Pra não dizer que não falei das flores

A Europa está a um dia do início oficial do verão, mas somente hoje é que decidi postar sobre a Primavera e é óbvio que há duas razões para isso. A primeira delas é que a estação custou a chegar às bandas de cá e só deu o ar da graça entre o final de abril e início de maio, ou seja, mais de um mês e meio de atraso. E a segunda é que eu queria ter o material fotográfico para colocar no diário. Eu sei que muita gente não liga para isso, mas para mim além de poder mostrar um pouco do encantamento da estação e da cidade, também é o meu passatempo favorito.

No ano passado eu mostrei por aqui como foi a Primavera, dividindo os posts com os lugares que frequentei e onde as flores estavam mais visíveis. Um deles foi o jardim Botaniska Trädgården com uma área total de 175 hectares e 16.000 espécies diferentes. Outro lugar foi o Trädgårdsföreningen que é um dos parques mais bem preservados do século 19 na Europa, seguido de um dos maiores parques de diversão da Escandinávia que é o Liseberg e por fim as ruas de Gotis City.

Revendo as fotos da Primavera passada eu tive a sensação de que a estação estava mais bonita quando comparo com a desse ano. O maridão diz que o meu “olhar” mudou, pois já estou acostumada à cidade e que isso não é mais novidade para mim. Mas ele sabe que eu discordo disso. Não sei explicar, mas achei que esse ano a paisagem estava mais “triste”, sei lá.

E pra não dizer que não falei das flores esse ano eu resolvi fazer um resumão da estação, mostrando as melhores fotos que eu consegui captar.

Uma das primeiras fotos data do final de abril, quando finalmente eu pude ver as flores bem miudinhas que chegam a ser difíceis de ver ao longe, mas que possuem todo um encanto quando são vistas de perto. Essa daqui eu tirei em Hagakyrka (Igreja de Haga).

Depois disso, só consegui dar continuidade no esquema fotográfico lá pelo dia 10 de maio. Nas ruas perto de casa alguns trechos para caminhar estavam assim, com flores também miudinhas espalhadas pelo chão, que em meio ao mato se destacavam pela beleza simples e natural.

Algumas árvores esboçavam poucas flores e exibiam os pequenos brotinhos do que ainda estava para florescer.

Já em direção ao centro da cidade, a Berzeliigatan foi parada obrigatória para contemplar as cherryblossom.

Enquanto, que em uma das principais ruas da cidade, a Aveny, as pétalas coloriam não somente as árvores, mas também como o próprio chão.

Na mesma rua as tulipas atraíram a atenção de quem passava por ali. Foi mais um desses pontos que galera fez questão de parar e apreciar.

Outro ponto obrigatório para contemplar foi a Järntorget. Mesmo com o céu nublado, as flores deram conta do recado.

Uma das coisas que eu gosto dessa época é que os restaurantes ampliam os lugares para receber os clientes. Sabe como? Colocando mesas e cadeiras nas calçadas e decorando esse espaço de uma maneira simples, bonita e charmosa.

O parque Slottsskogen, em pleno início de maio, ainda exibia uma paisagem meio seca. Flores foram colocadas para amenizar isso, lembrando a todos que era Primavera e acho que o resultado final foi até razoável.

Agora um dos lugares que eu descobri esse ano, foi esse lindo jardim no prédio de Jornalismo da Universidade de Gotemburgo. Eu nunca tinha ido até esse campus e isso só foi possível, porque eu vi a foto de uma russa, que acompanho no Instagram, nesse local. Trocamos algumas mensagens e ela me disse que valia a pena fazer a visita. E não deu outra… eu tive de ir lá!

E olha como ela estava certa! Eu mesma, não estando digna de uma foto, não consegui resistir à tamanha beleza.

Na segunda quinzena de maio o quintal de casa foi dominado completamente pelas magnólias. Sempre que elas estão no ápice de “florescimento” eu caio de amores.

Por outro lado, às vezes o quintal também parece um campo minado, só que de lesmas. Apesar de não gostar desses bichinhos eu não tenho grandes problemas com a lesma sueca (aquela pretinha), mas sem dúvida a espanhola é o meu terror. Como uma delas estava bem escondida na “casinha”, tive de fotografar essa tulipa servindo de apoio e olha que nem fiquei com tanto nojo assim.

Já no Botaniska esse ano não tive grandes surpresas. Apesar da variedade de flores, achei que havia poucas tulipas. Entretanto, uma caminhada sempre vale à pena.

E o Trädgårdsföreningen também exibiu poucas tulipas, o que leva a acreditar que elas não quiseram permanecer muito tempo aqui, já que o melhor lugar para se apreciá-las é na Holanda.

