Överåsparken: a caminhada que é uma verdadeira academia

Na primavera do ano passado, ainda quando morava em Gotemburgo, dei início a minha jornada em descobrir novos lugares para caminhar/pedalar e aproveitar a natureza. O que eu não sabia é que havia um parque nas redondezas de onde morava chamado Överåsparken. Só consegui descobrir esse local por causa de um pequeno guia que comprei no inverno de 2012, o Göteborgarnas Lilla Promenadguide (Guia de Pequeninas Caminhadas dos “Gotemburguenses”). E num daqueles finais de semana bem agitados que a gente não quer saber de ficar em casa de nenhum jeito, resolvi conferir de perto o que tinha por lá.

Eu e maridão pegamos nossas bikes e chegamos à região em menos 10 minutos. O caminho é bonito e tranquilo. Tranquilo até demais eu diria, pois em pleno sábado à tarde, com um sol lindo que estava fazendo, não se via ninguém pelas ruas, pelo menos nesse ponto da cidade.

IMG_2777

IMG_2755

Mesmo sendo primavera, me recordo de que as flores demoraram a chegar. Estávamos na segunda quinzena de abril e elas nem sequer queriam saber de florescer. Por isso, as árvores ainda estavam assim… peladinhas da Silva!

IMG_2754

IMG_2781

Em um passado não muito distante, o parque era chamado de Engelska Parken (Parque Inglês). Até que um belo dia alguém cismou que esse nome não combinava muito com ele e sugeriu uma mudança para Överåsparken. E não deu outra. O novo nome ficou! Bem na frente dele há uma espécie de palácio de verão, construído no final de 1800 por uma tal de família Dickson e que está rodeado por histórias de fantasmas. Mas acho que deve ser mais para atrair os tais curiosos de plantão. Não foi dessa vez que consegui visitar o seu interior, pois um casamento estava prestes a acontecer e os convidados já começavam a aparecer.

IMG_2778

IMG_2780

Como havíamos ido de bike, tivemos de deixá-las estacionadas na parte de baixo. Eu estava ciente disso. Acontece que para se chegar a esse parque era necessário subir muitas escadas.

IMG_2779

No início parecia que essa subida seria bem sossegada e achei que ia tirar de letra.

IMG_2782

IMG_2783

A primeira subida foi tranquila. Mas aí o asfalto acabou…

IMG_2784

IMG_2785

… e as escadas começaram pra valer. E haja escadaria para subir. Tanto que o próprio livrinho ainda dá uma sacaneada na gente e solta a seguinte reflexão “Por que pagar um dinheirão para ir à academia se você também pode suar com todas as escadas que o Överåsparken tem?”. Não achei que fosse tanto, mas quando cheguei lá em cima estava com a língua de fora. As escadas são todas feitas de pedra e não têm uma superfície plana.

IMG_2760

IMG_2766

IMG_2761

IMG_2767

IMG_2762

Depois de subir tantas escadas tive a sensação de que os meus músculos estavam realmente fortalecidos. E pensei, “pra que academia mesmo, né?”.

Chegando ao alto do parque dá pra ter uma visão de uma parte de Gotemburgo. Ok, a vista não estava assim tão bonita, pois era início de primavera e a paisagem ainda trazia a lembrança de que o inverno esteve por ali. Mas saiba que esse é um dos pontos mais cobiçados da cidade.

IMG_2758

IMG_2757

IMG_2756

E qual o motivo para ser cobiçado? Primeiro que a paisagem durante o outono é super bonita, não apenas lá do alto como também das escadarias que estão cobertas pelas cores da estação. E segundo que quando há shows no estádio do Ullevi dá para ouvir o som lá de cima. Considerando que os shows acontecem no verão, essa é uma ótima pedida para estar entre amigos, desfrutando de algumas doses de álcool e ainda curtindo um sonzinho. Além disso, dá para avistar o parque de diversões Liseberg e uma pequena parte da cidade de Mölndal.

E claro que depois de toda essa subida sem fim, nada melhor que esticar as pernocas em um dos bancos que ali estão… ou pelo menos registrar um belo momento como esse.

