Mors Dag significa Dia das Mães na Suécia

Dia das Mães, essa data tão especial, é comemorado na terra dos vikings no último domingo de maio. Pode soar meio estranho para nós que somos brasileiros, pois desde crianças estamos condicionados a comemorar esse dia sempre no segundo domingo de maio, mas acho que tudo é uma questão de costume, não é mesmo?!

A primeira vez que se celebrou essa data na Suécia foi em 1919, por iniciativa da escritora Cecilia Bååth-Holmberg, quando ela publicou um artigo sobre Como Comemorar o Dia das Mães. Como a escritora era bastante renomada na época, fez com que essa ideia de celebrar o dia das mamães tivesse um impacto enorme em jornais e revistas. Porém, o fato de festejar e cortejar as “mamas” só se tornou popular mesmo em 1930, quando as escolas e igrejas resolveram “promover” a tal da comemoração.

Dia das Mães na Suécia

Atualmente, a gente sabe que essa data envolve e muito o comércio, oferecendo uma gama de ofertas irresistíveis para presentear as mamães e futuras mamães. Porém, eu não vi muito desse estardalhaço nas lojas em Gotemburgo. Eu acompanho alguns blogs de suecas e algumas mencionaram como passaram o dia de ontem: receberam abraços, ganharam cartões e desenhos dos pimpolhos, livros, flores, bolos e até café da manhã na cama. Algumas mencionaram também que fizeram piquenique e churrasco com a família nos parques da cidade, enquanto outras aproveitaram para passar à tarde gastando algumas coroas no Mercado de Pulgas em Majorna.

Dia das Mães na Suécia

Posso estar enganada, mas a minha impressão é de que a data é comemorada de uma forma bem simples na Suécia, pois o importante é estar na companhia da família. E ontem todas elas ainda foram agraciadas com um super bônus: um dia lindo de sol e 21 graus.

Parabéns a todas as mamães, afinal não importa quando se comemora, pois todo dia é Dia das Mães.

Leia também Dia dos Pais na Suécia.

Vi ses… hej då! 😉

6 thoughts

  1. Que interessante Vânia, gostei de saber que aí também comemora-se esta data tão especial. Porque sou mãe e daqui alguns meses estarei morando em Gotis. Bj

    1. Oi Gerusa, bem vinda!
      Assim como o Dia das Mães é comemorado em dia diferente (em relação ao Brasil), o Dia dos Pais também é. Agora a vantagem de ser brasileiro(a) é que se pode comemorar duas vezes :D.

      Muito legal saber que você mudará para cá. Tenho certeza de que você irá gostar bastante da cidade, principalmente durante o verão, que é o período que Gotis City tem o maior número de atividades outdoor.

      Adorei sua visita! Um super beijo.

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s