Neblina e fotografia

Já faz tempo que acompanho no meu instagram alguns fotógrafos da Escandinávia. E sempre que vejo a atualização desses caras no meu feed eu fico de boca aberta com o talento de cada um deles. É uma paisagem mais linda que a outra.

E vendo uma porrada dessas fotos quase que diariamente não é à toa que elas acabem servindo de pura inspiração pra mim. Procuro ficar atenta a todas as dicas que um ou outro compartilha por lá.

Pois bem, e foi numa manhã interessante, fria e com temperatura de 10 graus, que eu caí da cama bem cedinho e saí para fotografar. A cidade estava toda encoberta pela neblina e eu precisava ser pra lá de ligeira para garantir as fotos antes que a névoa se dissipasse.

Para quem mora em Estocolmo sabe como é o clima por aqui. O céu é cinza durante boa parte do ano. Geralmente, pra gente que é brasileiro, é mais um dia sem graça, que deixa os cabelos com aspecto seboso, a roupa meio úmida e bate aquela preguicite aguda. Se por um lado essas coisas não são agradáveis, por outro é um dia que pode render bonitas imagens.

Confesso que eu estava doida para fazer esse tipo de fotografia, até porque nunca tinha feito antes e queria ter essa experiência. E sabe de uma coisa? Não me decepcionei.

IMG_2918

IMG_2930

IMG_2920

IMG_2921

IMG_2922

IMG_2923

IMG_2916

IMG_2924

IMG_2926

IMG_2927

IMG_2928

IMG_2929

IMG_2925

Consegui fazer os cliques somente na região onde moro, pois não deu tempo de chegar ao centro, já que a neblina sumiu rapidinho do mapa.

Mas sabe o que foi mais legal de tudo isso? A minha cara de pau! Eu enviei, como quem não quer nada, uma das fotos que tirei nesse dia (essa aqui debaixo) para o site oficial de turismo em Estocolmo, o Visit Stockholm. E sabe o que aconteceu? Eles a divulgaram na página deles no facebook. Iupi! \o/

IMG_2919

Não consigo nem descrever a minha felicidade quando vi a foto publicada. Sei que tem a maior galera que faz isso o tempo todo, mas eu estava sem jeito e até meio insegura. O bom foi que eu arisquei e o resultado foi positivo. E depois disso fiquei com tanto amor nessa foto que agora ela vai virar um quadro aqui em casa.

E tudo isso me fez pensar que eu preciso me arriscar mais nas coisas que eu quero. Afinal, quem arrisca não petisca.

Vi ses… hej då! 😉

39 pensamentos

  1. Parabens, Vania!!! jah naum eh de hoje que admiro essa sua ‘cara de pau’ nas atividades fotograficas 😉
    Bjocas
    P.S. Acho que estou reconhecendo aquele banquinho ‘olhando’ a neblina do alto. Fica num parque que voce jah mostrou aqui, naum eh?

  2. Noooossa, isso que é um olhar artístico!!! Caprichou, hein? As fotos estão um desbunde, lindas mesmo. Parabéns….e vai arriscando aí…imagina as fotos lindas que você fará em breve, com a primavera chegando! Uuuuhhhuuuuu

    1. Eliana, desse jeito você me deixa sem graça :-). Tô descobrindo as coisas que minha câmera é capaz. Esse ano empolgação é o meu codinome haha. Tomara que eu consiga fazer belas fotos da primavera também.
      Obrigada pelo carinho. Puss! 😉

  3. Vania, que fotos lindas! Acho que a neblina dá uma certa dramaticidade e deixa as paisagens mais bucólicas. O lado bonito é a gente que tem que enxergar :-). Bjs

    1. Sandrinha, que saudades de vc! Sumi da blogosfera e tô devendo várias visitinhas. Logo mais eu apareço :D.

      Concordo contigo, por isso que eu queria fazer essas fotos de qualquer jeito. Agora, só está faltando fazer as fotos do centro da cidade. Próximo outono que me aguarde. 😉

      Puss!

