O mês de julho na Suécia

Mangas curtas, barriguinhas de fora, pernocas bronzeadas, piqueniques ao ar livre, sorvete aos montes e quem sabe até pescas em algum lago do país, hein? Sabe o que isso significa? Se pensou no clima brasileiro… pééééé… errou. Significa que finalmente é julho na Suécia. Ueba!

O mes de julho na Suecia-5

E por causa da correria da vida moderna, as pessoas nessa época do ano tentam dar uma equilibrada geral, se sentem mais nostálgicas e super inclinadas, digamos, que para uma vida mais primitiva e rural. Resultado: 5 semanas de férias é o mínimo que a galera desfruta.

Mas não é todo mundo que tem essa regalia. Não, não. Pelo menos ¼ dos trabalhadores continua pegando no batente, só que agora fazendo menos de 40 horas semanais. Afinal, quando está sol lá fora, quem é que quer ficar enfurnado no escritório, hein?

O mes de julho na Suecia-4

Você até consegue numa tarde quentinha de domingo andar pelas ruas e ouvir apenas o canto dos pássaros. O motivo é simples! Algumas empresas, fábricas e até organizações estão fazendo uma bela pausa, paralisando geral suas atividades, independente de estar ganhando alguma coisa ou não. É difícil acreditar, mas verão na Suécia praticamente para tudo no país.

O mes de julho na Suecia-2

E é aí que a gente percebe como o sol é tão importante para os suecos como o pacote que vem com ele: as flores, os campos verdinhos, o canto dos pássaros, os passeios de barco e o despertar para a vida.

O mes de julho na Suecia-6

Enquanto isso, o campo tá que tá, com atividades a mil por hora, festivais de música e performances. Aliás, eita época boa essa viu. É impressionante como há diversos festivais de música espalhados por toda a Suécia e que vão até o mês de agosto. Já fui em alguns deles e é simplesmente o máximo.

O mes de julho na Suecia-7

Outra curiosidade é que 1 em cada 10 suecos tocou algum instrumento musical nos últimos 7 dias e 4% deles cantou em algum coral no último mês.

O mes de julho na Suecia-1

Ah, julho também é um bom mês para os negócios, com mais de 2.000 mercados de pulgas presentes tanto nas áreas rurais como nos subúrbios do país.

O mes de julho na Suecia-3

No extremo norte o sol da meia-noite ainda brilha como nunca. Kiruna, a principal cidade do norte, não vê o pôr do sol no período de 30 maio a 15 julho. Por outro lado, toda a região acima do paralelo 72 vai sofrer por 4 meses de escuridão total quando o inverno chegar. Ou seja, é 8 ou 80. No verão sem pôr do sol e no inverno sem o nascer do sol. Acho que precisa ser muito viking para viver numa cidade assim, não?

Vi ses… hej då! 😉

19 thoughts

  1. É tão louca essa coisa do sol para os suecos, que aqui onde estou fazendo meu trabalho de verão, eles costumam almocar nos bancos na frente da empresa. Isso mesmo, com a marmita na mão! Isso que é saber aproveitar o sol! rsrs
    Adorei o post!
    Um verão maravilhoso para você!

    Beijos
    Rafaela

    1. Oi Rafaela, que surpresa gostosa te ver por aqui. 🙂 Eu que nunca fui muito fã de sol, aprendi o quão importante ele é. Deixa a gente muito mais feliz, né? E eles estão certíssimos de aproveitar dessa maneira, já que o verão é tão curtinho.
      Que seu verão também seja incrível!
      Puss! 😉

  2. Você já me conhece e sabe que eu nem preciso dizer que ameiii, queria estar aí, mais um post ótimo!!! Que lindo será meu aniversário aí um dia! 1 de julho! Começando este lindo mês! <3

    1. Ai seu lindo! Julho é simplesmente incrível, pelo menos nos dias que há sol :D. Tô torcendo muito para que esse verão seja inesquecível. Você sabe que estou torcendo muito por você, né?
      Puss! 😉

  3. E está chegando a hora de eu chegar aí. .aonda bem que ainda vou ver um pouquinho do verão. .Agosto ainda é calorzinho? Será uma baita mudança de vida,mas estamos bem animados..

    1. Que delícia saber que logo mais você estará por aqui Sandra!
      Se o verão for bom ainda dá pra aproveitá-lo até agosto. Pelo menos foi assim em 2014. E venha de mente e coração abertos, tá? Porque mudanças sempre nos assustam um pouquinho no início. Se precisar de alguma coisa estarei por aqui. Puss! 😉

  4. A Suécia é de facto um país fantástico! Visitei Estocolmo, Gotemburgo e Malmo e foi uma experiência única. Todas as cidades oferecem um excelente nível de vida! PedroL

    1. Poxa, que legal saber que você visitou todas essas cidades. Pelo jeito deve ter sido uma ótima experiência. 🙂

      A cultura sueca é bem diferente e cheia de curiosidades, né? Acredite, mesmo eu morando há 5 anos por essas bandas ainda continuo me surpreendendo e muito com o país. E é fato, o verão é incrível. Nunca pensei que daria tanto valor ao sol como agora.

      Puss! 😉

      1. eheh sim, o sol é de facto importante, principalmente quando se está habituado a tê-lo e depois se vive num local onde não é tão habitual 🙂 gostei especialmente de Estocolmo, é incrível como de um momento para o outro se pode passar do frenesim da cidade para o bucolismo do campo 🙂 muito bom! continuação de bom trabalho 🙂 PedroL

Faça a teimosa feliz. Comente!