O mês de Novembro na Suécia

Sabia que novembro é o mês mais cruel do ano na Suécia? Pois é verdade! Se ainda existia alguma esperança de calor no ar é agora que ela some de vez do mapa. É o momento de se preparar para o frio que está por vir e esperar a neve branquinha transformar toda a paisagem do país. Tudo bem que ela ainda não chegou por algumas bandas, mas no extremo norte do país ela já está lá há algum tempo.

Os finais de semana agora são reservados para assistir DVD’s, isso para quem é old school, ou a bons filmes na Netflix, para os mais moderninhos.

Novembro na Suecia_IMG_4078

E o chocolate quente então? Yummy! Você começa a se dar conta que tomar um bem quentinho e gordinho – com bastante marshmallow – é uma boa maneira de sobreviver ao inverno que está se aproximando. Os casacos e as botas mais quentinhas já começam a sair do armário dando aquela sacudida na poeira.

Novembro na Suecia_IMG_4077

O céu de agora em diante é mais nublado e, às vezes, uma névoa úmida paira sobre as cidades, deixando os cabelos com aspecto ensebado (se bem que tem gente que tem o cabelo assim o ano inteiro por falta de banho, mas tá tudo certo). Os ônibus começam a ficar meio sujinhos e as pessoas um pouco mal-humoradas. Mas calma que nem todas são assim. Algumas ainda insistem em se sentirem felizes no início do inverno. Eu sou uma delas! É um período do ano que ninguém sente culpa por estar dentro de casa e não aproveitar o dia como deve ser, afinal está frio, né? Digamos que é uma cultura que acomoda a melancolia e tals.

Novembro na Suecia_IMG_4075

Tem também o Alla Helgons Dag (Dia de Todos os Santos), outro dos muitos feriados religiosos que existe no país, mesmo a maioria não ligando para a religião em si. É bem bonito ver as velas iluminando os cemitérios nessa data.

Novembro na Suecia_IMG_4076

E sabe aquela velha história de colocar o obituário em jornais e revistas? Pois bem, na Suécia isso faz parte da cultura e em alguns casos ainda trazem um verso ou uma ilustração indicando o passatempo do falecido, tipo: gatos, pesca, carros clássicos, etc. Pode isso produção? Pode sim senhor! Os suecos não são normalmente incomodados com a vida após a morte. Além disso, no país do homem de gelo cerca de 70% das pessoas são cremadas.

Esse mês começa a acontecer uma coisa bem gostosa: está aberta a temporada dos convites para jantar. Uhull! Para não fazer feio existem regras a serem seguidas, tais como: chegar exatamente no horário, levar flores ou vinho e retirar o calçado assim que chegar. Até aí nenhuma novidade, pois eu já registrei no diário alguns hábitos que adquiri vivendo no país e é realmente assim que a coisa funciona.

Novembro na Suecia_IMG_4074

E não para por aí. Sabia que beber mais rápido que o anfitrião é um gesto grosseiro? Portanto, não faça isso! Diz a regra que você deve ir embora antes da meia-noite para não pegar mal. Mas se são amigos há um bom tempo, nada impede de vocês esticarem noite adentro. E o mais importante de tudo é se beber não dirija. Pegue um táxi, volte de transporte público ou escolha o motorista da vez. Uma única taça de vinho pode te colocar acima do limite permitido e te penalizar duramente. Na Suécia não tem jeitinho de tentar embromar o guarda, pagar suborno ou algo assim. Seu carro e a carteira serão apreendidos e você ainda corre o risco de ir em cana.

Novembro ainda traz consigo uma coisa chata para todo o inverno. É um tipo de virose chamada de “winter vomiting bug”, que numa tradução livre é algo como o “bug do vômito de inverno” e que ataca adultos e crianças. Graças a Deus eu nunca tive isso, mas maridão teve há uns três anos quando houve uma epidemia em Gotemburgo. O coitadinho ficou dois dias de cama, vomitando, com febre, dores de cabeça, de estômago e no corpo. Isso tudo é causado por um vírus chamado Norovirus que é transmitido por alguém já infectado. Não chega a ter a necessidade de correr para a emergência – para os casos mais simples –, pois o corpo cura sozinho e sem nenhum tipo de medicação. Porém, é importante se manter hidratado, redobrar os cuidados de higiene e ter uma alimentação leve. Só espero que isso não volte a acontecer, porque é pra acabar com qualquer um.

Mesmo sendo um mês chatinho o importante é não ficar de mimimi e tentar aproveitar o que as cidades trazem de melhor. E vamos combinar, gente chata, reclamona e cheia de não me toques contamina qualquer ambiente, não é? Então, o ideal é ficar bem longe dessa gente… em 3, 2, 1. Fui!

Vi ses… hej då! 😉

8 thoughts

  1. Bom dia !!!
    Só para te avisar que não estou conseguindo acessar o site através do link.

    Veja se mais alguém reportou isso.

    Bjs e sdds da minha cunhadinha do coração.

    Dani

    1. Você foi a primeira pessoa a comentar isso Dani. Vou dar uma olhada para ver o que aconteceu. Tente também acessar pelo facebook. Obrigada por avisar. Beijos minha linda!!! 😉

  2. Oi Vânia.

    Saudades de você e de seus lindos textos. Quando leio, viajo junto com você, pois são maravilhosos. Adorei a parte que fala dos cabelos, kkkkk. Outro dia, minha filha falou igual ao seu texto, pois também está frio em Milão, com dias cinzas e chuvosos.
    Adoreiiiiiii
    Bjs. Luciane

    1. Oi Lu! Eu sempre digo que vou voltar e no fim acabo abandonando o barco, né? Mas é a correria do dia a dia mesmo. Milão é ainda tranquilo, você precisa ver como é na Suécia… é meio triste haha! Valeu por tooooooodo esse carinho. 😉

    1. Ai Paulinha, que saudades de você também! ❤ Eu ando bem ausente mesmo, mas é que ando fazendo um monte de coisas e quase não tem me sobrado tempo para dar um "oi" para as pessoas que me fazem bem. Hoje mesmo uma amiga querida me cobrou isso :(. Essa correria só irá acalmar em 1 mês e eu prometo que vou aparecer mais :).

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s