Algumas casas do bairro de Örgryte, esse ano foram tomadas pelas margaridas e deu pra ver que muita gente não teve coragem de aparar o gramado. Sinceramente? Nem eu faria isso!

Estou me despedindo de uma das estações mais belas do ano e já estou na torcida para que a próxima Primavera chegue no momento certo e que dure muito mais tempo, porque essa além de bancar a “atrasonilda” ainda passou voando.

Vi ses… hej då! ;-)

15 thoughts

    1. Olha que desse jeito vou ficar me achando o último biscoito do pacote, hein?! rs. Eu vejo pelas fotos que tirava no início e as que tiro agora… sem dúvida eu vejo a evolução (ainda bem :D).
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos!

    1. Oi Gerusa!
      Tentei separar as melhores fotos da Primavera desse ano e sabe que até gostei do resultado final?! Muito obrigada pelo carinho.
      Super beijo!

  1. Rs, quanto eu estiver por aí vamos tirar muitas fotos então rsrs. Tadinho do seu esposo, mas reconheço que quando tiramos uma foto e ela não fica no ângulo ou no jeito que a gente quer, acabamos tirando até duzentas fotos pra fazer ela ficar do nosso agrado kkk… me identifico 🙂
    Mas eu adorei a sua fotinha ficou muito fofa e descontraída :), além te tudo eu adorei o lugar, porque futuramente pretendo estudar aí na Universidade de Gotemburgo, mas pra isso tenho que estudar muuuito mais e ter #moneymoneymoney rs.
    Puss puss :*

    1. Que bom que você gostou da fotinho, mesmo eu estando toda esquisita rs. Vou torcer para que você venha para cá e torcer mais ainda para você estudar em Gotis City :-).
      Beijos

      1. Brigadão pelo apoio =) , se Deus quiser e eu também quero muito estar ai .
        e você não estava esquisita não kk.
        2 beijos !!

  2. Uau , Vânoca
    você arrasou nas fotos inclusive a que você tirou no meio das árvores perto da Universidade de Gotemburgo, ficou muito fofa.
    Digamos que eu tenho em comum com você o hobby de tirar fotos de tudo que eu acho interessante pela frente kk , eu adoro as suas fotos … amei amei rsrs.
    Puss och kram ;*

    1. Então podemos nos dar as mãos e seguir nessa jornada juntas rs, porque você não imagina como eu curto fotografia!
      Eu também adorei a foto que você mencionou e olha que eu fiz o maridão tirar umas 10 pra ficar do jeito que eu queria. E outra, eu poderia estar mais arrumadinha, com o cabelo escovado e um batom para tirar essa cara de morta :D, mas resolvi deixar isso de lado e me arriscar numa pose mais discontraída. E funcionou!
      Ueba, Fico feliz que você goste das fotos!!!
      Puss, puss!

  3. Nossa Vânia, que lugar lindo! Algumas das fotos me sinto na Suíça rs… realmente, a primavera (apesar de aparecido tardiamente por essas bandas tb) tem seus encantos com cada flor! Nem no Brasil eu consegui ver flores tão lindas quanto as da Europa.

    Lindas fotos!

    Kisu!

    1. Jura que lá é assim? Eu nunca fui à Suiça, mas espero que um dia eu tenha essa oportunidade. Já estou até vendo… vou tirar muitas fotos rs.

      Para ser sincera, eu também só me dei conta do que é uma Primavera de verdade depois que mudei para a Suécia. Aliás, não só ela como as outras estações também. São tão bem definidas e cada uma com os seus encantos.

      Só fiquei triste porque aqui chegou tão tarde e aproveitei tão pouco.

      Obrigada pelo carinho!

      Puss!

  4. Lindíssimo… Você tem um olhar que me impressiona… Nunca havia reparado tanto na beleza das flores, como as cores ressaltam ao azul do céu, como tudo fica perfeito. Obrigada! Alegrou o meu dia! E ainda continuo a pensar que vcs por aí moram em casinhas de “LEGO”. Excelente dia para vc!!!! 🙂

    1. Oi Alice!
      Que nada, desse jeito você me deixa sem graça :-). No fundo eu sei que preciso fazer um curso ou pelo menos estudar mais sobre fotografia, mas também sei que eu já progredi bastante quando comparo com as minhas primeiras fotos.
      Enfim, eu gosto muito da Primavera e tento mostrar através das fotos as cores e os formatos. Pena que não dê para mostrar o cheiro rs.
      Eu ri tanto quando você escreveu no post anterior sobre as casinhas de “LEGO”, porque eu nunca tinha pensado sobre isso. Agora tenho certeza de que quando ver uma, com certeza lembrarei de você.
      Um super beijo!

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s