar pelos parques da cidade mesmo. Mas ninguém fica borocoxô por causa disso, pois os passeios são acompanhados de uma boa dose de diversão de “esquibundas”, trenós e bonecos de neve.

Sportlov: as férias de inverno na Suécia

Sportlov: as férias de inverno na Suécia

Sportlov: as férias de inverno na Suécia

Sportlov: as férias de inverno na Suécia

Viu como dá para aproveitar e se divertir muito no inverno? Eu acho que os suecos estão certíssimos em fazer isso, porque ficar de mimimi whiskas sachê é que não está com nada.

Vi ses… hej då! 😉

8 thoughts

    1. Hahaha… ai Melina só você mesma. Se você quiser matar a saudade da neve, mas aqui em Gotemburgo, minha casa está de portas abertas para você e o maridex. Beijos grande!

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s