Estocolmo – uma cidade histórica, turística e exótica

Fundada em 1200 a capital da Suécia é uma das mais belas do mundo. Localizada na costa oeste do lago Mälaren é formada por quatorze ilhas ligadas por cinquenta e três pontes. A cidade é basicamente predominada por planícies e possui em alguns pontos a altitude máxima de 200 metros. O interessante é que cerca de trinta por cento da cidade está coberta de canais, motivo pelo qual foi apelidada nos últimos anos de “Veneza do Norte”.

IMG_2269

A combinação de atrações modernas com o encanto histórico atrai anualmente milhões de turistas internacionais. Turistas dispostos a apreciar edifícios e monumentos bem preservados, a caminhar por parques arborizados e a desfrutar da vida cultural e gastronômica que só Estocolmo sabe oferecer. Além disso, turistas e moradores podem se divertir com uma grande variedade de eventos nacionais e internacionais que acontecem no calendário anual. Com cerca de onze milhões de estadias comerciais durante a noite por ano, Estocolmo ocupa o décimo lugar na lista dos destinos mais atraentes da Europa.

IMG_2274

E não é à toa que isso aconteça. Estocolmo é uma cidade exótica, que desperta paixões logo à primeira vista e seduz a todos com suas belas paisagens. Chega a dar a sensação de se estar em uma cidade diferente em cada uma das estações.

IMG_2272

Então, qual seria o momento ideal para se maravilhar com tudo isso? O período mais apropriado é entre maio e setembro, que compreende a primavera e o verão. As temperaturas são agradáveis, leves e consequentemente os dias são mais longos. É o período em que a simpatia, os sorrisos, a festa e a animação estão por todos os cantos. O outono e o inverno, período entre outubro e março, também não deixam a desejar. Ter a oportunidade de ver a transição das cores quentes do outono para o branco gelado do inverno, sem dúvida, é um espetáculo a parte que a natureza nos proporciona. Por outro lado, é bom ter em mente que dias chuvosos, frios e escuros farão parte do roteiro e algumas atrações turísticas já não estarão mais disponíveis. Os sorrisos e a alegria tão marcantes no período anterior aos poucos vão se dissipando e sendo substituídos pela seriedade e pelo aconchego do lar.

IMG_2270

Porém, Estocolmo é mais que isso. É a maior cidade do maior país da Escandinávia. Possui transporte público eficiente e de primeira qualidade. O metrô, o meio mais comum e de fácil acesso, tem cerca de cem estações, as quais são consideradas uma verdadeira galeria de arte. E não para por aí. Em 2010 Estocolmo foi à primeira cidade a levar o título de Capital Verde da Europa, resultado do investimento de milhões de coroas suecas pelo governo em ciclovias, tecnologias para tratamento de água e reciclagem. Somado a isso ainda se tem algumas das melhores instituições acadêmicas do mundo, a casa do Prêmio Nobel e está entre as cidades com melhor qualidade de vida para os seus habitantes: limpa, organizada e segura.

IMG_2273

Com tantas qualidades a seu favor, o turismo não sai barato. Mas com um bom planeamento, a viagem será mais do que recompensada e valerá cada coroa gasta nessa terra de gigantes.

IMG_2271

———-

Esse texto foi publicado originalmente no site Wall Street International Magazine.

Vi ses… hej då! 😉

49 pensamentos

  1. Vânia,
    Mais uma vez, através do blog da Paulinha, encontrei mais um super interessante e já me identifiquei 🙂 Inclusive, eu estou secretariando… será que um dia encontrarei gosto por números como você? hahaha

    Parabéns pela publicação e adorei o que escreveu! 🙂
    Está em meus favoritos a partir de agora!

    Preciso agradecer à Paula… hahaha
    Beijos

    1. Olá Aline, seja bem vinda!
      Fiquei tão afastada do blog que somente hoje estou respondendo ao seu comentário. Aos pouquinhos estou me organizando e pode ter certeza de logo mais irei visitar o seu espaço também. Valeu pelo carinho! 😉
      Puss!

  2. Olha só como estou atrasada para as novidades!
    Fiquei um século numa correria danada.
    Meus parabéns, é mais que merecido!
    Agora é que muita gente vai se morder de inveja hahaha.
    Grande beijo

    1. E agora sou eu que estou atrasada em responder a esse comentário. Fiquei tão afastada do blog que hoje é que estou conseguindo ver os comentários recebidos.
      Muito obrigada pelo carinho. Em breve volto a visitar o seu cantinho… é só eu me organizar por aqui.
      Puss!