IMG_2759

O tempo que estivemos caminhando por lá não encontramos uma alma viva e por incrível que pareça não fiquei com nenhum tiquinho de medo.

Posso dizer que Överaspårken foi um desafio para caminhar, justamente porque eu não estava com o sapato adequado. Subir e descer escadas de pedras e caminhar pelos bosques foi uma aventura. Mas a localização e o ambiente tornou a visita mais do que válida, ainda mais com uma bela vista da cidade e melhor… GRÁTIS.

Vale a pena visitar para curtir a paisagem e se exercitar:

Överåsparken – entrada pela Överåsgatan ou Överås Parkväg – Göteborg

Parada de ônibus (hållplats): Herrgårdsgatan. Para saber como se locomover pela cidade visite o site Västtrafik.

Dicas

  • Use roupas e sapatos confortáveis (de preferência um tênis), pois assim poderá aproveitar melhor a caminhada.
  • Se não gosta de exercícios e nem de muitas aventuras em terrenos montanhosos, meu conselho, não vá. Você irá se frustrar, pois a subida pelas escadas não tem nada de confortável.
  • Gosta de fotografia? Esse lugar é perfeito no outono, pois as escadas ficam lindas cobertas pelas cores dessa estação.
  • Evite ir no inverno por causa da camada de gelo, pois como a superfície é rochosa, deve ficar lisa como um sabão.

Vi ses… hej då! 😉

35 thoughts

  1. Adorei os pedacinhos/lembrancas do seu ‘fim de semana agitado’. Por aqui os dia tem sido tao bonitos que dá até tristeza se enfurnar no escritorio…mas é a vida.

    P.S. E mais uma vez não encontrei o botão pra dar ‘like’ nesse post, então registro aqui meu LIKE 🙂

    1. Uhullll, que bom que você gostou!
      O sol por aqui não tem dado tanto as caras assim, mas quando ele aparece todo mundo corre pra rua. Eu que sou uma pessoa caseira já comecei a fazer o mesmo. Agora só estou na contagem regressiva para a primavera. 😀
      Puss!

      P.S. O botão LIKE está temporariamente desativado. No fundo tenho uma relação de amor e ódio com ele hehe. O motivo é que estou fazendo alguns testes, mais no sentido de ver o comportamento do público (nesse caso, dos blogueiros, é claro rs).

  2. Oi Vânia, a gente está seguindo o blog uma da outra já há um tempinho mas só agora eu pude vir aqui ler com mais calma seu cantinho e deixar um comentário. Preciso dizer que esse lugar é lindo! Eu amo a natureza, sabe? Amo caminhar por lugares assim. E aquele palácio parece ser um charme ^_^ gostei muito das fotos. Beijos

    1. Oi Vanessa!
      Que surpresa boa você por aqui. Vivemos numa correria diária que é natural a gente levar esse tempo para fazer uma visita aos outros cantinhos. Às vezes olho para o meu Feedly e vejo quanta coisa ainda precisa ser lida. Me dá desespero! Mas eu ei de chegar lá. 😀
      Fico feliz que tenha gostado do lugar e que as fotos tenham conseguido transmitir o quão belo ele é.
      Obrigada pelo carinho.
      Puss!

    1. Ai que bom que você gostou de ambos! Estou aqui desenterrando as 1001 fotos que tirei no ano passado e me surpreendendo novamente com os lugares que visitei.
      E com relação à primavera… somos duas. Mal posso esperar para ver como será aqui em Estocolmo.
      Puss!

  3. Awnnn Vania, um dia cê ainda me mata de amor com essas fotos! *-*
    Que delícia fazer um passeio gostoso num lugar lindo assim!
    Eu PRECISO aprender a andar de bicicleta e fazer uns passeios desses por aqui também, aproveitar a paisagem, dar uma passeada!
    Vou colocar no meu caderninho de resoluções para 2014! hahahahaha

    Um beijo beeeeem grande

    Pam

    1. Só se eu te sufocar de carinho! Hahaha.
      É verdade que você não sabe andar de bicicleta? Mentira, mentira, mentira!
      Pam, é tudo de bom andar de bike por aí, porque além de fazer um baita exercício para as pernocas, você pode descobrir lugares super diferentes e pra lá de legais .
      Acho que estou precisando fazer uma visitinha na Alemanha e te dar umas aulas. Que tal, hein?
      Puss!

