Skinnarviksberget: o ponto natural mais alto no centro de Estocolmo

Esse é mais um desses lugares maneiros para conhecer em Estocolmo e que está localizado na mesma região do Monteliusvägen, aquele panorama incrível na ilha de Södermalm, que eu mostrei há alguns meses.

Pra ser bem sincera eu já não lembrava desse lugar há muito tempo. Digamos que desde 2006. Naquela época eu visitei a Suécia a turismo por apenas 10 dias e como essa pessoa que vos escreve era um tanto avoada, eu já não me lembrava de nadica de nada desse lugar. Também pudera, com uma enxurrada de informações em tão pouco tempo eu não consegui guardar tudo na cachola, né?

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

E foi aí que no último verão, maridão me arrastou até lá pra provar que eu conhecia esse lugar sim. Ao chegar nesse mirante relembrei na hora da bela paisagem e dos momentos vividos por ali há tantos anos.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Como era de se esperar, acabei voltando algumas vezes ao local, tanto para curtir a vista como para aproveitar as noites de verão e bater um bom papo com os amigos.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Em uma das visitas que fiz, tive a oportunidade para fazer alguns testes com a câmera e brincar um pouco mais com as funções dela. Entretanto, eu não fiquei tão satisfeita assim, pois o resultado saiu bem diferente do que eu estava esperando.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Mas como eu não desisto nunca, pretendo refazer as imagens no próximo verão. Tá fácil não, viu? Então, por enquanto, você ficará com as únicas fotos que tenho desse lugar, ok?

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

O que é esse local?

Skinnarviksberget é o ponto natural mais alto no centro de Estocolmo com 53 metros de altura do nível do mar e a única colina da cidade que não tem árvores.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Lá no século 18 essa colina era habitada somente por trabalhadores e pessoas pobres. Isso porque na parte ocidental de Södermalm havia plantações e indústrias de tabaco, bem como indústrias têxteis, principalmente de lã, que eram os carros chefe da economia na época.

E quem diria que depois de tantos anos esse ponto natural se tornaria um dos lugares favoritos no verão do povo que mora na cidade, especialmente da galerinha mais jovem. O motivo? Simples! Dá pra fazer bastante piquenique nas rochas existentes por ali e festinhas bem animadas a céu aberto, tudo muito bem acompanhado de umas boas doses de álcool.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Além disso, a vista é bem bacanuda, já que dá para ver Kungsholmen (um dos bairros chiques de Estocolmo), Gamla Stan (Cidade Velha) e o City Hall (edifício do Conselho Municipal de Estocolmo). E lá da gradezinha ainda se consegue ver a igreja Riddarholmskyrkan (Igreja dos Reis). Se você percebeu esse mirante é mais ou menos no mesmo naipe do Monteliusvägen, não é?

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Apesar da bebida ser liberada, saiba que depois de um período ela sai de circulação. Bom, pelo menos é assim que manda a lei. Entre meia-noite e 7 horas da manhã, ingerir bebida alcoólica nesse local é terminantemente proibido. Mas vou falar uma coisa… rola altas bebedeiras entre grupinhos, mas felizmente não chega ao ponto de você ser incomodado. Pelo menos nunca aconteceu comigo e o pessoal fica bem de boa por ali.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Em contrapartida, o local fica bem sujo à noite, com muitas caixas de pizza, garrafas e latas de cerveja espalhadas para todos os lados. Mesmo tendo lixeiras, elas não conseguem dar conta do recado na alta temporada. O que é bom, é que no dia seguinte sempre acontece a limpeza do pessoal da prefeitura para deixar tudo nos trinques para os turistas que se propõem a conhecer o local.

Quando ir?

A melhor época, sem dúvida, é o verão, porque no inverno as rochas ficam escorregadias e perigosas para caminhar, o que não é recomendável. Na alta temporada você também terá uma vista fantástica do pôr-do-sol e dos balões flutuando sobre a cidade.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Como na Suécia as noites de verão são mais frescas é recomendável usar uma blusa de manga comprida. Mas calma, não precisa ser pesada essa roupa, apenas algo para te manter um pouco aquecido. Outra alternativa é levar um cobertor bem fininho, tipo um blanket, para se proteger. Pensa se você estiver a dois então, hein? Ficar bem abraçadinho e tomar uma taça de vinho é simplesmente tudo de bom.

Depois do Monteliusvägen, esse é provavelmente um dos melhores lugares para passar uma noite de verão e que você não deve perder de jeito maneira, seja com alguém próximo ou um grupo de amigos. O ponto negativo, que na verdade nem é tanto assim, é que você precisa chegar meio cedo para descolar um lugar legal, pois caso contrário, será meio complicado fazer um piquenique por ali.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

E antes que eu me esqueça. É bom evitar ficar descalço, por mais que você tenha vontade, porque vira e mexe tem garrafa quebrada no chão e o que menos você quer é estragar suas férias ou uma noite gostosa, né?

Como chegar?

Você pode pegar o metrô (linha vermelha) ou o ônibus de número 4 e descer na estação Zinkensdamm. Chegando na estação você precisará andar até Yttersta Tvärgränd, que é uma rua pequena e bem charmosinha. Quando você tiver chegado ao fim da rua continue subindo, só que agora pelas rochas.

Skinnarviksberget-em-Estocolmo

Tenha cuidado, olhe onde pisa e se prepare, porque atrás das rochas você irá receber sua recompensa: a bela paisagem.

Vi ses… hej då! 😉

9 pensamentos

  1. Mas que lindo! Esse lugar tem uma vista realmente muito linda de Estocolmo!
    Queria ter passado por ele quando eu visitei a cidade ano passado… Bom, mais um motivo para eu voltar à Estocolmo, rs

    Ah! Fico feliz que você voltou com o blog também!

    1. Ai que pena que não deu tempo de você conhecê-lo. Tem muita coisa para se fazer na cidade, muita mesmo e eu sei que nem sempre dá tempo de ver tudo, né? Vi que você fez uma Eurotrip e estou super ansiosa pelos seus relatos. 😀
      Valeu pelo carinho! Puss! 😉

  2. Obrigada pela dica Vania! Essa estação de metrô é justamente onde descemos para ir pra casa no momento! Pena que não podemos visitar esse lugar agora, por ser inverno! No verão não sei se vamos estar tão pertinho…espero que sim porque amei os arredores!
    Vania, muito frio heim! Nunca estou aquecida o bastante! Alguma dica de onde comprar roupas bem quentinhas por um preço razoável?
    Obrigada!
    Beijos,
    Norma

    1. Olá Norma!
      Você está numa região muito gostosa e com várias atrações. Aproveite tudo o que puder, viu?!
      Vai ter um texto meu ainda nesse mês falando sobre como se proteger do inverno. Mas pra ir adiantando e assim você não congelar, procure por bons casacos em lojas esportivas como XXL e North Face, por exemplo.
      Puss! 🙂

  3. Minha filha tem cidadania sueca. Não fala sueco mas é instrutora de inglês e cursa administração. Daria uma dica para ela se mandar para a Suécia?

Faça a teimosa feliz. Comente!