Docinho sueco: Semla

Para quem acompanha o diário há algum tempo sabe que esse docinho pra lá de engordativo já apareceu por aqui no passado. No post semla: fazendo o seu dia mais gordinho contei um pouco do que ele é feito e sobre sua tradição. Me lembro de que nessa época, eu não tinha aquela vontade de saber o que 500 calorias poderiam causar nesse corpinho de sereia quase aposentado que é o meu. Até o dia em que o maridão, muito do sem noção, jogou essa bomba calórica no meu colo e aí não teve jeito, me rendi, degustei e acho que gostei. Post esse que escrevi contando as minhas impressões e que comê-lo uma vez ao ano era mais do que suficiente.

Apenas recapitulando. O semla é um pãozinho de creme de cardamomo recheado com pasta de amêndoas e chantilly e que é tradicionalmente degustado no Fettisdagen (na Terça-feira Gorda, ou como nós brasileiros a chamamos de Terça-feira de Carnaval). Mas esse trem “bão” já começa a ser comercializado no país desde dezembro, para satisfazer os gulosos de plantão. Porém, é na Terça-feira Gorda que o pico de vendas e consumo vai lá nas alturas.

IMG_2517

Eu escrevi em um desses posts que comer uma vez por ano estava bom demais, mas acho que me enganei. O que aconteceu é que colegas de trabalho do maridão deram a dica de que o melhor semla de Estocolmo é vendido na cafeteria Vete-Katten. E como eu adoro seguir indicações do povo local, corri para lá para adquirir o meu.

Quando cheguei à cafeteria vi que precisaria de paciência. A combinação Fettisdagen + o melhor semla da cidade + final de tarde, só poderia resultar num local lotado e atendimento demorado. Peguei a senha e aguardei calmamente, afinal havia cerca de 30 pessoas na minha frente desesperadas para garantir uma dose extra de caloria. Por um momento até cheguei a pensar em ir embora, mas acabei desistindo da ideia, pois eu estava eufórica para experimentar a tal gordice desse lugar.

IMG_2518

IMG_2519

Essa cafeteria no centro de Estocolmo é bem badalada e em um único dia chega a vender entre 13.500 a 16.500 unidades de semlor (plural de semla). É semla que não acaba mais. E pude comprovar o motivo. O semla desse lugar é tão gostoso, mas tão gostoso, que é impossível se contentar apenas com um.

IMG_2520

Viciei fácil e tive o meu momento #gordinhafeelings, pois cheguei a consumi-lo diariamente durante uma semana. Mas resolvi dar um tempo, porque além de ganhar uns quilinhos, o meu nível de colesterol, que estava pra lá de ótimo, sofreu alterações. Portanto, me empaturrar de semla novamente só no ano que vem, porque para esse ano minha cota está ultrapassada.

Para mim, esse é o melhor semla “ever” que eu já comi e que conseguiu desbancar o Brogyllen, o meu lugar preferido de Gotemburgo.

Vi ses… hej då! 😉

30 thoughts

  1. Que delícia! Quero Semla por aqui. 😦
    Me lembrou sonho. Sabe, sonho de padaria? O formato me lembrou. Mas não é creme de amêndoas + chantilly e sim doce de leite (ai ai, muito bom!).
    Farei questão de comer semla quando for à Suécia. Com certeza!

    Beijos!

    1. Oi Anna!
      É “bão” mesmo hehe.
      Só o formato é parecido mesmo, pois a textura e sabor são bem diferentes. Fora que o sonho brasileiro é frito e esse aqui é assado. Até poderia ser mais saudável, mas só o creme o chantilly já dão conta do recado calórico.

      Lembre-se, quando você vir à Suécia me avise, pois faço questão de te mostrar os lugares. 😉

      Puss!

  2. Essa semla é boa demais né? Aiaia é uma bomba calórica dificil de resistir. O que eu acho incrível é que tem nas cafeterias o ano todo mas é só no dia da terca gorda que a vontade aperta rsrs.
    Bjokas e fica com Deus

    1. Sério que tem nas cafeterias o ano todo? Vixi, eu só encontrei nessa época de Páscoa mesmo. Vai ver, estou frequentando as cafeterias erradas hehe. 😀

      Mas acho que foi bom eu não ter encontrado, pois caso contrário já estaria rolando pelas ruas de Estocolmo hehe. 😉

      Puss!