      1. Sei mesmo não, Vaninha! Hahahahaha
        Todo mundo acha que é zoeira, mas eu realmente nao tenho coordenação pra andar de bike!
        A última vez que tentei pareceu um episódio perdido dos Trapalhões, com direito a galinha voando e tudo!
        Hahahahaha

    1. E é mesmo Honey! Quero um dia voltar lá, mas no outono para aproveitar uma paisagem diferente e tirar muitas fotos. Muito Obrigada pelo carinho.
      Puss!!

  4. Oi, Vânia! Lindas fotos, linda descrição!
    Você falar do outono só me fez pensar em como deve ser esse lugar nessa estação… Cores, folhas caídas… Deve ser lindo demais. Espero poder conhecer esse lugar um dia! Enquanto não posso, fico aqui no Brasil sonhando e aproveitando essas fotos.
    A última foto de você no banco está linda! 🙂
    Beijos!

    1. Oi Anna! Ai fico tão feliz que você gostou das fotos! Tô aprendendo bastante coisa com você também e receber um comentário como esse é um super elogio. 😀
      A última foto é a minha preferida… maridão que tirou e arrasou!
      Obrigada pelo carinho.
      Puss!

  5. Oi Vânia,

    Lindas fotos!
    Um bom ambiente para de forma sossegada fazer um lanche e admirar a paisagem.
    Adoro passeios de bicicleta para curtir a natureza.
    O céu estava lindo! E, como já disseram, devia estar frio.
    Aqui, pelo menos, é o “preço” q se paga no outono-inverno, dias de céu limpo mais frio. Dias cinzentos, um pouco mais quente. rsrs

    1. Oi Silvana!
      Essa é uma das coisas que gosto de fazer. Caminhar por aí, especialmente se tiver natureza, e fazer muitos piqueniques.
      E ainda bem que nesse dia estava só um pouco frio, mas perfeitamente suportável. Mas não foi dessa vez que comi um lanchinho. Na verdade eu corri para uma sorveteria ali perto hehe. 😀
      Puss!

  6. Vânia, pois eu sou muito mais encarar um exercício desses ao ar livre do que enfrentar uma academia, hahahaha. Não tenho preguiça nenhuma quando o prêmio é ter uma bela vista e respirar um ar puro! Adorei as fotos e o passeio :-). Bjss

    1. Eita que beleza, hein Sandra! Saúde é o que interessa o resto não tem pressa! 😀
      Nunca fui fã de exercícios nem em academia e nem ao ar livre. Se bem que em SP eu corria, mas na esteira, acho que conta né… haha. Mas o simples fato de estar rodeada pela natureza, acho que dá um um ânimo a mais. E desde que cheguei aqui estou me animando com isso.
      Que bom que gostou das fotos! Vou postar mais assim que puder. 😉
      Puss!

    1. Oi Manô!
      Acho que você deve ter visto essas referências no post “um final de semana agitado – sábado”, o qual fiz um resumo do que tinha aprontado. Mas hoje resolvi entrar mais nos detalhes fotográficos dessas minhas andanças por esse parque e assim reviver os bons momentos que estive nele. Ainda bem que memória fotográfica ainda funciona rs.
      Obrigada pelo carinho de sempre meu querido amigo.
      Puss!

  7. Uau! acho que vi essas fotos lindas ano passado ou deve ser impressão minha Vanoca, parabéns flor suas fotos sempre são lindas, cada vez que venho dar uma curiada/conferida/olhada #update no Diário (como você dizia: “bater o cartão” :p), me encanto cada vez mais pela Suécia *-*… Mas acho que vale a pena subir essas escadas, afinal a recompensa de ver essa vista tão linda é impagável, e queimar uns quilinhos a mais não faz mal a ninguém né?! rsrs

    Puss puss!! :*

    1. Oi lindinha! Você viu mesmo, porque algumas das fotos eu postei no Instagram na época. E aí o tempo foi passando, eu fui me enrolando e não fiz o post. Mas essa semana estava mexendo nas fotos e fiquei com vontade de retomar os lugares que visitei em Gotis City. Ainda quero falar das minhas férias no Brasil, falar de Estocolmo… afe, muitas ideias, mas pouco tempo. Veremos se eu consigo dar conta do recado. 😉

      Adorei conhecer esse lugar, de verdade! Só sinto por não ter conseguido registrar o outono, pois as fotos que andei vendo são de cair o queixo.

