O festival sueco de melodia

O Melodifestivalen é um festival de cantoria sueca e que vem sendo realizado desde 1958. O evento esse ano entrou em sua 53ª edição e foi transmitido ao vivo pelo canal de televisão SVT1. A competição já estava no ar desde o dia 02 de fevereiro e após um mês de pura melodia teve sua final realizada em 09 de março, lá no Friends Arena em Estocolmo.

Esse é um dos programas mais populares da Suécia, tanto na TV, como internet e rádio. Dá para acreditar que no ano passado as semifinais tiveram em média 3,3 milhões de espectadores. Além disso, na final esse número subiu para 4 milhões de suecos que não desgrudaram os olhos da TV.

Mas o que tem de tão especial assim? Basicamente o formato é de competição e os artistas são apresentados ao júri e ao público como verdadeiros pop star. Outra coisa interessante é que as músicas são inéditas e até de própria autoria dos cantores e que podem variar entre o inglês e o sueco.

E por que os suecos piram nesse festival? Porque o especial de tudo isso é que o artista mais bem votado pelo júri e pelo público representará a Suécia, nada mais e nada menos do que no Festival Eurovision, um dos campeonatos de cantoria mais famosos pelas bandas de cá. Quem aí conhece ou pelo menos já ouviu falar do grupo ABBA? Pois é, o grupo foi descoberto no Melodifestivalen e ganhou o concurso Eurovision lá em 1974.

Orgulho nacional dos suecos!

 

Nessa última edição, a Suécia será representada pelo Robin Stjernberg, o ganhador do concurso com a música You.

O mais bem votado!

 

E o mais legal de tudo isso é que o Eurovision 2013 terá um gostinho especial, pois o festival acontecerá aqui mesmo nas terras geladas, precisamente na cidade de Malmö. A grande final será no dia 18 de maio e os ingressos à venda variam entre SEK 275 a SEK 1995,00 (R$ 84,00 a R$ 610,00).

Para quem gosta de festivais como esse fica a dica.

Vi ses… hej då! ;-)

5 thoughts

  1. O representante de 2013 não chegou nem perto de Loreen, de 2012. Ela foi perfeita! E a Dinamarca estava bem melhor no Eurovision 2013. Merecida a vitória de Emelie de Forest.

  2. Oi Vânia, como vai?
    Eu assisti o Melodifestivalen esse ano (só algumas apresentações, publiquei até uns videos no You Tube), apesar de não morar por essas bandas… fiquei sabendo que aconteceu ai também em “Gotis City”.

    Achei legal algumas apresentações e tenho que concordar com a Maria Helena, eles não tem aquela paixão que temos e sentimos quando ouvimos uma música… mas apesar de tudo eu gosto da música, acho que algumas músicas dizem o que nós queremos ouvir ou um momento que estamos passando, sejam eles momentos de alegria ou de angústia, umas nos passam mensagens importantes e outras não e também música é uma forma de poesia. 🙂

    Caramba!!! Agora que parei pra ler o que escrevi… foi quase um texto rsrs (acho que vai até te dar preguiça de ler kkk).

    Beijos fofa ;*

    1. Oi Lívia!
      No ano passado eu acompanhei toda a final com bastante emoção por aqui e alguns artistas realmente me surpreenderam. Da para acreditar que cheguei até torcer por alguns? Mas esse ano foi um pouco diferente, pois achei que a qualidade das músicas caiu um pouco e o pessoal que se apresentou também desafinou ao vivo. Para ganhar o Eurovision, o representante sueco terá de dar um show e tanto e acho que será difícil ganhar o Eurovision, viu! Quem sabe até lá a paixão não aflore?! Adorei seu comentário e juro que não tive preguiça de ler! 😉
      Um super beijo!

  3. Oi mulher!
    Melodiefestivalen não é comigo, sério mesmo, acho super sem graça e as músicas, totalmente comerciais… não tem paixão no negócio! Mas vá lá né, eu não sou expert em música…
    Beijos guria!

    1. Eu até gosto do Medolifestivalen e foi através dele que eu me encantei com a banda sueca “Top Cats”, quando a descobri no ano passado. Gostei tanto que até post sobre eles eu fiz rsrs.

      Agora, comparando essa edição com a anterior, achei que a competição foi meio fraquinha e muita gente desafinou. Realmente faltou essa paixão que você citou, mas quem sabe no Eurovision a Suécia faça bonito. Assim espero! Beijos.

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s