  3. Fiquei com vontade agora! Eu amo uma gordice rs
    Menina, essa cafeteria estava super lotada! Acho que eu nao teria toda a paciência que você teve nao. Odeio esperar. Mas que bom que valeu a pena 😉

    beijos

    1. Há pessoas que não gostam do semla e o acham sem graça. Confesso que eu também compartilhava da mesma opinião. Mas descobri que comprar no lugar certo faz toda a diferença. E essa cena da cafeteria lotada se repetiu ainda por semanas.

      Paciência eu também nunca tive, especialmente quando morava em SP. Mas agora morando por essas bandas de cá, tenho para dar e vender. 😉

      Puss!

  4. Menina, que disputa, hein! Olhando assim até parece com o nosso “Sonho”…mas pela descrição que você fez do doce, deve ser algo supremo de delicioso. Aiii que vontade hahah ai que delícia! O cardamomo tem um gosto maravilhoso. Comi um bolo na casa de conhecidos iraquianos e que delícia. Ahhh também já tomei sorvete num restaurante indiano, uma coisa de sabor delicioso…é muito bom mesmo.

    1. E essa cena se repetiu todas às vezes que estive por lá. O povo também é viciado num gordice nessa época do ano. De sonho ele só lembra o formato, pois os ingredientes, textura e sabor são bem diferentes.

      A primeira vez que experimentei guloseimas feitas com cardamomo foi nas bandas suecas. Nunca tinha experimentado na vida e simplesmente amei. Agora, você me deixou com vontade de tomar esse sorvete aí. Como faz? haha. Deve ser uma delícia!

      Puss!

  5. Hmmm… que delícia. Me lembro do post do ano passado e lembro que me deu até água na boca, haha e lendo e vendo esse post de novo me deu água na boca de novo kkk Oh Deus por que tão deliciosa essa coisinha, isso me lembra casa de vovó nas férias ô #saudades da infância haha

    Puss och kram ! :*

    1. Então você lembra que eu disse que comer uma única vez estava bom d+ da conta, né? Pois é, mordi a língua! haha

      Não consegui resistir ao semla dessa cafeteria. É suuuuper gostoso e gordinho! 😉

      Puss!

  6. Vânia é até covardia mostrar essa guloseima! rsrs Cara boa tem mesmo e já que você provou e aprovou, só posso acreditar que realmente é delicioso. Acompanhado de um café…Humm!! Tudibão.com! Beijos

    1. Eu queria deixar vocês com água na boca Roseli e acho que consegui hahaha.
      O semla desse lugar é o melhor da cidade e é realmente muito gostoso. Eu mesma que nunca liguei para ele, hoje sou fã de carteirinha. 😉
      Puss!

    1. Hahaha. Quem dera ter esse corpinho de serei… estou ficando com uma pochete horrorosa dos lados. 😀

      Ai que linda que você é. De longe a minha musa inspiradora.

      Saudades de ouvir essa voz doce que só você tem. 😉

      Puss!

  7. Oi Vânia,
    Parece mesmo deliciosoooo. Consegue a receita ?
    Interessante o uso de especiarias. Há um q usa açafrão, agora este com cardamomo. Acho bem, gosto disso.
    Fico impressionada com os doces daí, enfim com a pastelaria sueca, no entanto parece-me com os suecos não são gordinhos, como era de se esperar com tantas calorias. É isso mesmo? Se for, qual o segredo para conseguirem manter a forma? Será a prática diária de algum exercício físico ?

    1. Acredita que eu nunca fui muito fã de semla? Sempre achei a quantidade de chantilly exagerada. Mas depois que a gente aprende onde é o lugar certo para comprar essas gostosuras, é impossível não se render.

      Encontrei algumas receitas na internet, mas não achei muito confiável em compartilhá-las, pois cada uma está de um jeito. Vou falar com uma amiga sueca, que cozinha muito bem, e pedir dicas para ela. Se eu esquecer, me cobre, tá? 😉

      O segredo deles para ter um corpinho enxuto é a prática de esportes combinado a uma alimentação bem saudável. Há muito doces? Sim, muitos! Mas ninguém os come diariamente. Por aqui se come muito peixe e se toma bastante água.

      Puss!

  8. Nossa….fiquei com água na boca. Amo doces!!! Cafeteria então, é um paraíso!!
    Fiquei curiosa e cheia de vontade de provar este doce!!
    Acho que preciso voltar na Suécia!! hahahaha
    Beijos

    1. Se você voltar e coincidir com a época em que ele está disponível não deixe de provar, principalmente se for dessa cafeteria. Não é em todo lugar que é gostoso. Alguns o pãozinho é bem seco e a pasta de amêndoas é horrível. Eu mesma que nunca fui fã de Semla, amo o dessa cafeteria. 😉

      Puss!

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s