Wienercaféet: a cafeteria (quase) perfeita para o chá da tarde

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer no inverno, e que eu aprendi depois que me mudei para a Suécia, é tomar um café ou chá bem quentinho, acompanhado de uma boa gordice. E esse tal ritual chamado por essas bandas de fika é ainda mais especial se for num lugar bem aconchegante. É fato que o país tem milhares e milhares de cafeterias espalhadas por todo o canto, mas hoje eu vou te apresentar uma que é bem procurada na cidade de Estocolmo: o Wienercaféet.

O ambiente

Wienercaféet é uma cafeteria inspirada nos respeitáveis cafés de Viena e Paris e o ambiente tem uma decoração toda exclusiva. Do lado de fora a gente vê janelas bem grandonas que estão viradas para as ruas Biblioteksgatan e Mäster Samuelsgatan, resultando assim num ambiente interno um pouco mais claro.

Wienercaféet

Mesas, cadeiras e armários são todos confeccionais em madeira e no teto há três lustres de cristal pendurados.

Wienercaféet

Na parede atrás do balcão há um relógio bonitinho, que ora funciona e ora não.

Wienercaféet

Mais ao fundo dessa sala tem uma escada que te leva para o andar de cima, onde tem tipo um balcão estreitinho com espaço suficiente para tomar um delicioso café.

Wienercaféet

Na parte debaixo há outra sala com algumas mesas e cadeiras no mesmo estilo, mas agora com a diferença que há uma vitrine, onde é possível ver o pessoal preparando os pães e os doces.

As comidinhas

No cardápio há pães, croissants, doces, tortas, bolos, crepes, lanchinhos, saladas, canapés e aperitivos, além de chás e bebidas à base de café para acompanhar.

Wienercaféet

Wienercaféet

Wienercaféet

Wienercaféet

Mas para quem é mais ousado, a cafeteria conta também com opções de bebida alcoólica, como licor e champagne, seja para aqueles que gostam de posar de gente fina, elegante e sincera ou simplesmente para dar um gostinho a mais às suas vidas.

A experiência

Geralmente nas cafeterias de Estocolmo você faz o pedido diretamente no caixa, paga por suas guloseimas e depois procura uma mesa para sentar. Porém, essa cafeteria é diferenciada, não apenas por causa da variedade do cardápio, mas como também pela frescura do ambiente.

Ao chegar é necessário ficar em uma fila e aguardar que uma pessoa te indique a mesa para sentar – isso se houver disponibilidade, já que o local é sempre cheio – e o atendimento a partir daí será feito por um garçom.

Wienercaféet

A qualidade do serviço, às vezes é amigável, às vezes deixa a desejar. Varia bastante conforme a movimentação do dia, da época do ano e até mesmo dos funcionários que estão trabalhando naquele momento.

Eu frequento essa cafeteria de vez em quando, pois gosto muito de alguns docinhos que ela possui. Mas confesso que já faz um bom tempo que não apareço por lá.

Porém, sempre que eu e maridão vamos, optamos pelo tradicional café e alguma delícia de pâtisserie. A éclair de chocolate e de creme são bem gostosas, assim como a ganache mousse com amêndoas e chocolate branco. Outro doce que comi – mas esqueci de fotografar – é uma tortinha de maracujá com morangos, que é azedinha na medida certa.

Wienercaféet

Mas, sem dúvida, a minha guloseima preferida é uma cheesecake de mousse de Philadelphia com morangos, ruibarbo e smulbär, que não sei qual é a tradução para o português. E ao invés de vir aquela tradicional massa fina por baixo, essa mousse é servida num copinho com biscuit. Bem diferente e saborosa.

Wienercaféet

Outra opção é o famoso chá da tarde, que é servido diariamente das 14 às 17 horas. Claro, que não há comparação com as famosas casas de chá inglesas, mas super dá para quebrar o galho. Eu e maridão experimentamos apenas uma vez e decidimos dividir a porção, pois achamos que não valia o preço.

Wienercaféet

Apesar de não ter muita variedade, a parte dos salgados estava divina. Tudo fresquinho e bem feito.

Wienercaféet

Agora, os preços… hum, não são atrativos. Eles fazem jus à sua localização, pois a cafeteria está num dos endereços mais caros de Estocolmo, a região de Östermalm. Só para se ter uma ideia, um cappuccino, por exemplo, sai por 45 coroas (na conversão do dia 20/01/2016 o preço fica em mais de R$ 21).

Wienercaféet

Apesar das comidinhas serem bem gostosas e o ambiente aconchegante, os valores pesam no bolso. As guloseimas e o chá da tarde seriam perfeitos se o preço fosse um pouco mais acessível. Mas de repente, aí está a maneira de filtrar o público que a frequenta, né?

Vale a pena conferir:

Wienercaféet
Website: http://wienercafeet.com/
Endereço:  Biblioteksgatan 6-8 – Östermalm
Horário de Funcionamento:
2a. e 3a. feira: 07.00 – 20.00
4a. a 6a. feira: 07.00 – 21.00
Sábado: 09.30 – 21.00
Domingo: 09.30 – 19.00

Vi ses… hej då! 😉

4 pensamentos

  1. Olá Vânia, gosto muito do seu blog e procuro acompanhar seus posts sempre que posso, tenho como projeto de vida morar na Suécia futuramente mas gostaria de saber como está o mercado de trabalho para a área financeira neste país pois esta é minha área de formação, já falo inglês e pretendo começar meu curso de Sueco até o fim do ano para ter mais chances no mercado, muito obrigado seu blog é inspirador.

    1. Olá William!
      Iupiiiii! Que bom você gosta desse cantinho que faço com tanto carinho. Apesar de ser formada em Economia eu não trabalho nessa área na Suécia. Tentei por anos atuar e não consegui, pois a preferência dessa é por profissionais suecos. A única área que tem muuuuuuitas vagas é a de TI. De qualquer forma sugiro você consultar o site do Arbetsformedlingen (http://www.arbetsformedlingen.se/) para ver como está a projeção dessa área para os próximos 5 anos. Apesar de estar todo em sueco dá para usar o translator tranquilamente através do Google Chrome.
      Valeu pelo carinho, viu?! Muáh! 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!