“Sverige Nationaldagen” é dia de comemorar O Dia Nacional da Suécia

Mais um ano se passou e mais um dia 06 de junho que se celebrou o Dia Nacional da Suécia!

No ano passado eu contei um pouquinho no post Swedish National Day 2012 porque a data de 06 de junho foi escolhida pelos suecos para se celebrar o dia nacional. Não leu e nem desconfia do que estou falando? Dá um pulinho nesse link aqui que você já ficará por dentro de tudo o que aconteceu.

E tem mais! Recentemente, li outra versão sobre essa data em um desses inúmeros fóruns da internet, que diz que os suecos ficaram com inveja da festa que a Noruega faz em 17 de maio, quando os noruegueses comemoram a independência da Suécia. Por causa dessa tremenda dor de cotovelo, a Suécia resolveu instituir o dia do país também, com a diferença que aqui ninguém ficou independente de ninguém. As más línguas ainda dizem que os suecos ficam com cara de paisagem, porque não sabem ao certo o que estão comemorando.

Olha, eles podem não saber o que estão comemorando, mas com certeza sabem aproveitar o dia, principalmente quando a temperatura resolve abençoar o país.

Perto de onde moro, alguns vizinhos resolveram se manifestar esse ano, decorando a casa com alguns galhos e tímidas bexigas, enquanto rolava o maior churrasco no quintal com amigos e familiares, regado a muita música… sueca é claro. Dessa vez não tem foto do churras, porque é muita invasão de privacidade, né?

Os supermercados apostaram nas tradicionais bandeirinhas e também nos buquês naturais e personalizados com as cores da Suécia.

Os principais pontos da cidade estavam com as bandeiras hasteadas e nem mesmo o transporte público se safou da comemoração.

Alguns jovens mais patrióticos resolveram expor todo o seu amor pelo país, desfilando com as bandeiras pelo centro da cidade, mas isso não é muito comum de se ver.

E como já é de costume, o principal evento aconteceu no parque Slottsskogen, que esse ano recebeu milhares de pessoas e entreteu o público com as mesmas atrações do ano passado. Mas não ficou apenas nisso, porque cada um celebrou como quis.

  • Alguns meditaram.

  • Alguns jogaram mini golfe.

  • Alguns preferiram caminhar ou apenas pedalar.

  • Alguns se bronzearam.

  • Alguns tocaram e ganharam uns trocadinhos.

  • Alguns decidiram sentar e contemplar o movimento.

  • Enquanto outros preferiram estender suas toalhas e fazer um delicioso piquenique.

  • As crianças se divertiram.

  • Alguns cachorros aproveitaram o sol na companhia de seus donos.

  • Alguns tiraram as roupas típicas do fundo do armário e fizeram bonito.

  • E até uma modelo eu arrumei dessa vez. Bonita, simpática e muito risonha!

  • Havia o mesmo grupo de dançarinas da terceira idade do ano passado.

  • E sempre com a plateia prestigiando a apresentação.

A princípio parecia que o movimento do parque estava idêntico a um típico final de semana. Só que mais para o coração do Slottsskogen estava uma completa muvuca. Tentar achar algum espaço para se aconchegar tornou uma tarefa cansativa e praticamente impossível. Para onde quer se olhasse havia um mar de pessoas.

Para se ter uma ideia não consegui chegar nem próximo ao palco para tirar uma foto. Tudo isso só porque o dia estava bonito! Só por causa disso! rsrs. Na verdade, eu entendo esse sentimento, depois de meses com dias escuros, frio e sem graça e é compreensível que todo mundo corra para o parque, porque nunca se sabe quando esse dia ensolarado voltará novamente.

Além disso, a Orquestra Sinfônica de Gotemburgo prestigiou o público com um show gratuito. Suecos adoram esse tipo de música!

Depois de ver toda essa gente eu acabei desistindo de ficar por ali e resolvi bater perna em outro lugar, afinal eu ainda continuo no projeto de caminhadas por Gotis City e espero que em breve eu consiga postar mais coisas sobre isso.

Vi ses… hej då! ;-)

9 thoughts

  1. Gostei de saber que o dia Nacional da Suécia é também o dia do meu aniversário :-)!! rs….
    No dia Nacional da Suíça, alguns suíços também enfeitam a casa e/ou a varanda para comemorar!! Você vê patriotismo aqui não somente no dia da Suíça, mas durante o ano inteiro! Acho isso o máximo!! Abs!!!

    1. Oi Sandra, seja bem vinda!
      Mais um motivo para ser uma data importante. 😉
      São tantas culturas diferentes, né e eu acho o máximo saber dessas curiosidades de cada país. Ainda não tive a oportunidade de ir à Suíça, mas está nos meus planos e quando isso acontecer com certeza prestarei atenção nesse detalhe do patriotismo.
      Por aqui, o pessoal é bem comportado e dá para ver que a galera fica meio perdida sobre o fazer. Pelo menos ir ao parque e ouvir música clássica isso eles fazem muito bem no Dia Nacional da Suécia.
      Beijos.

    1. E não é verdade? rs
      Não sei o que aconteceu com o tempo na última semana, porque tem feito cada dia tão lindo, o que é um espanto para a cidade de Gotemburgo, que é conhecida como a cidade que mais chove na Suécia. 🙂
      Puss!

  2. Nunca imaginei “criar um dia de orgulho de ser sueco”… Coisas que nem imagino que possam existir aqui no Brasil…. Imagine se criassem um dia do orgulho de ser brasileiro ahhhhh… teriam pessoas querendo se aproveitar das outras… bahhhhhh…… Vou pensar na possibilidade de morar por ai tb….. Pois em nosso país tupiniquim só tem orgulho de ser gay e lésbicas….. VERGONHA NACIONAL…… E nós somos o país que vai sediar a copa…. :(. Obrigada pela bagagem de cultura!!!!!! Amo demais ler seus posts!!!!!!!

    1. Eu tenho muito orgulho de ser brasileira e acho que o nosso povo deve ter também. Somos carismáticos, alegres e de bem com a vida, mesmo com todos os problemas que o país possui, estamos sempre de braços abertos para receber o mundo.

      Com relação à comemoração a diferença é que no Brasil nós temos o Dia da Independência e aqui eles não sabem o que é isso, já que não tiveram de lutar para serem independentes de ninguém. A Suécia foi a conquistadora! Eu acho legal a Suécia ter instituído um dia para comemorar, mesmo os suecos não sabendo ao certo como fazer isso.

      A Suécia não é um país perfeito e tem seus muitos problemas também. Há vários blogs que relatam suas experiências com o burocrático sistema sueco e o fato de você ter menos oportunidades de trabalho por ser imigrante. Porém, aqui as pessoas são respeitadas, independente da opção sexual, raça ou religião e eu acho fantástico. Sabe, isso também é cultura!

      Beijos.

      1. Sabe, as vezes fico tão irritada com tudo que acontece por aqui e nos esquecemos de ver o lado bom de ser brasileiro….O turbilhão de informações negativas diárias me vez e me faz desacreditar nesse povo. Como dizia o Renato Russo “Somos o país do futuro!!!!!” Espero que esse futuro seja breve. Bjks

  3. 🙂 Eu tb celebrei o dia da Suecia, passei o dia todo na piscina!

    Van, vc ja fez algum post sobre as janelas de Göteborg? Eu sou apaixonada pelas janelas sem grade e super decoradas!
    Bjinhos

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s