Tirando as teias de aranha… no bom sentido

Quem é vivo sempre aparece, não é mesmo? E olha eu aqui de novo, vivinha da Silva!

Você não imagina o quanto eu estava com saudades desse cantinho. Mais de três meses se passaram desde a minha última postagem e até a página no facebook ficou às moscas. Nem um oi, nem um aviso e muito menos um sinal de vida.

Tá, mas e aí o que aconteceu?

O que aconteceu é que nesse período eu fiquei um tanto quanto enrolada com algumas coisas pessoais e consequentemente o blog ficou em segundo plano. Somado a isso ainda recebi amigos do Brasil, viajei e aproveitei como nunca o tão esperado verão nórdico.

img_2130

Fui a shows ao ar livre, pedalei, fiz piqueniques, me esbaldei nas sorveterias da cidade, andei de patins e comi picanha com farofa como nunca, bem ao estilo brasileiro, sabe. Você não leu errado. Eu comi picanha mesmo. De verdade. Pode não ter o mesmo gostinho que em terra brasilis, mas só de estar do lado de fora de casa aproveitando a estação com os amigos foi mais do que suficiente para deixar uma brasileira para lá de feliz.

IMG_2261

É claro que com todas essas atividades o que eu menos queria era ficar blogando. E vamos combinar que verão sueco não combina em nada com computador. O motivo? O verão é curto demais e tentar aproveitá-lo de todas as maneiras é prioridade máxima para quem mora por essas bandas.

IMG_2262

Mas como tudo que é bom dura pouco, o verão começou a se despedir na terra dos vikings. Os dias ensolarados e quentes em Estocolmo estão dando lugar a temperaturas mais frescas. O que significa dizer que as férias realmente acabaram.

Enfim, tenho bastante coisa para contar sobre o que aconteceu nos últimos meses e mostrar os lugares por onde passei. Mas isso ficará para os próximos posts, pois quero recheá-los com muitas fotos.

Apesar do meu sumiço, o envio de mensagens continuou a todo vapor. Nesse período de jejum de postagens recebi mais de 100 contatos, entre e-mails e mensagens pelo inbox do facebook. Só consegui finalmente terminar de responder a todos na semana passada. Ufa, ainda bem! Mas percebi uma coisa. Das mensagens as quais respondi apenas 12% delas me deram um retorno. E sabe o que aconteceu? Fiquei com aquele sentimento de “o que estou fazendo com o meu tempo?”. A resposta é que estou me dedicando em responder às pessoas da melhor forma possível e gastando energia sem reconhecimento algum. E de verdade? Isso eu tenho de mudar para o meu próprio bem.

Pensando nisso, irei otimizar o meu tempo e o de quem procura por respostas rápidas. De que forma? Trazendo alguns assuntos relacionados às inúmeras perguntas que recebo, que obviamente não pretendem de forma alguma servir de guia para quem pretende morar na Suécia, mas apenas com o objetivo de compartilhar um pouco da minha experiência pessoal.

Mas olha só, o diário não irá mudar! Se você gosta de saber sobre a cultura sueca, curiosidades, passeios e viagens aqui é o lugar. Então, entre, navegue e fique à vontade!

Só posso dizer uma coisa: É BOM ESTAR DE VOLTA. Melhor que isso… só dois disso!

Vi ses… hej då! 😉

43 thoughts

  1. Que bom você ter voltado a escrever! Sabe que eu “invejo” o verão curto de vocês? Odeio calor, passo mal o verão inteiro, e nem aqui no Sul do Brasil (sou gaúcha) o inverno apareceu direito, do jeito que eu gosto. Juro que não me importaria de morar no meio da friaca, rs…

    Aguardando os próximos posts!

    Beijocão!

    http://www.teoriasdadenny.com

    1. Sério? Corajosa você de adorar tanto o frio assim rs. Eu gosto também, mas quando ele insiste em ficar por muito tempo, vixi, aí começa a me dar um desespero kkk.
      Obrigada pela visita. 😉
      Puss!

  2. Bom ter você por aqui novamente!
    Às vezes a vida real fica tão intensa que a virtual fica meio de lado mesmo… Mas o bom é que quando voltamos temos muito a compartilhar 🙂

    Beijo!

    1. Olá Olivia! Estava com saudades de vc tb. 🙂
      Pois é, concordo contigo e essa pausa foi boa, sabe. Tanto para resolver algumas questões pessoais como para colocar certos pensamentos no lugar. E de verdade? Apesar de gostar bastante da vida virtual, a vida real é bem mais interessante e cheia de emoções, né? 🙂
      Valeu pelo carinho minha linda!
      Puss!

