Páscoa na Suécia: curiosidades e tradições

Como não poderia ser diferente, a Páscoa chega com comidas e bebidas típicas, tradições, muitos chocolates e galinhas. Galinhas? Isso mesmo, galinhas, pintinhos e penas para todos os lados. Quem acha que o coelho é a atração principal se engana. Coelho fofinho, de olhos vermelhos e pelo branquinho é uma tradição relativamente nova para os vikings. Na Suécia a área é totalmente dominada pelos galináceos.

A Páscoa é considerada um período de renovação, porque depois de ficar alguns meses com inverno rigoroso, pouca luz do dia e alguns quilos a mais, todo mundo quer mais é se renovar com a chegada da Primavera. O interessante é que o ovo e a galinha são tratados como assunto sério por essas bandas, tanto na decoração como na culinária. Casas, lojas, restaurantes, supermercados e livrarias entram no clima.

E para quem acha que a tradição são os famosos ovos de chocolate que conhecemos tanto em terras brasileiras… esqueça, pois não fazem tanto sucesso por aqui. O negócio é comprar embalagens de alumínio ou papelão em formato de ovo e recheá-los com muitas jujubas, bombons e barrinhas de chocolate. É possível encontrar os tradicionais ovos de chocolate, mas não com tanta variedade que nós brasileiros conhecemos.

IMG_2506

Outra coisa que é bem diferente é que os suecos costumam enfeitar ambientes, janelas, jardins e vitrines com ovos, galinhas, pintinhos, penas e galhos desfolhados. Usar os galináceos na decoração eu até entendo, mas e por que os galhos desfolhados? Esses galhos de arbustos desfolhados são colocados em vasos com água, para que depois eles brotem ou floresçam.

IMG_2507

E como estes galhos lançarão novos brotinhos, justamente porque a Páscoa coincide com o final do inverno e início da primavera, se tem novamente toda aquela ideia do significado de renovação.

IMG_2508

Além disso, há comidas e bebidas típicas, mas isso irá variar de acordo com a região. Porém, muitas vezes os suecos comem cordeiro, salmão, arenque em conserva, queijos, pães, ovos e bebem o Schnapps e o Påskmust (as mesmas bebidas do Natal).

IMG_2509

Comemorar a Páscoa também é sinônimo de feriado prolongado. O feriado que começa na sexta-feira e termina somente na segunda-feira. Os suecos aproveitam esse período para viajar para suas casas de campo, descansar e celebrar com a família. E para aqueles que se planejaram previamente, aproveitam para viajar para outros países. Afinal, tudo por aqui é tão pertinho. São quatro dias maravilhosos de puro descanso e comilança.

As brincadeiras infantis não podem ficar de fora. Lembra-se de quando você era criança e procurava os ovos de chocolate escondidos pela casa? Pois é, na Suécia tem isso e muito mais.

IMG_2510

Criança viking, além de gostar das guloseimas, também gosta de se vestir de bruxa. Na quinta-feira as meninas usam saia longa ou vestido, avental, lenço colorido na cabeça e pintam a bochecha de vermelho com pintinhas pretas. Os meninos usam roupa contemporânea, chapéu e bigode (é meio que uma mistura de Halloween com Festa Junina). Daí as crianças saem às ruas e visitam os vizinhos deixando um cartão feito à mão, por elas mesmas, ou cantando uma música gritando Glad Påsk (Feliz Páscoa) para ganharem doces ou dinheiro.

IMG_2511

Essa tradição de se vestir de bruxa é chamada de Påskkärringar, que significa velhas/megeras de Páscoa. Segundo o folclore sueco, na noite da Quinta-feira Santa as bruxas voaram em suas vassouras para um lugar chamado Blåkulla para se reunirem com o diabo e seu destino de blasfêmia e depravação. Os moradores com muito medo na época mantiveram suas casas fechadas, colocaram as vassouras para dentro e utilizaram fogueiras e tiros de rifles para assustar as danadas das bruxas. Tudo isso lá pelo século XVIII. Mas os anos passaram e a lenda se perpetuou. Tanto que até hoje os suecos continuam acendendo as fogueiras e jogando bombinhas nela para que as bruxas continuem ficando bem longe.

IMG_2512

Mas sabe de uma coisa? Não importa se a comemoração tem coelhos e galinhas para divertir, chocolates e jujubas para deliciar ou fogueiras e bruxas para espantar. Esse é o momento para renovar a vida, renascer para dias melhores e se libertar de sentimentos de dor, aflição e angústia. Esse é o momento para se recomeçar!

Desejo a todos vocês um feliz renascimento e uma Glad Påsk.

———-

Esse texto foi publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo.

Vi ses… hej då! 😉

8 thoughts

    1. Muitas coisas acontecendo, muitas reflexões e muitas decisões a serem tomadas. Percebi que há algumas coisas na internet que estão me fazendo mal. 😦
      Puss!

  1. Vânia tem feito mesmo muita falta por aqui mas descansar é fundamental até mesmo para desanuviar a mente e dar um boom para que ela volta afiada e com novas ideias. Curta esse seu momento e a gente vai aguardando ansiosa por aqui seu retorno. Vou lá conferir seu post.
    Beijos

    1. Ai Roseli que comentário mais fofo o seu.
      Estava precisando refletir sobre algumas coisas e esse período afastada me ajudou bastante. E aos pouquinhos estou voltando e tentando me atualizar dos posts que perdi. Logo mais apareço por aí 😉 .Muito obrigada pelo carinho!
      Puss!

    1. Essas férias não tem viagem Gi, apenas férias para refletir. Então é uma boa desculpa, né?!
      E se tiver um tempinho sinta-se à vontade para xeretar. 😉
      Puss!

  2. Vânia, muitas saudades de você. Muitas saudades dos nossos planos da faculdade de jornalismo. Muitas saudades dos seus planejamentos. Muitas saudades da sua disponibilidade. Enfim…isso é muito bom. É sinal que te gosto muito,
    Manô 😉

    1. Mano, você como sempre arrancando sorrisos de mim a milhas de distância.
      Os planos estão aqui ansiosos para serem colocados em prática, mas ainda aguardando certos detalhes e ajustes da vida.
      Obrigada por fazer o meu dia mais feliz e saiba que eu te gosto muito também! 😉
      Puss!

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s