Dia dos Pais na Suécia

O Dia dos Pais na Suécia, assim como o Dia das Mães foi importado dos Estados Unidos.

Essa nova comemoração apareceu no país lá em 1931, quando as associações de comerciantes mais espertinhas queriam encher o bolso de dinheiro. Os comerciantes chegaram ao ponto de montar um comitê nórdico só pra investigar qual era a melhor data para celebrar o Dia dos Pais. E isso não aconteceu somente na Suécia. Nã nã ni nã não! Mas sim em toda a Escandinávia.

Licença paternidade na Suécia

E a data sugerida foi o segundo domingo de novembro, que nesse ano cai exatamente no dia 08, ou seja, hoje. Mesmo com todos os esforços dos vikings, ainda assim houve divergências. Tanto que a data não se tornou um sucesso em todos os países nórdicos, como é o caso da Dinamarca.

Apesar da nossa amiga Dinamarca ter decidido por conta própria celebrar a data no mês de junho, os países coxinhas como a Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia continuaram seguindo o acordo à risca.

Dia dos Pais na Suecia2

Não há todo aquele estardalhaço da mídia e nem das lojas incentivando a compra desenfreada. Pelo menos não que eu veja isso na Suécia. É algo simples e mais familiar. Esposas e crianças costumar servir o café da manhã na cama e mimam os pais com abraços e um presentinho.

O presente mais popular nessa data é uma gravata. Entretanto, qualquer peça comprada numa loja masculina ou um livro interessante também são bem-vindos.

Dia dos Pais na Suecia

Por outro lado, como hoje em dia comprar uma gravata ou qualquer outra coisa pode custar caro, as crianças costumam dar algo mais singelo: um cartão recheado de muito carinho.

Dia-dos-Pais-na-Suecia

Para aqueles que possuem seus papais lá no céu, um buquê de flores ou uma pedra são colocados no túmulo. Segundo uma amiga, esse lance das pedrinhas é uma tradição judaica e significa dizer que a pessoa ainda vive. Bonito isso, não?

Dia dos Pais na Suecia3

Por um tempo, o Dia dos Pais no país foi considerado meio antiquado e um fenômeno antissocial. Sabe o por quê? A razão para isso é que muitas crianças vivem em famílias com apenas um dos pais, onde o pai é geralmente ausente na vida cotidiana. Mesmo assim, as papelarias informam que mais e mais cartões para essa data são vendidos todos os anos.

Agora, uma coisa é fato: o Dia dos Pais nunca alcançou a mesma popularidade que o Dia das Mães e, de verdade, acho difícil um dia isso acontecer.

Vou dar uma sapeada hoje por Estocolmo, mesmo embaixo de chuva, pra ver se descubro mais alguma curiosidade sobre essa data. Vai que eu flagre alguma coisa interessante, né?

Ah, só mais coisinha: parabéns a todos os papais onde quer que estejam.

Dia dos Pais na Suecia1

Leia também Mors Dag significa Dia das Mães na Suécia.

Vi ses… hej då! 😉

15 pensamentos

  1. Querida Vania,

    Tudo bem? Mais uma ajudinha rsrsrs Você tem alguma ideia sobre preço de tradução oficial para inglês? Estou pensando se mando traduzir diplomas aqui ou na Suécia. Aqui é bem caro. Meu marido disse que a autoridade que controla a avaliação de diplomas é UHR e que aceitam em Inglês, francês, espanhol e línguas nórdicas além é claro do sueco. Então acho que tenho que fazer a tradução… Obrigada pela ajuda! Beijos, Norma

    >

    1. Olá Norma, tudo bem! Poxa, não tenho ideia do valor. Quando fiz a tradução juramentada dos meus diplomas optei por fazer no Brasil e em inglês lá em 2011, pois assim eu poderia utilizar esses documentos em qualquer país. Se você optar em fazer na Suécia você poderá fazer através do Arbetsförmedligen sem custo algum, porém, os diplomas serão traduzidos para o sueco. 😉

  2. Vania querida, tentei comentar no blog mas não consegui… Obrigada por me dar dicas como esta do dia dos pais! Não sabia! E foi ontem, dia que o maridão chegou aqui para começarmos a organização da mudança! Bom que as crianças deram parabéns! 21/12…Tá chegando a hora! Uhuuuuu!

    Beijos Norma

    >

    1. Oi Norma, conseguiu comentar sim. É que agora os comentários estão para aprovação, pois dessa forma consigo ter um controle melhor das mensagens que são deixadas. Feliz por você e pela nova mudança. 😉

  3. Querida Vania, mais um aprendizado com você! Não sabia que o dia dos pais era em novembro!
    Maridão já está no Rio para organizarmos a mudança!
    Uhuuu! Não vejo a hora!!!
    Beijos

    1. Valeu pelo carinho e companhia Norma. Você é uma das minhas muitas lindas que fazem desse espaço especial :-). Logo mais vocês estarão por aqui e só posso desejar muita sorte nesse novo recomeço. 😉

    1. Mano… apareceu a margarida olê olê olá!
      Que saudades de você seu sumido. Espero que esteja tudo bem contigo. É muito bom saber que você está de volta 😉

    1. Marcelo! Eu é que tenho que te agradecer por comentar e enriquecer cada vez mais esse blog. Sem vocês leitores esse espaço não seria tão gostoso pra mim como ele é. 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!