  3. Oi Vânia, parabéns pelo post e pelo blog! Tb fiquei arrasadinha com o seu sumiço, mas adorei receber um email particular seu tirando minhas dúvidas com relação a trabalhar aína Suécia! Sei como é aproveitar cada dia de sol, pois vivi em Dublin e cada momento que o sol pensava em aparecer todos já estavam nas ruas para apreciá-lo! Comecei a estudar sueco, mas tem sido difícil! hahaha Acho que o ideal mesmo seria aprender aí, como diz minha amiga brasileira que vive em Estocolmo! Mas meus amigos suecos têm me ajudado com um pouco de vocabulário, mas por enquanto o papo flui mesmo é no inglês! Continue postando muita coisa, é delicioso relembrar a cuktura sueca através de vc! Sou encantada por esse país! Voltarei em breve!

    Hej då! Vi ses! Puss och kram : )

    1. Olá Larah!
      Ah, não fica não. Olha só, tô firme e forte aqui. É ruim de parar o blog, hein? hehe. E que bom que o meu e-mail te ajudou. Bom, tentei compartilhar a minha experiência contigo e por essa razão também irei escrever aqui no diário, pois a mesma dúvida que você tem pode ser a de outra pessoa também. 🙂

      Apesar de ter aproveitado bastante o verão já começa a dar aquele sentimento que eu deveria ter feito mais coisas. O dia que eu conseguir abraçar o mundo estarei feita! kkkk

      Com relação ao idioma, não desanime. Vai pegando algumas dicas, mas sem entrar em paranoia. Aprender mesmo será só aqui na Suécia, pois você estará imersa no idioma.

      Torcendo por ti, viu? E obrigada pelo carinho!

      Puss!

  4. Bom demais da conta!! sua volta pra nos alegrar com novidades, experiencias e dicas bem legais. Depois vou fusar o blog… bjs da mineira em Gotemburgo!

    1. Olá Sheila!
      Pode ter certeza de que estou muito feliz por estar de volta também. Tava com uma baita saudade de blogar e de trocar um dedinho de prosa virtual com vocês :-D.

      Vou torcer para você gostar do conteúdo que tem por aqui. 😉

      Puss!

  5. Oi Vânia! Nossa, quanto tempo…. Bem vinda de volta a bordo :-).
    Que bom que você pode aproveitar o verão sueco, porque o verão na Suíça foi praticamente inteiro de chuva. Dá pra contar quantos dias realmente de sol tivemos. 🙁
    Isso que você comentou sobre os emails do blog é muito chato mesmo… eu também respondo todos na maior boa vontade, e algumas vezes, nem um “obrigado” de retorno aparece. Enfim, acho que você faz bem em transformar as dúvidas em um só post. Percebi também que tem gente que quer tudo de mão beijada e não querem nem se dar ao trabalho de ler,rs.. Bjsss

    1. Tempo mesmo né Sandrinha! Tava com uma baita saudade de blogar :-). Voltei, mas me sinto meio enferrujada ainda rs. Acho que vou levar um tempinho para pegar o ritmo novamente.
      E que chato esse clima aí na Suíça, hein? Achei que tivesse sido maravilhoso, mas pelo jeito não. Eu adorei o verão por aqui, pois finalmente pude abusar de vestidos, shorts e blusinhas. Bom, pelo menos durante o dia! 🙂

      Essa questão das mensagens tenho de confessar que fiquei um pouco chateada, justamente por causa dessa falta do “obrigado”. Senti que algumas pessoas acharam que eu tinha a obrigação de ajudar. E a gente sabe muito bem que as coisas não são por aí. Ajudar é uma coisa, fazer todo o trabalho de pesquisa é completamente diferente, né? Pois é, mas um aprendizado que o blog me proporciona.

      Puss!

  6. Aqui na Alemanha a sensacao de “as ferias estao acabando” tambem ja esta presente, apesar de eu estar aqui trabalhando e nao de ferias… Gostei da ideia de usar o que te perguntam como ideia de novos posts, sucesso!

    1. Olá Bruna, seja bem vinda!
      Sempre quando chega o finalzinho do verão fico com aquela sensação de que poderia ter aproveitado mais ainda, sabe. Mas fiz o que eu podia ter aproveitado e foi simplesmente ótimo.
      Obrigada pelo carinho. Puss!

  7. Está mais que certa, Vânia! Nosso verão é curto demais pra gente ficar na frente do computador, né não? Isso a gente deixa praqueles dias curtos, escuros e frios. 😉 Eu também tenho aproveitado bastante o verão, apesar de até ter conseguido manter o blog atualizado (não em julho ou agosto).

