Våffeldagen, ou melhor, Dia do Waffle

No dia 25 de março comemora-se o Våffeldagen, ou melhor, Dia do Waffle, pois além do típico consumo de waffles, a data marca ainda o início da primavera pelas bandas de cá.

O nome vem de Vårfrudagen (Dia de Nossa Senhora) que é um feriado cristão da Anunciação de Maria e é celebrado no dia 25 de março, ou seja, nove meses antes do Natal. Mas qual é a relação do Dia de Nossa Senhora com o Dia do Waffle?

Sinceramente? Não tenho a mínima ideia! Mas segundo a lenda o nome Vårfrudagen foi mal pronunciado em muitos dialetos suecos, tudo isso por causa das consoantes L e R. E aí que as pessoas gradualmente foram alterando a pronúncia de Vårfrudagen para Vafferdagen e mais tarde para Vaffeldagen.

Como se não bastasse ainda teve mais alteração pelo caminho, mas agora com a palavra vaffla (leia-se vaflá), pois foi considerada por muitos como uma palavra sueca meio antiquada. A mesma acabou sendo modificada para våffla (leia-se voflá) e assim estabelecendo de vez a associação com o waffle.

Apesar de se comer muitos waffles nesse dia, não achei indícios históricos de ligação religiosa com o Dia de Nossa Senhora. Cheguei à conclusão que esse dia é de pura comilança mesmo.

Como no ano passado deixei o Dia do Waffle passar em branco na minha agenda, esse ano tratei de ficar mais esperta e até lembrete coloquei no meu Outlook (fala a verdade se isso não é ser a maior “coxinha” né?!).

Então, na segunda-feira, aproveitei que o dia estava lindo e fui dar um giro no bairro de Haga para conferir de perto o que as cafeterias estavam oferecendo por lá.

E para a minha decepção encontrei apenas um único lugar para se comer waffle: no Café Kringlan. Essa foi uma das primeiras cafeterias que frequentei em Gotis City e até cheguei a escrever sobre ela no post Que tal um café?

Enfim, não sei se a tal da comemoração acontece na parte da manhã ou se é algo mais reservado para famílias e amigos, porque achei tudo meio borocoxô. Só sei que eu queria mesmo era experimentar o tal do waffle sueco.

Entrei na cafeteria, fiz o pedido, paguei, sentei e aguardei a tão esperada gordice. Após 10 minutos de espera, o prato foi entregue pela atendente simpática e atrapalhada. E o prato veio assim: com um pouco de chantilly (que para mim foi ótimo, já que não gosto muito) e apenas um morango. Confesso que eu esperava mais morangos e até mesmo um pouco de mel ou geleia. Sabe, fiquei com aquele sentimento de “êpa, tá faltando coisa aqui”.

Tirando as coisas a mais que eu realmente desejei comer e que ficaram apenas no fruto da minha imaginação, posso dizer que a massa do waffle era muito gostosa: com pouco açúcar, macia, quentinha e com as bordas crocantes na medida certa, mas nada de extraordinário.

Juro que se eu tivesse a máquina de waffle eu ia dar um show de talento na cozinha aqui de casa, colocando muita fruta como cobertura. Mas como esse não é o caso, o jeito foi me contentar com apenas um morango.

O duro foi aguentar as lombrigas reclamando: queremos mais… ó vida!

Vi ses… hej då! ;-)

PS.: Se alguém conhece a ligação religiosa com o fato de comer waffle, por favor, compartilhe nos comentários. A teimosa agradece!

16 thoughts

  1. Olha, por coincoidência ou nao, eu comi Waffle hoje! *-*
    Gosto muito dessas tradicoes suecas com dias santos e doces!
    E enquanto isso isso as minhas lombrigas se solidarizam com as suas , viu? Hahahaha
    Beijo Vaninha!
    Bom restinho de semana!

    1. E eu que nem comi! Hahaha. Ando mais devagar do que tartaruga. Gosto das tradições também e estou seriamente avaliando se vale a pena comprar uma maquinha dessas. Assim posso fazer o dia do waffle no dia que eu quiser. 😀

      Como estou lendo seu comentário hoje… te desejo uma excelente semana. 😉

      Puss!

