O mês de maio na Suécia

Vamos falar sobre as curiosidades que giram em torno do mês de maio na Suécia? Vamos!

Eis que finalmente maio chegou e sabe o que isso significa? Que é o mês das flores na Suécia.

Mes de Maio na Suecia-2

Por essas bandas uma florzinha chamada anêmona se espalha rapidamente pelo chão de florestas e parques e um tal de lírio-do-vale, que por sinal foi a votada como a flor mais popular do país, aparece perto das pedras aquecidas pelo sol.

Mes de Maio na Suecia-3

E para demonstrar o amor que os suecos sentem pela natureza, os maiores partidos políticos do país (exceto um) têm flores como emblemas. Inclusive o partido racista e anti-imigração, o Sverigedemokraterna, tem uma florzinha meiga os representando. O que não tem nada de meigo são as ideias políticas contra a imigração que eles defendem.

Partidos Políticos na Suecia

Engraçado que para um país que não é religioso o calendário tá recheado de feriados cristãos. Quer um exemplo? Maio começa com um feriadão, o Dia de Ascensão (comemorado 39 dias depois da Páscoa) e ninguém trabalha, ou pelo menos quase ninguém. Dá para acreditar que dos 13 feriados que o calendário sueco tem 9 são religiosos? Pois é.

Ah, e curiosamente o gênero dos envolvidos na igreja estão mudando a cara da religião no país, o que significa dizer que 25% dos padres luteranos e a maioria dos estudantes de teologia hoje em dia são mulheres.

Apesar do estilo diferentão da Suécia, os casamentos na igreja ainda continuam sendo populares (46% do total) e um dos períodos mais procurados para casar é a semana de Pentecostes, principalmente porque as temperaturas estão mais agradáveis do que nunca.

Mes de Maio na Suecia-1

Mudança de nome também é comum e as pessoas são meio que encorajadas a fazer isso. Sabe o por quê? Porque até meados de 1800, os sobrenomes das famílias eram praticamente só para as classes média e alta.

Então, quer dizer que os pobretões não tinham direito a ter sobrenome? Calma, tinha sim, mas era uma pegada mais simples. Só para você ter uma ideia, os camponeses davam para seus filhos nomes como Gunnar Svensson, que em português ficaria “Gunnar, filho do Sven”. E as meninas nessa jogada? Bom, as meninas tinham o mesmo tratamento e recebiam o sobrenome relacionado ao pai, como Anna Svensson. Você reparou que a gente tá falando da pré-igualdade de gênero, certo?

A classe rural também tentou dar uma inovada, claro que do seu jeito, e pegou nomes que estavam ao seu redor, tipo ali na natureza mesmo, como Björk (que significa bétula), Sten (que significa pedra), Björn (que significa urso), Kvist (que significa galho) e assim por diante. É tipo você se apresentar assim: Oi sou a Vânia Galho, muito prazer. Meio esquisito, né?

Apesar do sobrenome mais comum ser Johansson, “filho do Johan” (o nosso tão conhecido João), é Svensson que virou sinônimo de um típico sueco. Mas sabe o que é engraçado? Dizem as más línguas que quando um quer pular a cerca, Svensson é o sobrenome mais comumente usado por casais na reserva de hotéis. Será mesmo?

Essa questão de mudar de sobrenome é tão comum na terra dos vikings, que eu tenho uma amiga sueca, super querida, que inventou o sobrenome dela. Isso mesmo! Ela inventou. Após algumas pesquisas feitas por ela mesma e uns 3 ou 4 meses de processo para mudança de nome ela conseguiu mudar toda a sua documentação. Mas olha, não pense você que é tudo na faixa. Nada disso! Ela gastou um pouquinho, mas em compensação, dentre os quase 10 milhões de habitantes, ela tem um sobrenome que é único no país.