  4. Ai, amoreco!!! Quantas fotos lindas! Você arrebenta sempre!
    É a fotografa oficial da Friolandia <3

    Olha, tenho muuuuita vontade de fotografar a neblina de manhã. Uma hora dessas consigo rs…

    Ah, gostaria muito que você me indicasse perfis do IG, por favor 🙂
    Obrigada!

    Beijos grandes <3

    1. Ray!
      Fotógrafa oficial? Nem tanto… apenas tentando descobrir do que a minha máquina é capaz. Ainda tenho um longo caminho a percorrer :-).

      No instagram eu tenho uma galera que curto bastante e que posta paisagens maravilhosas. Vou ver os nomes e te passar, tá?

      Puss!

  5. oi guria linda que bom, tuas fotos são ótimas, eu me transportei pra, amo essa paisagem de inverno neblina, é magico, adoro ler teus post, abraço from Porto Alegre,
    beijo fica com Deus

    1. Oi Nara, você que é uma linda. 🙂
      Fico mega feliz por você ter gostado e que as imagens tenham te provocado essas sensações. Tô aqui do outro lado da telinha me achando hahaha.
      Fique com Deus também.
      Puss! 😉

  6. Oi Lindinha!!!

    As fotos estão ótimas!! Juro que eu senti frio! Senti até o cheiro da neblina….ai que tudo! Se cuida!

    Bjs

    1. Oiê Maria… linda é você! 😉
      Sua sensação foi profunda, hein? Mas juro pra você que não estava frio… só uma brisa de leve. Você verá o que é frio quando eu postar as fotos do inverno.
      Valeu pela visita e pelo “lindinha”. Amei!
      Puss!

    1. Não posso deixar esse sentimento me dominar. Agora só está faltando tirar as fotos do centrão da cidade para a felicidade se tornar completa. 😉
      Valeu pelo carinho. Puss!

    1. Oi Melissa, eu enviei a última foto que aparece nesse texto.
      Percebi agora que não havia mencionado qual era… mas acabei de inserir essa observação. 😉
      Puss!

  7. Parabéns, Lindas fotos, que maravilha morar perto de um lugar desses, espero um dia conhecer a Suécia, abçs……

    1. Branca… posso te chamar assim? 🙂
      Eu gosto pra caramba da região onde moro… chega até me lembrar um pouco a região que morei em Gotemburgo. Minha ex-casa ficava perto de uma floresta e era simplesmente d+. Descobri morando na Suécia que realmente amo a natureza. <3
      Muito obrigada pelo carinho, viu?
      Puss!

  8. Vania, as imagens estão lindas <3. As pessoas sempre dramatizam as fotos com PB ou algum tratamento com menos saturação nas fotos.Amo suas imagens, são puras e conseguem retratar e ilustrar muito bem como são as coisas ai na terra dos vikings. Mal posso esperar pra chegar ai e fotografar tudo o que eu puder. 🙂

    1. Leticia, eu até curto uma foto em P&B de vez em quando, mas pra mim as fotos bem coloridas são as melhores, porque me identifico muito mais. Torcendo por ti desde já para fazer fotos maravilhosas por aqui. Muito obrigada pelo carinho e pelo feedback.
      Puss!

  9. Aí minha Vanoca,
    Suas fotos estão de me fazer ficar olhando por hoooras. Essa neblina deu um ar misterioso ao lugar. Que maravilhoso morar tão pertinho de tanta beleza. E eu acho que vc tem razão. Temos que arriscar mais. Vai que rola, né?
    Beeeijo cheio de amor pra vc.

    1. Paulete Bolete, saudades de você minha linda! Eu sou suspeita para falar, mas gosto bastante da região onde moro, porque é cercada pela natureza. O verão por aqui então é d+. Tô aqui torcendo para que as coisas rolem de verdade :-).
      Puss!

Faça a teimosa feliz. Comente!