Plankan Kök Bar: o melhor plansteak de Gotemburgo

O Plankan Kök & Bar é mais um dos restaurantes que vai para o meu hall da fama. Ele não é chique, não é da modinha e não é high-tech, mas tem uma comida muito apetitosa.

Uma amiga foi a responsável por nos apresentar esse restaurante assim que chegamos à cidade. Desde então sempre que eu e o maridão podemos nos deslocamos até o bairro de Majorna, do outro lado da cidade.

O restaurante é simples e tem uma decoração rústica misturada a um mobiliário mais antigo de segunda mão. Mas o mais importante é que o ambiente é agradável, seja para uma deliciosa refeição ou somente para saborear algumas cervejas.

 

Conseguir uma mesa para um delicioso jantar aos finais de semana somente reservando previamente. Durante o verão, algumas mesas são disponibilizadas no lado externo, mas que também são rapidamente preenchidas pelos frequentadores. Uma alternativa é tentar ir aos sábados, no horário de almoço, já que o movimento é bem menor e o atendimento é rápido. Agora, se preferir desfrutar de um jantar mesmo, aí não tem jeito, a dica é fazer a reserva com antecedência.

Eu e o maridão perdemos as contas de quantas vezes fomos lá, porque realmente vale à pena. Para se ter uma ideia, da última vez que frequentamos o restaurante, estávamos com tanta vontade que ficamos na porta esperando o dito cujo abrir em pleno sábado. Tivemos a sorte de sermos os primeiros clientes e assim eu pude fotografar o ambiente tranquilamente.

Para dar aquela aliviada na tensão da semana, geralmente pedidos algumas cervejas para degustação. Porém, preferimos ficar somente no primeiro copo, pois as cervejas por essas terras são fortes e de sabor bastante encorpado.

O cardápio oferece opções bem gostosas, mas sempre optamos pelo Plankstek que é o “carro chefe da casa”. O prato é composto de bife com molho de vinho, purê de batatas, legumes, tomate e mais um molho que vem num potinho separado chamado de bearnaisesås (esse molho é mega calórico, porque é feito à base de ovo, manteiga, vinagre, cebola e estragão). Tudo isso vem servido numa placa de madeira e chega à mesa bem quentinho.

Portanto, se você estiver visitando Gotis City super recomendo à visita a esse restaurante, principalmente após um dia turismando pela cidade. O prato é mais do que suficiente para recarregar as energias e juro que você nem terá vontade de comer a sobremesa. Ah, mas atente-se aos horários de funcionamento para não perder a viagem.

Vale a pena conferir:

Plankan Kök och Bar Horário de Funcionamento (*):
Kommendörsgatan 12 2a. e 4a. feira: 16.30 – 23.00
Majorna 5a. feira: 16.30 – 24.00
414 59 Göteborg 6a. feira: 15.00 – 24.00
Sábado: 14.00 – 24.00
Domingo: 14.00 – 22.00

(*) Segundo o site não funciona às terças-feiras.

Vi ses… hej då! ;-)

4 thoughts

  1. Vânia,
    adorei encontrar essas informações (ainda mais em português! Rsrs). Meu marido e eu estamos de viagem marcada para Gotemburgo no próximo final de semana. Vamos passar 3 noites. Gostaria de pedir uma ajudinha. Será que vc teria dicas de restaurantes (esses que vc colocou parecem ótimos), mas gostaria de ter uma ideia de preço.
    Obrigada pela atenção!
    Luciana

    1. Oi Luciana!
      Espero que você e seu marido aproveitem bastante a cidade.
      Irei encaminhar um e-mail a você com mais detalhes sobre sua dúvida.
      Abraços.
      Vânia

    1. Hahaha… eu também morro de vontade de bater o cartão lá toda semana e é uma pena que a gente não consiga. Esse bar/restaurante é tudo de bom mesmo, não apenas pela comida mas pelo ambiente também. E o melhor de tudo é que ele não está no circuito turístico. Amo esse lugar!!!

Faça a teimosa feliz. Comente!