O mês de Abril na Suécia

Abril é o mês de ver muitos espanadores pelas ruas da cidade, mercados, lojas e afins. Peraí! Espanadores? Por acaso é a síndrome da limpeza pairando no ar só porque a Primavera está para começar? Nã nã ni nã não. São as penas coloridas que estão em todas as partes. Penas essas que são utilizadas para enfeitar os vasos de flores ou que simplesmente estão amarradas aos galhos secos de bétula. Galhos que colocados na água brotam pequenas folhas verdes indicando que a primavera está prestes a nos abençoar. O ambiente fica decorado, iluminado e cheio de charme. E aí todo o movimento pascoalino cai nas graças dos suecos e algumas tradições vêm à tona como nunca.

IMG_2280

Teoricamente, o gelo ainda cobre os lagos do norte e a pesca através de um buraco no mesmo continua rolando solta. Mas agora, o cenário é outro. É perigoso demais fazer isso, pois o gelo já está bem fininho. O risco dele se romper e qualquer desavisado fazer um tibum na água é imenso.

Há gelo, há escorregas e há regras. Os pneus com aqueles preguinhos que ajudam a não escorregar no asfalto devem ser retirados até 30 de abril. Sim, há calendário para isso também. 30 de abril é o último dia em que os motoristas podem dirigir com esses pneus. Claro, que se rolar uma nevasca ameaçadora o uso está liberado. E por que 30 de abril é a data máxima para fazer a troca dos pneus? Segundo os entendidos no assunto os pneus com pregos quando em atrito com o asfalto, sem neve e sem gelo, podem fazer fissuras no mesmo e pulverizar pequenas partículas perigosas para o ar. Portanto, o uso dos pneus especiais (de inverno) devem ser trocados obrigatoriamente até essa data. A regra é clara!

IMG_2284

Agora se tem data para tirar, significa dizer que também tem data para colocar. O uso é obrigatório a partir de 1º de dezembro a 31 de Março. Só que como toda regra tem sua exceção, o último inverno foi uma delas. Mixuruca que só. Em março já não havia mais neve e os pneus que deveriam ser utilizados até o final do mês, já estavam guardadinhos bem antes dessa data. Até porque não faz sentido utilizá-los se não há neve, não é mesmo?

E tem mais. Para dirigir em condições de pista escorregadia, na Suécia quando se tira a carta de motorista, qualquer pessoa tem de aprender a lidar com um carro no gelo. Sem isso, nada de carta. E aí os mais espertalhões diriam “Ah, vou tentar agendar o teste para os meses do verão e assim escapo desse teste do cão”. Pois é, errado! Nesse caso, o improviso é a alma do negócio. Manchas de óleo são jogadas na pista de teste para que o carro deslize como um sabão.

Outra curiosidade é que por padrão, os faróis dianteiros do carro são acesos automaticamente assim que se dá a partida. Como o tempo por essas bandas é bem instável, que pode virar de um sol brilhante, lindo de morrer, para uma escuridão chata de entristecer, essa é uma das tentativas para evitar acidentes. Tanto que os carros mais modernos já saem de fábrica preparados assim. Bom, suecos são coxinhas e muita gente já sabe disso, mas acho que eles têm toda a razão porque é um grande ganho em segurança.

E por falar em automóveis olha só que interessante:

  • As mortes nas estradas suecas ficam em torno de 400 por ano;
  • Mais da metade das pessoas com carteira de habilitação tem carro;
  • Quase 1/4 dos carros que estão por aí é da marca Volvo.

IMG_2282

E abril termina de forma, digamos que, dramática. Fogueiras enormes se espalham por todo o país na despedida do tormento do inverno. Na noite de 30 de abril num ritual pagão de tirar o fôlego, pessoas se reúnem ao redor da fogueira para afastar de vez o inverno cruel e evocar, de certa forma, um bom ano de colheita. Significa dizer que nesse dia muitas garrafas vazias aparecerão na sarjeta, já que a bebedeira rolará solta. Esse fogaréu chamado por essas bandas de Valborgsmässoafton (algo como Noite de Celebração de Valborg) é um ritual que não pode faltar no calendário sueco.

IMG_2281

Ainda irei contar o que rola no Valborgsmässoafton ainda mais porque esse ano foi a primeira vez que participei do tal ritual e tive a oportunidade de ver uma celebridade. Só uma dica: é um ator!

Já contei e você pode conferir de pertinho tudo o que acontece, desde a história, tradição, o que Gotemburgo tem nesse dia que Estocolmo não tem, onde ver as fogueiras em Estocolmo e finalmente qual foi a celebridade que eu vi de pertinho. Dá uma conferida no texto Valborgsmässoafton: a celebração da chegada da Primavera.

Vi ses… hej då! 😉

26 thoughts

  1. OI TDO BEM? SOU O DIONATHA. MORO NO BRASIL. NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
    ESTOU AFIM DE IR MORAR FORA. ESCOLHI A SUÉCIA. GOSTARIA DE SABER AS CONDIÇÕES DO PAÍS, DIFICULDADES.FACILIDADES.EFIM..TDO..RSRSR. AGRADEÇO MUITO SE PUDESSE ME AJUDAR.

