O sumiço, o retorno e o blog

Ando sumida. Eu sei! Meio que desapareci daqui, do facebook e do instagram. Eu até que tentei retomar as publicações lá em meados de agosto. Mas me pergunta se eu consegui? Claro que não!

O que aconteceu é que voltei a estudar porque preciso de um certificado que não tenho. Dei bobeira e agora estou correndo atrás do prejuízo. Fora isso, estive doente. Fui parar no hospital e fiquei internada por alguns dias. Não foi nada grave e prometo que logo mais irei compartilhar o motivo e a minha experiência com o sistema de saúde na Suécia. Mas aguenta firme aí que depois eu conto, tá?

Nos últimos dias retomei a atualização das redes sociais, meio que timidamente ainda. Sei que tem uma galera que não deixa de postar por nada nesse mundo, mas eu não sou assim. Quando tenho outras prioridades eu acabo me desligando um pouco do mundo virtual e só volto quando tenho tempo para isso. Por outro lado, isso é ruim toda vida, né? Tanto para mim, que perco o ritmo de escrever, quanto para você que fica esperando uma nova postagem que nunca vem. Pois é, admito que é mea culpa. Tô tentando mudar isso. Juro!

Snapchat: varomao
Snapchat: varomao

Outra coisa é que tenho recebido várias mensagens com um milhão de perguntas, das quais muitas delas eu não tenho a resposta. Apesar de morar na Suécia há um tempinho, eu não sou conhecedora de tudo. O que compartilho é fruto de experiências pessoais, troca de ideias com amigos e quando não domino o assunto eu pesquiso. E muito! Mas o meu conhecimento nem chega perto de quem nasceu e viveu a vida toda na Suécia. Ou daqueles que moram no país há muitos e muitos anos. Ou ainda daqueles  que tem um parceiro sueco para dar o caminho das pedras quando se precisa. Mas eu tento fazer o meu melhor e fico mega feliz quando recebo um feedback positivo. Cara, preciso dizer que isso incentiva pra caramba? Acho que não, né?

Entretanto, eu tive de fazer uma coisa meio chata. Infelizmente, precisei desabilitar as mensagens inbox do facebook. Não estava mais rolando responder por lá. O motivo? Além de acumular com os e-mails que recebo através do blog, eu estava dando o retorno com um atraso de 2 meses. E de verdade? Isso não é legal. Resultado: uma pancada de gente estressada comigo. Achei por bem tomar essa decisão e não me arrependi. Sem exageros, minha vida mudou. Mudou para melhor! Hoje consigo dar o retorno bem mais rápido, mesmo que seja para dizer que não tenho como ajudar.

Agora, uma coisa engraçada que tem acontecido é que algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o blog. Pois bem! Para você que é recém-chegado, o Diário de uma Teimosa tem como foco central a Suécia. Eu falo sobre um montão de curiosidades, das tradições, de histórias da carochinha, de como é morar na terra dos vikings, das cidades que já visitei e também dou dicas de lugares que eu gosto e costumo ir. Não importa se é uma caminhada num belo parque da cidade, um restaurante famoso, uma cafeteria aconchegante, um mirante de tirar o fôlego ou até mesmo um badalado ponto turístico de Estocolmo.

Pôr do sol em Estocolmo

Mas de uns tempos para cá eu acabei incorporando alguns assuntos, digamos que, mais sérios sobre o país. Tipo, falar como funciona o mercado de trabalho e os salários por profissão, como fazer para morar na Suécia, dicas para fazer amigos, sobre o idioma local, das vantagens e desvantagens de morar no país , entre outras coisinhas mais. Confesso que esse nunca foi o meu objetivo com esse espaço, mas aconteceu.

Então de uma forma bem resumida, o diário é uma misturinha de coisas: dicas, passeios e curiosidades da Suécia. Se você tem certeza de que é isso que você procura e tem interesse em saber mais, fique à vontade para xeretar o conteúdo – que tem bastante coisa por aqui – e se liga que tem postagem vindo por aí. Tem um monte de lugares que fui e ainda não compartilhei, porém pretendo fazer isso o mais breve possível.

Dicas, passeios e curiosidades

Mas ó, não se preocupe que eu dou uma sumida de vez em quando. Porém, sempre que posso eu apareço para dar um oi, até porque morro de saudades do diário e de você leitor.

Bom, eu estou de volta e espero continuar postando com mais frequência. Oremos!

Vi ses… hej då! 😉

25 thoughts

  1. Oi Vânia,
    Não sei se você se sentiria à vontade em comentar à respeito da crise migratória na Europa e de como ela está atingindo a Suécia.
    Esta é minha curiosidade 😉

    1. Olá Lorena! Eu tenho pensado bastante se devo fazer algum texto sobre isso, mas ainda não me senti à vontade para fazê-lo. Só digo que muitas coisas estão mudando.

