O mês de Junho na Suécia

Assim como os outros meses, junho é um período especial no país e recheado de curiosidades.

Se você der um giro por uma escola do ensino médio na primeira semana desse mês, com certeza irá encontrar uma multidão de pais e familiares barulhentos, que carregam placas com uma foto de seus filhos ainda quando pimpolhos e em alguma situação embaraçosa.

O mês de Junho na Suécia

Você verá carros e caminhões decorados, meninas de vestidos brancos e meninos ao estilo mais elegante, usando terno e gravata, além do tradicional chapéu branco. Todos cantando, gritando e apitando. E qual o motivo para tanto? É simples! É dia de formatura do ensino médio e os estudantes estão comemorando que passaram no exame ORAL final. Isso mesmo, a prova é feita no gogó. E dessa turma, cerca de 60% darão continuidade aos estudos em uma universidade.

O mês de Junho na Suécia

O Dia Nacional, chamado de Nationaldagen, cai no dia 6 de junho. Só que nem sempre foi assim. Essa data só se tornou feriado no país a partir de 2005, pois o parlamento sueco estabeleceu como um feriado nacional para incentivar os vikings a comemorar o dia de ser sueco. Se bem que até hoje os suecos não sabem direito o que estão comemorando, já que a Suécia não ficou independente de ninguém. Porém, curtir o dia de folga, ah isso sim, eles sabem fazer e muito bem.

O mês de Junho na Suécia

Na Suécia todo mundo adora ter alguns dias livres, principalmente quando eles aparecem na primavera e início do verão. O que acontece é que os trabalhadores tentam acumular dias o suficiente para esticar o final de semana. Por exemplo, quando um feriado cai numa terça-feira ou quinta-feira, a ponte é descontada das férias, então quanto mais dias acumulados tiver melhor será.

O mês de Junho na Suécia

Além disso, há o Midsommar, o auge da felicidade sueca. E é nesse feriado que os caras aproveitam para velejar, explorar o arquipélago, entornarem os canecos até dizer chega, enfeitar a cabeça com coroas de flores, cantar lá nas alturas e fazer muito sexo.

O mês de Junho na Suécia

As ruas, os parques, as casas, os automóveis e tudo o que der na telha é decorado com fitas, bandeirinhas e bexigas azuis e amarelas.

O mês de Junho na Suécia

Tudo isso ainda é seguido pela tradição de levantar um mastro e dançar umas músicas estranhas ao redor dele.

O mês de Junho na Suécia

Eu disse que eles enchem a cara, não? A galera se embebeda de tal maneira, que é difícil até lembrar o que aconteceu durante o feriado. Há até algumas pessoas que ficam jogadas nalgum canto. O povo resolve soltar a franga ingerindo doses e mais doses de bebida alcoólica. Estou exagerando? Um pouco. Mas só para quem vive por essas bandas sabe o que quero dizer.

Lá no texto sobre o mês de fevereiro eu contei que o maior número de nascimentos no país ocorre naquele mês, certo? Pois bem. Significa dizer que a galera anda furunfando muito agora no início do verão, especialmente nas festas do Midsommar.

Mas as curiosidades de junho não param por aí. Existe também um prognóstico da colheita de batatas. Isso porque a preocupação está em saber quais foram os estragos causados na plantação durante o inverno e a que preço as mesmas serão vendidas. Saiba que isso é importante para o país, já que as batatas são essenciais para os suecos, assim como o feijão com arroz é para os brasileiros. Mas de verdade? Desde 2011 não vi muita diferença no preço delas, então acho que tudo anda sob controle.

O mês de Junho na Suécia

Essa é a melhor época do ano na Suécia para tirar férias e aproveitar o que o país tem de tão lindo. Afinal, sacudir a poeira do inverno e recarregar as energias é preciso, principalmente quando se sabe que o verão é tão curto na terra dos vikings.

O mês de Junho na Suécia

Vi ses… hej då! 😉

8 pensamentos

  1. Amei esse texto. Tenho loucura pela Suécia e tudo que se relaciona com seu povo, e com a cultura da Escandinávia 🙂
    Desejo que o verão seja leve, colorido e muito ensolarado por aí!

    1. Denise, que delícia saber que você curte a cultura Escandinávia. Espero poder voltar em breve e compartilhar mais coisas sobre a Suécia e assim aumentar essa sua loucura pelo país. 😀
      E eu também que o verão seja maravilhoso… estamos todos precisando disso!

  2. “…e fazer muito sexo.”…
    Hahahahahaha hahahahahahaha hahahahahahaha hahahahahahaha hahahahahahaha!
    Lembrei daquela história do casal que foi pego no ônibus… foi num feriado desses, Midsommar ou Nationaldagen se não me engano.
    abraços

    1. E não é verdade Maria? É o que pessoal mais faz agora :D. E essa do casal que foi pego aconteceu mais para o final do ano, quando já estava mais frio. Acho que eles estavam tentando se esquentar no ônibus.
      Puss! 😉

  3. Oi Vaninha!
    Fiquei com vontade de me mandar pra Suécia. A atmosfera parece ser muito deliciosa nessa época do ano. Aqui na Alemanha é sempre muito bom ver as pessoas mais ativas, aproveitando mais os dias de sol ao ar livre…enfim, mais de bem com a vida. Bom verão aí pra vocês! Vamos aproveitar porque é realmente bem curto 🙂
    beijos

    1. Oi Aninha!
      Olha, essa é a melhor época do ano. A Suécia se torna outro país completamente diferente daquele do inverno. Curta muito o verão por aí também e tire muitas fotos lindas! Puss! 😉

    1. Oi Sil! Não acredito que esqueci do seu aniversário. Acho que você havia comentado comigo :-(. Mas antes tarde do que nunca: feliz aniversário atrasado para ti. Espero que tenha aproveitado muito o seu dia. 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!