Outra coisa que acontece é com relação a compra de imóveis. Entre abril e começo de maio tem o pico de venda no mercado imobiliário. O motivo é simples! Já que é primavera e aquela friaca miserável já deu tchau tchau, os corretores alegam que com a maior quantidade de luz entrando em casas e apartamentos, isso ajuda a vender o imóvel num vapt-vupt. E preciso te dizer que é impressionante como o mercado imobiliário é aquecido nessa época, é tipo velozes e furiosos. Falo por experiência própria.

Foto Anders Bergstedt

E com o novo imóvel em mãos é hora de ir a uma das maiores lojas do país, a IKEA. A loja provoca tanto frenesi, que eu acho que tem alguma influência na psique dos suecos. Todo mundo corre para lá e compra o que é necessário e o que não precisa também.

Mes de Maio na Suecia-5

Os esportes voltam com tudo e no final de maio ou lá pelo início de junho rola até maratona em Estocolmo, uma das corridas mais esperadas da cidade.

ASICS Maratona de Estocolmo

Mas sabe o que eu acho mais bacana desse mês de maio? É que nessa época as pessoas redescobrem a alegria de estar ao ar livre, seja se deliciando com um bolinho e um copo clássico de polpa de frutas ou simplesmente sentando às margens dos lagos ou praças das cidades para aproveitar cada raio solar que surge.

Mes de Maio na Suecia-4

Vi ses… hej då! 😉

9 thoughts

  1. Das coisas que fazem a Suecia ser tao encantadota. Esse contraste das estações me deixa facinada. Ja tinha lido sobre os sobrenomes mas é rralmente comico.
    Beijinho V 😙

  2. Factoide: Há uns anos atrás, um imigrante muçulmano mudou o sobrenome para Mohamedsson.

    Quanto à IKEA, já vi suecos que reclamam da qualidade de alguns produtos, mas minha impressão é que o sucesso da empresa desperta o orgulho dos caras.

    1. Eu já vi não só suecos como outras nacionalidades reclamando da qualidade, mas te falo que nem todos os produtos são assim. Tem coisa boa também.
      E mesmo com as reclamações a galera ainda continua comprando, não por orgulho, mas pela praticidade e pelos preços mais acessíveis.

  3. Olá Vânia,
    Adoro seu blog e acompanho ansiosa as novidades! Adorei em especial o da flor que as crianças vendem no dia primeiro de maio, como objetivo de arrecadar fundos!! História linda!!
    Quando lemos o que escreve e como estivéssemos vivenciando a cada novidade!!!
    Parabéns !!!! E Felicidades!!

    1. Olá Ynes, que linda que você é!
      Eu fico bem radiante quando as pessoas me dizem que gostam do conteúdo do blog. Procuro fazer tudo com muita dedicação e carinho, mesmo que de vez em quando eu tenha que dar uma sumida daqui. Você não imagina como é importante pra mim receber feedbacks como o seu. Sabe, dá aquele gás pra nunca desistir desse espaço e continuar contando mais e mais histórias da terra dos vikings.
      A história da florzinha de maio é bem bonita mesmo. Acho muito legal quando as pessoas se juntam para fazer o bem, independente de qual seja a causa defendida.
      Valeu pelo carinho! Muáh! 😉

  4. É a época que os suecos são menos frios, é época de alegrias e celebrações né? Legal!
    Ein, mas nós temos muitos sobrenomes esquisitos também! KKK Pinto, rocha, matos (tipo galhos) kkk

    1. Totalmente Jonathas! Parece que eles têm um botãozinho de liga/desliga de felicidade. Nunca vi coisa igual! 😀

      Eu também fui surpreendida com essa do sobrenome, porque achei que você só poderia mudar se fosse motivo de ridicularização. Mas pelo entendi várias pessoas fazem isso.

      Verdade… também somos criativos com nossos sobrenomes hahaha 😀

    1. Bom, eu sou suspeita para falar, porque adoro a primavera por essas bandas… menos do pólen rs.

      Ter certas flores somente numa determinada época do ano tem mais é de aproveitar. Acho que a gente acaba valorizando muito mais os detalhes.

      E como sempre você me alegrando os dias com teus comentários, né? 🙂

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s