  2. Olá! Espero que você esteja bem,feliz por ter voltado,gosto de tudo que você publica,suas fotos são incríveis e seus relatos muito gostoso de ler.Mas o importante é você estar bem saudável e feliz.Se cuida bjs

  3. Que bom que você voltou! E totalmente te entendo com as pausas, é super normal e até saudável, eu acho, sabe?

    Eu demoro horrores pra responder os emails das pessoas que me escrevem pelo blog, Vania. Socorro! Demoro muito mesmo. Por vários motivos, mas acho que principalmente porque são sempre as mesmas perguntas. Já pensei de fazer um FAQ pra colocar no blog, mas até hoje não rolou. E acho que o povo é preguiçoso mesmo, não se dá ao trabalho de ler tudo o que a gente já publicou, todas as dicas. Mudar de país é uma coisa que dá trabalho mesmo, e se a pessoa não tem paciência nem pra pesquisa, fica difícil, né?

    Fica bem, e estaremos aqui quando você quiser e puder compartilhar mais da Suécia com a gente. 🙂 Beijo!

    1. Ai Ana, eu procuro ser presente, mas nem sempre consigo e acho que você me entende melhor do que ninguém :-). Eu tô com esse projetinho do FAQ faz um tempo, mas ainda não consegui colocá-lo em prática. Espero que consiga desenrolá-lo ainda esse ano e vou torcer para que ele seja realmente utilizado, porque tem gente que ainda vai querer mastigado e que eu ainda faça a digestão haha. Vou tentar postar umas duas vezes por semana, mas caso eu não consiga não ficarei me martirizando por causa disso. Já passou da época! Puss! 😉

  4. Ahhh Vânia, cuide mesmo da sua vida! Eu gosto de ler o seu blog, acho que você conta coisas legais, interessantes mas pera aeeee né, você tem sua vida privada, marido, família e obrigações. Se isso aqui não for seu ganho pão, um abraço, as pessoas têm que entender e que busquem por elas mesmo as informações. Mania que muita gente tem que querer tudo mastigado. Eu acho até que muita coisa aqui foi super bem explicada por você. E como assim, não sabem “do que é o blog” rs????
    Cuide de sua saúde, do seu bem estar, dos seu objetivos pessoais e, sim, continue nos presenteando com suas novidades se puder. Claro que a gente sente falta de uma postagem legal…mas eu entendo. Um beijo pra vc e se cuida! Vida virtual é legal mas não fundamental.

    1. Oi Eli, tudo bem moça?
      E eu gosto de ter você aqui sempre presente e enriquecendo o blog com teus comentários. Eu tô super relax agora com o retorno das mensagens. A quantidade diminuiu bastante. O que acontecia é que tinha gente que mandava a mensagem pelo facebook, depois me mandava pelo e-mail, às vezes, até pelo instagram. Parei! As coisas estão mais saudáveis agora. Mas eu confesso para ti que quero ser mais presente e deixar o blog mais consistente. Vou fazer uma experiência e vamos ver no que vai dar.

      Então, algumas pessoas estavam achando que eu era tipo uma agência de empregos, me pedindo para eu arrumar um emprego por causa dos lugares que eu posto (tipo restaurante, cafeteria e etc.). Só que eu não sou! Resolvi deixar claro sobre o que o blog é e eu acho que mais claro que isso é impossível. Valeu pelo carinho sua linda! Beijos 😉

  5. Ai, ai, ai…hahaha e não desaparece assim de novo.
    BTW, adorei suas explicações sobre a função do blog… realmente às vezes acho que os leitores esperam demais da gente e, felizmente ou infelizmente, não podemos saber de tudo, tudo… mas tentamos dividir o que sabemos, não é?
    Beijo.

    1. Chrisoca! Faz tempo que a gente não se fala, né?
      O mês de agosto foi uma nhaca pra mim, mas agora tô de volta novinha em folha. Vou tentar postar com mais regularidade. E é realmente difícil saber de tudo e tem gente que não entende muito isso, mas como você mencionou, procuramos fazer o nosso melhor e é isso o que vale.
      Puss! 😉

  6. Adoro qq informação desse belo país, que vcs decidiram chamar de nossa casa. Parabéns pela mudança, pois isso o que vc faz é uma bênção. Bjs. Luciane

    1. Lu, linda e querida do meu core! Às vezes, algumas decisões são necessárias para as coisas fluírem melhor. E isso, felizmente, aconteceu! Beijos e mega obrigada por me acompanhar sempre. 😉

  7. Bem vinda!! Vim bater ‘na porta do diário’ algumas vezes nesse período pois cheguei a pensar que feed estava com problema e não me atualizando das suas postagens…hehe
    Que bom te ter de volta 🙂

    1. Antes fosse o feed Gi, né?! Pelo menos você chegaria aqui e encontraria um vários textos. Mas já comecei a separar as fotos, a pegar os textos publicados no BPM que ainda não divulgou e vou tentar postar algumas vezes por semana. Sei lá, talvez duas ou três vezes. Ainda não rola postagens diárias, mas quem sabe um dia. Obrigada por estar sempre comigo por aqui. Puss! 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!