O mês de Outubro na Suécia

O último post que fiz sobre as curiosidades dos meses na Suécia refere-se ao mês de abril e a essa altura do campeonato acho que não faz mais sentido falar sobre os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro já que se passaram cinco meses. Mas também não vou ficar chorando as pitangas pela falta das postagens. De jeito nenhum! Decidi que no próximo ano darei um jeitinho de compartilhar o que ficou faltando e assim preencher esse buraco, tá?

Está caindo de paraquedas e não tem ideia do que estou falando? Então, dá uma olhadinha no texto o mês de Fevereiro na Suécia onde eu cito o livro “The Year in Sweden”, porque você entenderá toda a parafernália que estou tentando fazer no diário desde então.

IMG_2190

E vamos ao que interessa?

Outubro é oficialmente o mês da caça aos alces na Suécia. Aqueles cervos troncudos que podem atingir mais de 2 metros de altura, pesar mais de 700 kg e são um tanto mal cheirosos também. Teoricamente essa caça já começou lá em primeiro de setembro, mais ao norte do país, mas é justamente agora que o negócio realmente acontece. Essa caçada vai durar todo o inverno e terminará somente no final de fevereiro.

Durante a temporada de caça, os caçadores mais “coxinhas” costumam usar no chapéu um raminho de pinheiro para sinalizar que possuem um alce ensacado ali de posse deles. Tudo isso só para se mostrar um pouquinho e fazer com que os invejosos morram de dor de cotovelo.

Coincidência ou não, a caça se dá na mesma época do acasalamento. E por que tamanha judiação em caçar os pobres bichinhos bem agora na época da procriação? A verdade é que o governo apoia essa causa como forma de controlar o número de alces na natureza e consequentemente reduzir os acidentes nas estradas que envolvem animais desse porte. Mas não é uma caça desenfreada. Todo o processo é bem controlado e cada região no país possui a quantidade certinha de quantos alces podem ser abatidos levando em consideração a idade, o tamanho e até o sexo do animal.

Alce

Mas não é só de caça que vivem os suecos nesse mês outonal. Esse é o período que eles tiram férias novamente. Vida boa, não é? Porém, não são todos que participam desse oba oba. Na verdade são as escolas que ao final de outubro têm o que a gente conhece por semana do saco cheio. É a semana perfeita para os estudantes relaxarem e tentarem praticar algum exercício. Atividades de inverno? Talvez! Aos pouquinhos os esportes dessa estação vão chegando e dominando o pedaço. Mas nada de guerra de bolas de neve já que ainda não é época para essas coisas. Agora é o período em que a galera começa a se divertir com os campeonatos de hockey no gelo.

IMG_2189

Esse mês acontece também à entrega do prêmio Nobel, um dos eventos mais importantes não só para os suecos como para o mundo. O mais cobiçado, sem dúvida, é o “Prêmio Nobel da Paz”, que nesse em 2014 foi dividido entre Malala Yousafzai, uma ativista paquistanesa “pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação” e Kailash Satyarthi, um ativista indiano que se dedica a “salvar crianças do trabalho escravo”.

IMG_2188

O Prêmio Nobel pode até ser a estrela do mês, mas a celebração do Kanelbullens dag, em português Dia do Bolo de Canela, também tem sua participação especial. Presente no calendário desde 1999 o dia 04 de outubro é dedicado a esse bolinho para lá de gostoso e está presente em quase todas as cafeterias do país, trazendo satisfação e felicidade aos porpetinhos de plantão.

IMG_2253

E tem mais. Há muitos anos Outubro costumava ser o mês para mudar de casa, só porque até 1945 existia uma lei em que os trabalhadores da classe mais baixa na Suécia só podiam se mudar somente nesse mês. Tempos difíceis aqueles, não? Felizmente, hoje em dia isso não existe mais e cada um muda quando pode ou realmente precisa. Agora uma coisa é fato, quando há neve não se vê muitas mudanças por aí.

IMG_2192

Outubro termina com o Halloween quando jovens e crianças se divertem com doçuras, travessuras e bebedeiras, mas tudo bem ao estilo sueco e sem fortes emoções.

IMG_2191

Vi ses… hej då! 😉

8 thoughts

  1. O prêmio para Malala foi super merecido! 🙂
    Quanto a lei para se mudar só num determinado mês, é bem esquisito né? Eu não ia querer viver numa época assim rs.

    1. Van, eu também achei a premiação mais do que merecida. Já estava há algum tempo acompanhando pela mídia o trabalho dela. Realmente é de tirar o chapéu. Ah, se o mundo tivesse mais pessoas assim…
      Nem me fale sobre essa lei. Muito chatinha, né?! Ainda bem que as coisas evoluem. 😉
      Puss!

  2. Oi Vânia,
    Não deixa de ser um mês gracioso para um outono.. O delicioso Kanelbullens dag significa dia feliz e viva a canela! Adoro canela! :)) Agora, penso que há versões desta pequena maravilha em alguns outros países.
    bjs

    1. Oi Sil!
      Super gracioso Sil. Antes de postar as coisas do outono quero compartilhar ainda como foi o meu verão e assim ter esse registro no diário. 🙂
      Há sim outras versões do bolinho de canela, mas acredito que a mais conhecida seja a americana. Dizem por aí que ela bem mais doce que a sueca. Eu ei de experimentar essa também!
      Puss!

    1. Com certeza Lucia que elas irão aparecer por aqui. Estou tentando dar um gás nas postagens do verão e posso te dizer que virão muitas fotos por aí ainda. 😉
      Puss!

Faça a teimosa feliz. Comente!