Suécia tem seu próprio número de telefone

E aí que no mês passado a Suécia veio com mais uma novidade, um tal de The Swedish Number (o número de telefone sueco). Isso significa dizer que a Suécia se tornou o primeiro país do mundo a possuir o seu próprio número de telefone.

Suecia tem seu proprio numero de telefone

Como é a campanha?

É organizada pelo STF (Swedish Tourist Association) e o objetivo é incentivar o turismo e reavivar o interesse na Suécia, seja através da cultura, natureza ou a forma como os suecos veem a vida.

Mas olha vou te contar uma coisa. Tem gente dizendo por aí que essa campanha também é pra incentivar os suecos a interagirem mais com quem é de fora e serem mais abertos às diversidades. Não sei se isso é verdade, mas vai saber, né?

Esse é o vídeo promocional (em inglês) que anda circulando na internet:

E até mesmo o primeiro ministro da Suécia participou da campanha. Apesar de não ser muito fã dele, confesso que foi engraçado ouvir a reação de algumas pessoas ao saberem que era ele o próprio que estava atendendo a chamada.

Como funciona?

Você liga para o tal número e uma pessoa de qualquer lugar da Suécia atende. E sabe sobre o que vocês conversam? Sobre qualquer coisa que der na telha!

O fato é que a galera que atende as chamadas se inscreveu previamente para colaborar. Portanto, não tem essa de que todas as pessoas na Suécia irão participar, ok?

Quando você liga para esse número, a chamada é encaminhada automaticamente para uma dessas pessoas. Se por acaso a chamada foi encaminhada para alguém que não está disponível, a chamada é automaticamente direcionada para outra.

Mas calma, não pense você que o custo da ligação será na faixa. Nã nã ni nã não. Você irá pagar as taxas que a sua operadora cobra para chamadas internacionais, horário da ligação e assim por diante. E vamos combinar que pode sair os olhos da cara.

Já sei! Você ficou meio borocoxô com essa notícia, não é mesmo? Então, vou te dar aquela animada. Sabe o que eu descobri? Que há países que podem ligar para um telefone específico (tipo um número local vinculado) e irão pagar como uma ligação local. E adivinha só um dos países que está nessa relação? O Brasil sil sil!

Suecia tem seu proprio numero de telefone

Para que isso aconteça, você que está no Brasil pode ligar para:

Suecia tem seu proprio numero de telefone

Se atente que o código DDD é 61, portanto, quem estiver fora dessa região, irá pagar as taxas referentes a uma ligação interurbana. E pensando bem, é melhor pagar a interurbana do que a internacional, né?

Como os Estados Unidos também tem esse número vinculado, a galera está liderando o ranking das ligações, afinal falar inglês na Suécia não é um diferencial.

Suecia tem seu proprio numero de telefone

O que você precisa saber?

– Lembrando que o custo da ligação não é gratuito e você irá pagar as taxas da sua operadora de acordo com o estado e país onde está residindo.

– O seu número de telefone não irá aparecer para quem recebe a chamada. Portanto, não há risco de passar trote.

– Qualquer sueco pode atender a sua ligação. Sejam homens ou mulheres.

– Teoricamente você pode ligar a qualquer horário, mas se ninguém atender pode ser por culpa do fuso horário. Se atente a isso.

– As chamadas podem ser gravadas por razões de segurança. Se alguém relata uma chamada específica, a equipe que encabeça o projeto pode ouvir a ligação e cancelar qualquer usuário que viole a lei sueca.

– Se você quer se relacionar com um sueco ou uma sueca de parar o trânsito, já aviso que esse número não é para isso. Saiba que existem outros meios, ok? Só estou avisando, porque sempre tem alguém que confunde as coisas.

– E por fim se você quer ser gentil e causar uma boa impressão logo de cara que tal se arriscar a dizer um oi em sueco, hein? Você simplesmente pode falar Hallå ou Hej!

Ah, e se você ligar, promete que volta aqui pra me contar?

Vi ses… hej då! 😉

10 pensamentos

  1. Puxa Vânia!!! Se eu soubesse falar inglês!!!! Problema com custos da ligação eu não teria, pois onde eu trabalho o telefone é liberado para fazer e receber chamadas nacionais e internacionais. Uma única vez tive que ligar para um alemão e quase morri ahahahahaaaaa!

    1. Paula, que chique que você é! Ter um telefone todo liberadinho não é para qualquer um, hein? Olha, mas se não foi dessa vez, você terá outra oportunidade. De repente, fazendo aulas de conversação pode dar aquele empurrãozinho que você precisa. 🙂

  2. Fiquei sabendo deste número por meio da revista Mundo Estranho deste mês. Acabei de ligar, atendeu uma gravação, a ligação foi direcionada e depois tocou e tocou e ninguem atendeu, depois me toquei de pesquisar o fuso horario e vi que lá era 04:00 da madrugada.

    1. Oi Franciele!
      A questão da diferença de fuso horário complica um bocadinho, né?
      Pena que não foi dessa vez que você conseguiu falar, mas quem sabe da próxima vez.
      Puss 😉

  3. Já existe uma conta @Sweden no Twitter. A iniciativa é do governo, mas a conta é “pilotada” por voluntários suecos mais ou menos aleatórios.

    1. Oi Paulo!
      Sim, eu sei disso. Só que como a conta existe desde 2009, meio que já virou notícia velha, né?
      Achei bacana essa iniciativa do telefone, até porque você conversa com alguém, ao contrário do twitter que só troca mensagens.

  4. Primeiro que estou amando os posts novos e também te ver no snapchat! 🙂 Segundo que achei essa ideia super bacana – será que vai gerar algum retorno em termos de interesse no turismo na Suécia?

    1. Babi, essa semana eu tô que tô! 😀
      Resolvi desenterrar vários assuntos que eu queria ter postado há um tempão, porque meio que ficou um buraco no blog, sabe. Agora, estou correndo atrás do prejuízo. E você viu como estou faladeira no snapchat? Hahaha. Mas hoje dei um tempo pra ninguém enjoar de mim. Eu nem preciso dizer que eu também amo os seus textos e snaps, né?
      Olha, não sei se vai aumentar o turismo, mas que aumentou a curiosidade da galera pra ver como funciona, isso aumentou. Já tem vários vídeos no youtube, acredita?

  5. Estou no chão!! Minha nossa, Vania!!! Ameei demais essa ideia, aí Suécia ♥
    Ao começar ler o post pensei que era mais um número pra tirar dúvidas e receber informações, mas achei sensacional é que pessoas ‘aleatórias’ que se inscreveram no programa é quem atendem. Fiquei morrendo de vontade de ligar e bater papo sobre a cultura sueca com um swede. Mas complicado que a ligação pode ficar cara mesmo aqui da Irlanda… quem sabe ligando pelo skype? Haha se um dia eu ligar eu te conto como foi! 😀 😀

    1. Muito maneira mesmo essa ideia, né Taís!
      Vou esperar mais um pouco pra ver como é que esse programa vai se sair e se o pessoal realmente está levando a sério.
      É… acho que ligar da Irlanda vai ficar carinho mesmo. Mas se você visitar Estocolmo eu te empresto meu celular 😀
      Puss! 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!