Chokladkoppen: a cafeteria no coração de Gamla Stan

A primeira vez que visitei uma cafeteria em Estocolmo foi em 2006 e até então eu nem desconfiava que uma das tortinhas mais gostosas que eu havia comido na vida se tornaria também a minha preferida, a kladdkaka (uma torta cremosa de chocolate). E para mostrar o que me encantou naquela época, nada mais justo que relembrar o sabor dos velhos tempos.

Mas antes de mostrar o que eu andei comendo por lá, que tal saber um pouco mais sobre o ambiente em geral, hein?

Chokladkoppen é uma cafeteria pequena, acolhedora, pra lá de rústica e que está localizada no coração de Gamla Stan (Cidade Velha). Além de estar rodeada pelo cenário histórico de Estocolmo, ainda tem como principais vizinhos o Palácio Real, a igreja Storkyrkan e o museu do Prêmio Nobel.

A cafeteria fica no andar térreo do prédio cor laranja (esse centralizado na foto). Há também outra unidade chamada Kaffekoppen que está localizada no prédio vermelho ao lado. Pelo que pude perceber ambas possuem o mesmo tipo de ambiente, o mesmo cardápio e até os mesmos funcionários.

O cardápio conta com opções para almoço, jantar, sanduíches, bebidas quentes e frias, tortas e sorvetes. Além disso, o público GLS é super bem vindo a esse lugar. Há até uma bandeirinha no local indicando que o estabelecimento é “gay friendly”. Aprovado!

E olha só que interessante. A casa que hoje abriga essa cafeteria foi construída nada mais e nada menos que em 1520. Naquela época havia apenas três andares, mas os anos passaram e muitas histórias da carochinha ficaram. Em 1700 é que a casa foi totalmente renovada, dando origem ao que é hoje: dois predinhos nas cores vermelho e laranja que embelezam o centro de Gamla Stan. E tem mais. Esses prédios são os mais fotografados da cidade.

Comentei que o ambiente é rústico? Pois é, rústico e escuro. Chega até a parecer um tipo de taberna da era viking. É claro que no verão não é tão atrativo assim sentar do lado de dentro, tanto pela escuridão quanto pela sensação de calor, mas no inverno o ambiente é mais aconchegante.

Desde que nos mudamos para Estocolmo já visitamos esse lugar algumas vezes. Maridão sempre pede a tradicional kladdkaka, enquanto que eu tento me arriscar em outras gulodices. Digamos que essas não tão bem sucedidas assim. Já comi Nöt & Kolapaj, que é uma tortinha de nozes com caramelo. Achei doce “pra raio” e não tirei foto porque achei que não valia a pena. Depois tentei o Blåbärsdröm (Sonho de Blueberry), que é um sorvete nos sabores de vanilla e blueberry, acompanhado de chantilly, amendoim e pequenos pedaços de torta de blueberry. Eu adorei o sorvete, mas os pedaços de torta nem tanto. Achei que estava meio seca e por isso deixei de lado.

E depois disso larguei mão de ficar inventando. Agora, só faço meu pedido de kladdkaka, que é muito mais gostosa e segura, acompanhada sempre de um balde de café ou chá.

Os preços não são muito atrativos, justamente por estar numa parte turística da cidade, mas vale a pena uma visita só ser for para comer a kladdkaka. Essa eu garanto!

Chokladkoppen
Website: http://www.chokladkoppen.se/
Endereço: Stortorget 18, Gamla Stan – 11324 – Stockholm
Horário de funcionamento:
2a. à 5a. feira: 10.00 às 22.00
6a. feira: 10.00 às 23.00
Domingo: 09.00 às 22.00

Vi ses… hej då! 😉