    Sobre os emails de pessoas, eu passo pela mesma situação. Pra começar, eu demoro demais pra responder, sei que é uma falha, mas não dá pra priorizar isso, não tem jeito. Acho que o guia, ou um FAQ é uma ótima solução sim. Tenho planos de fazer a mesma coisa no meu blog, sabe? Aliás, já até comecei a rascunhar um guiazinho sobre tudo relacionado à imigração pro Canadá. Um dia ele sai! Boa sorte no seu!

    Beijo! E bom te ter de volta! Quero saber tudo do verão na Suécia!

    1. Ai Ana, nem me fale. Agora, mais do que nunca, eu entendo perfeitamente o sentido de “aproveitar o verão”. Fiquei longe do computador e não me arrependo disso. Me fez tão bem! 🙂 Ainda não consegui colocar a leitura dos blogs em dia, mas tenho certeza de que o seu deve ter muitas novidades, como sempre, né?

      De verdade? Eu sinto o maior prazer em poder ajudar as pessoas, mas estou naquela fase de que não consigo mais abraçar o mundo. Demoro horrores para responder e dependendo do tipo de e-mail, às vezes, eu levo até uma hora para responder apenas dois e-mails. Eu também comecei a trabalhar no meu FAQ, mas olha, tá longe ainda de ser finalizado. Então, aos pouquinhos vou trazendo as dúvidas em forma de post mesmo até que ele fique pronto.

      Obrigada pelo carinho. Quero saber sobre o seu verão Canadense também, hein? 😉
      Puss!

      1. Obrigada lindona pela visita e pelo instagram. Logo mais tem fotos por aí, mas todas sem edição, porque ainda tô longe de saber editá-las kkkk 😉
        Puss!

  8. Meninaaa, que sumiço! rs
    Fiquei pensando no que teria acontecido, mas fiquei também com medo de parecer intrometida ao te enviar uma mensagem perguntando por você. Só que pelo jeito fui a única a ficar sem jeito de te mandar mensagem rsrs.
    De qualquer modo estou feliz que você esteja de volta. 😉
    Beijos

    1. Opa, “sumidaço”, né? Muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo e ainda estou tentando retomar o ritmo. É ruim ficar muito tempo sem escrever, pois me sinto meio enferrujada agora rs.
      Agora, você não precisa ficar sem jeito não. Pode me perguntar e interrogar sobre o que quiser… eu deixo! 😀
      Muito obrigada pelo carinho. Em breve vou ver se consigo colocar a leitura em dia de todos os blogs que acompanho e o seu está nessa listinha. 😉
      Puss!

  9. Eu, que sempre detestei sol, calor e verão, senti na pele esse ano o que é desejar uns dias de sol ao ar livre, podendo sair de casa sem casaco e sem blusa, passando calor. O verão aqui em Amsterdam também já está indo embora mais cedo do que deveria, mas acho que deu pra aproveitar bem… teve churrasco no parque, churrasco na casa de amigos, picnics, praia, um monte de atividades outdoor pra sugar toda a vitamina D que der antes do inverno chegar de novo!
    Tô conhecendo o blog só agora, mas fico feliz que você esteja voltando a blogar e continue falando sobre a Suécia – é um dos países que eu quero muuuuito conhecer, e espero que isso aconteça em breve. 🙂

    1. Paula! Mas que surpresa chique e ilustre você por aqui! 😀
      Com o tempo a gente vai tentando se acostumar com o clima, né? Eu também não sou uma big fã de ficar estatelada ao sol. Aliás, eu corro disso! Mas depois que mudei para a Suécia meu conceito mudou totalmente. Agora eu o quero como nunca e entendo perfeitamente o que significa “aproveitar o verão”. Bom saber que você andou fazendo o mesmo… afinal quem pelas bandas de cá não o faz, não é mesmo?
      Quando você vir para a terra dos vikings me avise, pois quem sabe a gente não se encontre para tomar umas, hein? Valeu pela visita! Puss!

    1. Olá Manu! Olha, posso dizer de boca cheia que tô mega feliz de retomar o meu diário. Tava com uma saudade dele e desse contato com os leitores que você nem imagina.
      Muito obrigada pelo carinho e por ajudar a fazer desse cantinho tão especial.
      Puss!

    1. Ai nem me fale Roseli. Foram tantas emoções nos últimos meses, que na verdade nem sei por onde começar rs. Espero que logo mais eu comece a postar as fotos e contar todos os detalhes das minhas aventuras. 😉
      Puss!

Faça a teimosa feliz. Comente!