Quando se faz um roteiro turístico à última coisa que você pensa é em visitar alguma biblioteca naquele lugar, não é verdade? Os monumentos históricos tendem a impressionar muito mais e se o roteiro for apertado, aí mesmo é que qualquer visita a uma biblioteca fica fora de cogitação.
Agora, se você está de passagem por Estocolmo e tem uma vaguinha na agenda, que tal reconsiderar isso no seu roteiro, hein? A dica é dar um pulo na Biblioteca Municipal de Estocolmo. É um lugar bacana de ser visitado e fotografado, especialmente se você for apaixonado por arquitetura.
Talvez não seja um dos lugares mais legais para conhecer na cidade e nem tão atraente aos olhos da turistada, mas eu te digo uma coisa, vá que não irá se arrepender.
A Biblioteca Municipal de Estocolmo é um dos edifícios mais influentes da cidade. E por qual razão? Porque foi projetada no estilo clássico nórdico por um dos arquitetos mais famosos do país, o Gunnar Asplund. Prazer!
Sua construção foi iniciada lá no início do século 20 e a inauguração ocorreu em 1928. Por falta de grana para concluir o projeto, um dos anexos só conseguiu ser finalizado em 1932.
E de verdade? Esqueça as datas. O lance aqui é focar no edifício.
Ele é todo pintado num tom de laranja mais pálido e a entrada principal tem uma escadaria alta que te leva diretamente ao hall da biblioteca. E é aí que a coisa toda fica interessante.
Assim que você entra, de cara já dá para perceber que o destaque fica por conta da sala em formato cilíndrico. Você começa a prestar atenção nos detalhes ao seu redor, no contraste das cores e na misturinha das texturas dos livros. Dá uma vontade danada de querer folhear cada página e mergulhar em histórias adormecidas ou há tempos que parecem que foram esquecidas. E é ter aquela sensação de ser abraçado por um ambiente para lá de acolhedor.
As estantes cobrem toda a parede e as escadas para os andares superiores ficam meio escondidinhas atrás das portas de emergência. O teto é bem alto, branquinho e bem iluminado, principalmente por causa da luz que entra através das janelas. Bem no centro da biblioteca há um grande lustre, que apesar de ser simples, o formato contribui para que a iluminação seja harmoniosa.
E sabe o que é legal desse lugar? Não apenas a arquitetura e aquele largo abraço dos livros, mas também saber que essa foi à primeira biblioteca pública da Suécia a adotar o esquema de prateleiras abertas, para que as pessoas pudessem acessar os livros sem a necessidade de pedir a ajuda de um funcionário. Legal, né?
Mas tem mais. Ela é considerada a maior biblioteca pública do país, além de ser conhecida internacionalmente. O arsenal conta com aproximadamente 500.000 livros e é visitada diariamente por cerca de 3.000 pessoas. Posso dizer que faço a minha parte contribuindo para essa estatística, já que ela é a minha queridinha de Estocolmo.
Então, se estiver pela cidade pense com carinho nesse lugar. De repente vai que você me encontra por lá.
Vale a pena visitar, mas lembre-se que manter o silêncio é de bom tom, afinal você está numa biblioteca. Shiu!
Stockholms Stadsbiblioteket
Website: https://biblioteket.stockholm.se/
Endereço: Odengatan 63 – 11350 – Stockholm
Como chegar: A biblioteca fica em Vasastaden, no cruzamento da Sveavägen com a Odengatan (próximo à estação Odenplan, linha verde do metrô).
Vi ses… hej då! 😉
Gente que imagens fantásticas da biblioteca. É linda e vale a pena visitá-la.
E como vale! Obrigada pelo carinho, tá? 😉
Viajei pelas belas fotos, pela arquitetura, pelos livros e por suas palavras Vânia! Não sei se sabe, sou bibliotecária e amo conhecer bibliotecas. Se um dia viajar para a Suécia, com certeza baterei cartão por aí rsrs. Grata pela postagem. Bjs
Sério que você é bibliotecária? Poxa, que legal! Imagino a sua paixão pelos livros e fiquei feliz em saber que você curtiu essa biblioteca de Estocolmo. E quando puder venha mesmo, porque vale super a pena conhecer.
Puss! 😉
Vânia, nesse começo de ano passamos por uma grande reforma. A biblioteca ficou linda. Dá só uma olhada: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=804474286256546&set=pb.100000819466698.-2207520000.1433334925.&type=3&theater
Oi Ro, não consegui ver a foto :-(. Agora você me deixou curiosa rs.
Será que agora consegue acessar? https://www.facebook.com/media/set/?set=a.851148098255331.1073741830.192466024123545&type=3
Consegui Roseli! É tão gostoso quando tudo é novinho, né? Obrigada por compartilhar suas fotos comigo. 😉
Eu adoro ir à biblioteca. Adoro livros, adoro ler. Ler para mim é uma viagem. Qdo mais jovem tinha o desejo de ir morar para perto de uma. Hahaha Como diz o Ira em uma das suas músicas..são tolices…
Engraçado q eu Tb estava a pensar em fazer um post sobre a biblioteca da minha cidade no meu blog. Ela não é grandiosa e bela como a de Estocolmo, pois Tb vivo numa cidade bem mais pequena, no entanto é um lugar prazeroso e dinâmico no q diz respeito ao seu funcionamento.
Obrigada pela lembrança.
Eu também adoro Sil!
Poxa, escreve sobre a biblioteca da sua cidade sim. É sempre interessante a gente conhecer outros lugares, por mais simples que eles sejam.
Puss! 😉