      Você sabe que é sempre um prazer pra mim ter um comentário seu por aqui. Ah, ou melhor, uma batida de cartão hehe.

      Puss!

    1. Engana mesmo Bah! Apesar de nesse dia estar meio friozinho,não era nem tanto assim. Deu até para usar uma blusinha sem manga por baixo desse casaco.

      Que bom que gostou de ver as fotos… assim que puder irei postar mais coisas de Gotemburgo.

      Puss!

  8. Apaixonei por esse céu azul. Eu já estava te imaginando descabelada depois da subida medonha, daí vejo você sentada nesse banquinho, toda diva, de cabelo lindo, brilhante e arrumado e ainda sorrindo. Quem pode, pode, hein Vanoca?? Rs
    Tá com tudo.

    Amei a sequencia de fotos. Me senti passeando com você.
    Beijoooo

    1. Hahaha. Descabelada? Só de vez em quando! Acho que só não cheguei desse jeito lá em cima, porque ainda estava friozinho. Agora se estivesse calor, aí minha amiga, a história seria outra. Mas eu fui toda vestida errada passear nesse parque. Roupas e sapatos totalmente inadequados para a ocasião. Como eu tinha vindo de outro compromisso, não quis perder tempo e fui do jeito que estava mesmo. Depois fiquei com uma dor no pé, que vou te falar.

      Fico feliz que você tenha passeado comigo! E ainda colocarei outros lugares por aqui e espero que passeie novamente. 😉

      Puss!

  9. Adoro fazer esse tipo de passeio! Que lugar lindo! Essa fotinha sua no banco eu conheço de algum post no facebook. Lindíssima! Vale a pena essa subida medonha pra ter esse belo panorama da cidade! O dia ensolarado deixou as fotos ainda mais lindas!
    Puss!

    1. Eu também adoro Aninha! Acho tão gostoso a gente descobrir esses lugares, mesmo que alguns deles não atendam nossas expectativas. Esse guia que comprei me levou a lugares bem diferentes e alguns até meio esquisitos. Ainda pretendo colocar aqui no blog, mesmo não morando mais em Gotemburgo. É que tenho tantas fotos dessa cidade que estou meio sem saber o que fazer com elas :D. Mas esse dia estava realmente lindo, apesar de estar com um ventinho ainda. Até pensei em retocar as fotos, mas desisti porque eram muitas e resolvi publicar desse jeito mesmo. Preguicite aguda tomando conta da área! rs.

      Ah, essa fotinho que estou eu coloquei no meu Facebook pessoal mesmo já há algum tempo. Adoro ela de montão, ainda mais porque foi o maridão quem a tirou. 😉

      Obrigada minha linda pelo carinho! Puss!

  10. Bonito? Lindo demais!!!!!
    Tenho planos de ir a GTB esse ano e o Överåsparken é um cantinho que vou conferir, com certeza! 🙂
    E para variar rs as fotos estão lindas!

    Beijão da sua fã #1

    1. Lindo, né?!
      Quando você for a Gotemburgo me avisa que eu te dou umas dicas de lá. Tem coisas legais para se fazer, especialmente no verão!
      Obrigada minha linda por esse carinho imenso que você me manda. Adoro!!! 😀
      Puss!

    1. Roseli, você precisa ver as fotos do outono. Fiquei de queixo caído quando as vi, porque a paisagem é linda. Eu sempre fui meio preguiçosa para atividades físicas, mas depois que aprendi a viver em meio a natureza, esse é um dos meus passatempos favoritos, ainda mais se eu estiver com uma câmera nas mãos.
      Puss!

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s