Stockholm’s old tram line: a linha de bonde que é um museu em movimento

Sempre que posso gosto de visitar os lugares turísticos de Estocolmo justamente para fazer uma recomendação mais fiel e compartilhar a minha experiência.

Como caminho bastante, já é de praxe eu pegar panfletos das atrações turísticas para quem sabe um dia testá-las.

Stockholm old tram line-7

E um desses papéis que peguei era de uma atração chamada Stockholm’s old tram line, uma antiga linha de bonde que circula por algumas ruas da capital sueca.

Stockholm old tram line-6

Confesso que não fiquei muito empolgada. Li, vi as fotos, mas nada me despertou aquela curiosidade de conhecer. Tanto que levei o panfleto pra casa e o deixei jogado numa caixa com tantos outros um pouco esquecidos.

Mas qual é o lance desse passeio?

A propaganda

O panfleto intitula que o bondinho te levará para o lugar onde tudo acontece no verão: a ilha de Djurgården. E acho que tem um fundo de verdade nisso, pois algumas das principais atrações de Estocolmo estão nessa ilha. Quer um exemplo? O Museu do Vasa, aquele navio de guerra restaurado do século 17 e que inclusive já apareceu por aqui, lembra?

Além de você ter a possibilidade de passear em bondes de épocas distintas (de 1910 a 1950), você ainda terá o prazer de curtir a paisagem de dentro de um museu em movimento.

Stockholm old tram line-5

Com essa propaganda toda, não é à toa que algumas pessoas acabam se impressionando e ficando bem curiosas para saber o que está por trás desse passeio, não?

O percurso

O percurso é bem rápido e é muito mais para você matar a sua curiosidade de como é por dentro do que qualquer outra coisa. É tipo assim, você piscou e já chegou.

Ele sai de Norrmalmstorg, passa pela Strandvägen e tem como destino final a ilha de Djurgården. Sabe quanto tempo leva o percurso total? Apenas 12 minutinhos, sem direito a descansar e muito menos a esquentar o bumbum.

A experiência do passeio

Depois de uma longa caminhada pela ilha de Djurgården, de um cansaço estampado na cara e de uma fominha que começava a surgir, acabei vendo o bondinho dando sopa em frente ao parque de diversões Gröna Lund e na hora pensei: por que não testá-lo?

Esse bonde que eu peguei tem dois vagões. Um deles é normalzinho, tipo de transporte público mesmo e o outro vagão tem um espaço para o café, o chamado Cafévagnen.

Stockholm old tram line-4

E no teto desse segundo vagão há uma xícara bem grandona.

Stockholm old tram line-3

O esquema do Cafévagnen é você tomar um café e curtir a paisagem. A bordo você paga à parte o bilhete da viagem, a bebida (café, água ou chá) e o docinho disponível, que pode ser um kanelbulle, um bolo ou outro doce que esteja disponível.

Stockholm old tram line-1

Pedi um café com leite e um kanelbulle (bolinho de canela) para dar uma enganada na fome. Bom, achei que ambos estavam “ok”, nem gostoso e nem ruim.

Stockholm old tram line-2

E foi aí que eu, na minha santa ingenuidade, achei que além de fazer essa boquinha, ainda daria tempo para descansar um cadinho. Puro engano! Quando cheguei ao ponto final nem tinha terminado de me deliciar com o meu momento mágico do fika. Eu e maridão tivemos de ficar dentro do vagão e darmos mais uma volta para que eu terminasse de comer. Definitivamente comer em apenas 12 minutos não está para mim.

Resumindo. Até achei a volta de bonde legalzinha e deu para ver como Estocolmo continua linda de morrer. Mas sinceramente? Para quem está vindo turistar eu não recomendaria esse passeio. Acho que vale muito mais a pena você parar em uma das cafeterias de Estocolmo para dar uma relaxada e jogar conversa fora, do que ficar no bondinho e ter de comer correndo e sem tempo para um dedinho de prosa. Fora isso, a caminhada pelas ruas do percurso do bonde pode ser muito mais interessante e você poderá se deslumbrar com os detalhes de uma arquitetura única.

Mas se você é teimoso e não desiste nunca

Tá bem, você é o tipo de pessoa meio old school e só acredita vendo? Então, aqui estão algumas informações para você se planejar:

Esse bonde com o vagão Cafévagnen só circula pela cidade em períodos específicos.

  • 14 de abril a 25 de junho: sábados, domingos e feriados
  • 26 de junho a 27 de agosto: terças a domingos
  • 2 de setembro a 17 dezembro: sábados, domingos e feriados

Para pagar os comes e bebes você pode usar o cartão de débito ou crédito.

O bilhete da SL, a empresa de transporte público de Estocolmo, não é aceito no bondinho do café e você paga o ticket da viagem à parte. Mas se você quiser sentar no vagão da frente ou nos outros bondinhos, aí sim o bilhete pode ser utilizado normalmente.

Bom, depois não diga que não avisei, tá?

Stockholm’s old tram line
Website do Cafévagnen:
http://www.djurgardslinjen.se/en/the-cafe-tram/
Bondinhos: datam do ano de 1910 a 1950
Percurso: sai de Norrmalmstorg e vai até Djurgården.

Vi ses… hej då! 😉

2 thoughts

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s