  2. Vânia,
    Quem mais poderia nos mostrar a Suécia tão bem quanto você?
    Aqui na Alemanha esta dividido entre Mercedes, Audi e BMW. Mas confesso que o carro que enche meus olhos ainda é o Volvo XC90.
    Quem sabe um dia ele caiba também no meu bolso. risos
    Beijos
    Lola

    1. Lolita, querida!
      Estou tentando retomar o ritmo e mostrar tudo o que quero do país, mas ainda não consegui. Por que será que o nosso tempo é tão curto, hein?!

      Agora, esse Volvo é lindo. Um dos meus sonhos de consumo também hehe. Mas quem sabe, futuramente, a gente não saia por aí dirigindo um… se bem que o meu vai demorar um tantão haha.

      Puss!

  3. Vânia, essas coisas a gente só vivencia quando mora em um país com as estações do ano definidas, ai é como se acontecesse um ritual de passagem de uma estação para a outra. Lembro que nos meus primeiros anos aqui eu ficava admirada com a decoração das lojas, das casas para cada estação do ano…
    Na Suíça a troca dos pneus também é obrigatória. Fiquei surpresa com o nr de mortes no trânsito por ai, na minha opinião pessoal, achei alto, mas nâo sei se estatisticamente isso é considerado alto ou na “média” relativamente por habitante/carro no país. Interessante esse post! Bjs

    1. É verdade Sandrinha. Mesmo após três anos de Suécia eu ainda continuo me surpreendendo e descobrindo mais sobre a cultura. Pra mim é uma experiência incrível poder vivenciar tudo isso.
      Com relação ao número de acidentes, sabe que eu não sei. Só sei que boa parte tem o envolvimento de animais de grande porte. Vou descobrir mais a respeito e depois quem sabe rende um post ou uma atualização deste. 😉
      Puss!

  4. To adorando muito o teu blog! Como é bonito ver um povo que sabe preservar as tradições. Achei lindo a forma como se despedem do inverno. Tudo tem um sentido, uma forma de agradecer, um marco. Bem diferente de nós aqui no Brasil :(. bjos!

    1. Que delícia de comentário Ariela! Fico muito feliz em saber que você está gostando e conhecendo um pouco mais desse país que tanto gosto. As tradições refletem bastante a cultura de um povo e quando se fala em inverno dá para perceber como isso mexe com as pessoas por aqui. Depois de meses com temperaturas baixas e pouca luz do dia, realmente comemorar dessa forma traz uma enorme felicidade. Agora, no Brasil nós somos felizes em qualquer época do ano e o frio não espanta tanto assim :-).
      Puss!

  5. Quantas curiosidades interessantes. Aqui na Holanda os pneus de inverno não são obrigatórios, o que de certa forma é meio chato, pois na Alemanha já os são. Aí se a gente quer passear pelas bandas da Alemanha, com o nosso carro, já não dá. rs
    As fogueiras também existem por aqui, mas é na época da Páscoa. Boa semana!

    1. E não é? Cada país com suas curiosidades rs.
      Não sabia dessa questão dos pneus por aí. Mas que saco, hein?! Pelo jeito fazer aquele bate volta durante o inverno nem pensar rs.
      Logo mais vou falar do motivo das fogueiras e que inclusive essa tradição foi copiada dos alemães.
      Puss!

  6. Ah que legal 😉 pode postar sempre qq mes do ano ,, vce escreve bem e tbm vai me ajudando a entrar no clima de como è viver ai ,,, Adoro seus posts” teimosa” puss

    1. Que bom que você gostou Marcele. Pode deixar que continuarei postando. Se bem que já estou atrasada novamente com o mês de Maio huahua.
      Muito obrigada pela visitinha e pelo carinho. É bom saber que você gosta de estar aqui. 😉
      Puss!

  7. Que lindas essas penas coloridas! Engraçado porque quando vi esse pneu com os “preguinhos” lembrei do Japão. Na época em que eu morava lá, usava correntes nos pneus auhauaha bem arcaico, mas tinha que ser assim.

    Kisu!

  8. Achei muito interessante a decoração das penas,fica tudo mais colorido e o jeito de se despedir do inverno muito bom estar em uma noite fria no calor de uma fogueira, principalmente bem acompanhada.

    1. Emilia, você precisa ver como fica a cidade com essa decoração. Super bonitinha! E a despedida do inverno com a fogueira é bem diferente. Apesar de ser uma tradição por aqui, ela foi importada da Alemanha. 🙂
      Obrigada pela visitinha. 😉
      Puss!

  9. Curti a decoração com penas que eles costumam fazer para páscoa, é interessante, bonito e faz sentido !
    Quanto essa da fogueira , achei bem interessante. Mas nada melhor do que um calorzinho de vez em quando né Vanoca, porque nesse frio que faz aí.. “ai ai ai” huuh já dá até arrepios haha.

    Puss florzinha ! 😉

  10. Oi Vânia,
    Gostei da decoração com penas. Nunca tinha visto algo assim. 🙂
    Acho bem q comprem Volvo, pois é um carro mto bom além de valorizar a indústria nacional.
    Qto ao nº de acidentes no ano parece-me alto para o nível do país. Pois outros países com a mesma população rondam este mesmo nº , mas são países mais pobres dentro da Europa.
    Apenas um aopinião. 🙂

    1. Sil, é bem bonitinha a decoração com as penas. Eu mesma acabei me rendendo a elas. 🙂
      Com relação aos acidentes nas estradas, boa parte tem o envolvimento de animais de grande porte. Ontem mesmo saiu a notícia do atropelamento de um alce. É um perigo!
      Puss!

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s