  2. Eu adoro Waffels! Mas nao tinha ideia que hoje era seu dia kkkk… Já dei minha voltinha na rua hoje, e como so li o teu post hoje nem reparei na rua se avisa em alguma cafeteria kkkk
    Mas se é pra comemorar a primaveira que ela chegue logo… Já cansei desse frio (e olha que so cheguei aqui faz 2 semanas kkkk).
    Beijos

    1. Sim Gisele, dia 25 de março é o Dia do Waffle. Mas percebi que são poucas as cafeterias que o disponibilizam em seus cardápios. Tanto em Gotemburgo como agora em Estocolmo. Geralmente o waffle é preparado pelos suecos no aconchego do lar para a família e amigos.

      Estou como você, torcendo para que os dias quentes cheguem logo e que a gente possa se esbaldar pelos parques da cidade. 😉

      Puss!

  3. Olá, só vi agora o seu post porque estou fazendo uma pesquisa sobre. Então, creio que comer waffles no dia de Nossa Senhora, é ligado a religião porque os waffles foram criado na Idade Média e eram servidos nas igrejas como hóstia! Vi no Wikipédia! bjs

    1. Legal você compartilhar isso por aqui. Como a Suécia é um país protestante, os próprios livros sobre a cultura do país não citam esse fato. Mas gostei de você ter deixado seu comentário aqui para registro. Valeu! 😉
      Puss!

  4. Olá, só vi seu post agora porque estou fazendo uma pesquisa sobre. Então, a ligação do Waffle com a religião, creio eu que é por causa que o Waffle foi criado na Idade Média. Era usado nas igrejas como hóstia! Vi no Wikipédia 🙂 bjs

  5. Oi Vânia!
    Waffels me fazem pensar numa história: quando minha irmã mais velha comprou uma waffleira, meu sobrinho estava tão feliz que disse para minha mãe: vó, sabia que minha mãe comprou uma waffleria? Hahahaha…
    Gosto muito de waffles, mas eu prefiro fazer de chocolate e comer sem muita cobertura (nunca experimentei com morangos!).
    Beijinhos!

    1. Hahaha… essas crianças vou te contar, hein!
      Eu também gosto muito de waffle e de preferência com bastante cobertura. Acho que nem ligo para o sabor, desde que não tenha economia de ingredientes, pra mim tá bom demais. Agora, eu acho que se você gosta de morangos, vale a pena experimentar e caprichar na quantidade!

  6. Vânia, vou usar sua caixinha de comentários para desabafar haha. Sabe que eu AMO waffel, prefiro MIL vezes um waffel a um kanelbulle ou a um semla, e fico triste por o waffel não ter direito ao mesmo tipo de celebração! Abaixo a discriminação! Haha. Mas falando sério, acho que um dos motivos para isso é que o waffel é quente e tem que ser comido à mesa enquanto o kanelbulle e o semla são bolos mais portáteis, que dá para comprar em qualquer sítio (no caso do kanelbulle, até no Pressbyrån) e levar para o trabalho, para o encontro de amigos etc etc.

    Concordo com a Camila, acho que a melhor forma de aproveitar é mesmo em casa, dá para colocar todos os morangos que quisermos 😀

    Beijos!

    1. Joana, pode desabafar o quanto você quiser! Eu adoro doces e qualquer tipo de guloseima e acho que o kanelbulle ainda continua na minha listinha de favoritos, mas apenas de um único lugar aqui em Gotis City. Agora a massa do waffle é realmente bem gostosa, só senti mesmo porque não estava tão incrementado. Mas pra mim valeu a pena ver de perto como é que a galera encara esse dia: uma reunião puramente íntima. Quem sabe para o ano que vem eu tenha uma experiência diferente: com muitos morangos, geléias e creme fresco. Já estou salivando só de pensar 😀
      Beijos

  7. Oi Vânia!

    Sabe como melhor aproveitar o våffeldagen? É em casa mesmo. Ou na casa de amigos, mas fazendo suas próprias våfflor. Eu comi våfflor na casa da mãe do meu sambo no ano retrasado, acho, e nunca mais esqueci… Que delícia! Massa feita em casa, chantilly batido na hora e o molho de morangos feito na hora também. Olha, eu não sou fã de pães doces, essas coisas, mas esses våfflor… Não me esqueço, quero mais!
    Beijos!

    1. Eu imaginei isso Camila, que fosse algo mais íntimo mesmo, porque realmente não vi nada de diferente na cidade onde moro. Eu sou uma formiguinha ambulante e não abro mão de comer uma guloseima e só de você descrever esses våfflor já fiquei com água na boca. E outra, tudo que é feito em casa é sempre mais gostoso e bem mais fresquinho, né! Espero que um dia eu mesma possa prepará-los ou quem saber participar de alguma reuniãozinha como essa que você teve. Um super beijo!

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s