    1. Sandrinha, esse texto foi um pouco diferente do que eu estava habituada a escrever, mas tenho de confessar que gostei do resultado. Acho que Estocolmo me inspira! 🙂
      Puss!

  3. Gatona, eu fiquei mega-orgulhosa de você ter publicado! =) Parabéns pelo texto e por tudo!!! Um grande beijo e nos vemos logo (espero que seja na Europa… Por favor, que seja na Europa! Haha)

    1. Hoje sou eu a “atrasonilda”. Finalmente meu wi-fi voltou a funcionar hehe.
      Tatoviski, você quer dizer orgulho de nós, né?! Estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo com a gente. E que venham mais textos pela rede. 😉
      Muito obrigada pelo carinho!
      Puss!

  4. Que notícia ótima! O texto além de ser bom, só fica melhor com as imagens que vc captura.

    Que venham muitos outros convites. A Suécia ficou muito mais interessante sob a sua ótica.

    Kisu!

    1. Eli,
      O primeiro texto é sempre o mais difícil. Espero conseguir manter o “tom” para as próximas publicações. Muito obrigada pelo carinho.
      Puss!

  5. Vânia, que maravilha!!!!!!! ^_^
    Nossa…estou tão feliz daqui desse ladinho! Muito feliz mesmo! Amei a sua postagem e fiquei babando nas fotos! Fiquei boquiaberta com a estação de metrô e com o por do sol. Uau!

    Parabéns pela postagem e tudo de maravilhoso pra ti!

    1. Olá Lua. Nossa, faz tempo que não nos “falamos”, né?!
      Fico super feliz que você tenha gostado. Tentei dar uma visão geral sobre a cidade e acho que consegui. 😀
      Muito obrigada pelo carinho. 😉
      Puss!

  6. Parabéns lindona !
    Fico muito feliz por você *-*
    Amei a matéria, as fotos, ficou incrível.
    Sucesso Vanoca! 😉

    Puss!

  7. Muito legal, Vânia! Você está de parabéns pela matéria. Leio seus posts sempre que posso e fico admirado com as suas fotos no Instagram. Um beijo e boa sorte

    1. Olha só quem está aqui, você “Caixa”. 😀
      Que surpresa maravilhosa receber um comentário seu e saber que você lê os posts. Juro que quase cai da cadeira quando li rs.
      Valeu pelo carinho, viu?!
      Puss!

  8. Vânia, você arrasou!!! Li ontem mesmo e adorei sua forma de se expressar! Que orgulho de você!!! Parabéns, que esse seja mais um degrau para seu sucesso! Você vai muito longe!
    As fotos também estão lindas! Tudo de bom minha querida!
    Super beijo
    Ana

    1. Aninha linda do meu coração!
      Você não imagina como estava ansiosa para a divulgação do texto. Foi uma mistura de emoções nos últimos tempos que nem consigo me expressar direito. Ainda estou achando o meu tom nesse tipo de texto, mas acho que aos poucos tudo se encaixará.
      Muito obrigada por todo o apoio que você tem me dado. Saiba que isso é muito importante pra mim. Desejo muito sucesso pra você também. 😉
      Puss!

    1. Olá Sil!
      Sim, as fotos são minhas, com exceção da primeira foto que aparece no artigo.
      Obrigada pela força. Mas sem vocês eu não seria nada. 🙂
      Puss!

    1. Paula, que bom que gostou! O texto é um pouco diferente do que estou acostumada a fazer, mas adorei mais esse desafio.
      Muito obrigada pelo carinho. 😉
      Puss!

  9. Vânia, fiquei tão feliz por você, muito engraçado isso, como estou sempre aqui do outro lado da telinha, acabo me sentindo amiga. É como dar boa noite para o apresentador do programa favorito. Você soltou um “Tri Legal”, me diga você é gaúcha?

    1. Oi Giovanna!
      Você sabia que eu também me sinto amiga de vocês?! rs Loucura, né?
      Adorei o “apresentador do programa favorito”… me senti a própria Fátima Bernardes quando apresentava o Jornal Nacional hehe.
      Eu não sou gaúcha, mas adoro essa expressão “tri legal”. Acho tão bonitinha! 😉
      Puss!

Faça a teimosa feliz. Comente!