Krogen Soldaten Švejk: um pub rústico e bem servido na ilha de Södermalm

Quem me acompanha no insta stories (@diariodeumateimosa) já foi comigo num dos pubs que eu mais adoro na ilha de Södermalm em Estocolmo: o Krogen Soldaten Švejk.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Apesar de ter mostrado ele apenas recentemente nas redes sociais, eu o frequento há bastante tempo, mais especificamente desde 2013, ano que me mudei de Gotemburgo para Estocolmo. E desde essa época sempre que tenho visitas ou encontro amigos que estão a trabalho na cidade é quase que de lei bater o cartão nesse lugar.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Bom, o pub é gerenciado pela mesma mesma família desde 1974 e seu estilo meio boêmio atrai boa parte da galera que mora na cidade. O que eu acho ótimo, já que não é nem um cadinho turístico.

O lugar é todo inspirado na cultura tcheca e o cardápio conta com uma variedade fantástica de cervejas, obviamente, tchecas. Além disso, tem uma comidinha caseira bem gostosa e um ambiente que eu considero deliciosamente rústico e aconchegante do leste-europeu.

Krogen Soldaten em Estocolmo

A escolha do nome

O nome Soldaten Švejk dado ao pub é uma homenagem feita a um inacabado romance satírico tcheco chamado As aventuras do bom soldado Švejk e que foi publicado em 1923, pouco tempo depois da Primeira Guerra Mundial.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Para quem não sabe – assim como eu também não sabia – o romance conta a história do anti-herói Josef Švejk, um soldado tcheco que tem a incrível capacidade de se meter nas piores confusões. Mas você imagina qual é o principal objetivo do livro? Simplesmente o de ridicularizar o militarismo. Tanto que na Segunda Guerra Mundial todos os exemplares existentes na Alemanha foram queimados pelos nazistas. Deu para sentir qual é a repercussão dessa obra, não?

Krogen Soldaten em Estocolmo

Bom, mas esse não é um texto sobre história, certo? Então chega de chorumelas e vamos ao que interessa: o pub!

O ambiente

O pub Soldaten Švejk é praticamente um pedaço da República Tcheca, aqui mesmo, em Estocolmo. Assim que você entra é meio que uma sensação de ter acabado de atravessar o mar Báltico e pisado em algum pub em Praga.

As paredes e as janelas são decoradas com pinturas novas e antigas e existe uma lareira verde escura em um dos ambientes.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Krogen Soldaten em Estocolmo

Dá para ver as garrafas vintage de várias cervejas tchecas e até um taco de hóquei no bar assinado por vários jogadores considerados veteranos e lendários do esporte.

Krogen Soldaten em Estocolmo

O local tem aqueles bancos altos e o ambiente é meio escurinho, assim como todo pub deve ser.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Se você quer aproveitar para forrar o estômago, tem uma pequena sala de jantar separada. Os funcionários são até que simpáticos (com exceção de uma garotinha que falarei mais adiante), a comida não demora para ser servida e de cara a gente nota que os clientes são aqueles que adoram o pub e não dispensam uma boa cerveja.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Krogen Soldaten em Estocolmo

Uma vez por ano, logo no início da Primavera, os proprietários realizam o festival Czech Beer, onde eles apresentam mais de 20 cervejas de pressão vindas da República Tcheca e Eslováquia.

As cervejas

Qualquer fã incondicional de cerveja tem de conhecer o local. As melhores cervejas são todas importadas da República Tcheca e esse pub é um dos poucos que existe em Estocolmo que tem licença de importador.

Krogen Soldaten em Estocolmo

As cervejas por serem diferenciadas ficam aí na casa das 70 coroas (cerca de R$ 35). Mas se você deseja uma bebida diferente, não há problema algum, pois há cidras, vinhos, aperitivos, whisky e licores.

Krogen Soldaten em Estocolmo

As comidinhas

Todos os pratos são no estilo tcheco e que ainda possuem o mesmo jeitinho original de serem servidos desde quando o pub foi aberto em Estocolmo.

Apesar do cardápio ser resumido – o que é ótimo para os indecisos – você encontra boas opções: saladinha de tomate, sopa de Goulash bem temperadinha (a base de músculo, cenoura, batata e páprica), pães, queijos, salsichas, carnes e opções vegetarianas.

Um dos pratos que eu já experimentei e gostei bastante é a panqueca de batata, servida com bacon e uma frutinha típica da Escandinávia chamada lingon, que é meio doce e meio amarga ao mesmo tempo. Pelo fato do prato ser bem servido e um tanto calórico é necessário estar com bastante fome para não sobrar nada.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Agora, o prato que mais sai da cozinha e que eu amo de paixão é o Schnitzel, que é uma carne de porco cortada bem fininha feita à milanesa, recheada com presunto e queijo.

Krogen Soldaten em Estocolmo

À parte vem um potinho de batatas pré-cozidas e salteadas no azeite. Saiba que esse é outro prato com uma porção bem generosa, tá?

Krogen Soldaten em Estocolmo

E sabe o que é melhor? O menu inteiro do pub super combina com uma cervejinha bem gelada.

Ah, e se sobrar espaço para mais comilança ainda dá para experimentar algumas das sobremesas, tais como um tipo de bolinho de massa recheado com morango, strudel de maçã com chantilly, sorvete de creme com calda de chocolate ou a sobremesa do dia.

Krogen Soldaten em Estocolmo
Fruktknödel – bolinho de massa recheado com morango
Krogen Soldaten em Estocolmo
Äppelstrudel – strudel de maçã com chantily
Krogen Soldaten em Estocolmo
Vaniljglass – sorvete de creme com calda de chocolate
Krogen Soldaten em Estocolmo
Dagens efterrätt – sobremesa do dia

Resumo da ópera: é uma comida mais rústica e sem frescura, típica de um pub.

As inúmeras experiências

Eu já perdi as contas de quantas vezes fui a esse pub e posso dizer que não consigo enjoar nunca. Em praticamente todas às vezes fui bem atendida e a comida sempre estava do jeito que eu gosto: quentinha, saborosa, suculenta e sem miséria.

Mas dependendo do horário que se chega é preciso ter paciência, muita paciência. Chegar depois das 19h pode ser um desafio daqueles conseguir uma mesa para comer. Como o ambiente é pequeno e há poucas mesas disponíveis a fila de espera é longa.

Krogen Soldaten em Estocolmo

De todas as vezes que fui com os amigos apenas uma vez a garçonete não foi amigável. Sabe, aquelas meninas que “dormem de calça jeans” e parecem que estão constantemente com TPM? Pois é, ela estava assim. Implicou com a gente em quase tudo no bar e não podíamos ficar em nenhum lugar. E aí que tivemos que descer do salto e chamar ela na chincha. Ela pegava só no nosso pé e de mais ninguém. Sei lá o que aconteceu! E juro para você que estávamos todos bonitinhos e sem fazer algazarra. Só por causa disso não ganhou gorjeta. Quem mandou ser malcriada, né?

Dicas de quem conhece o lugar

O pub é sempre lotado e é considerado quase que uma necessidade de parar para tomar umas biritas após o trampo.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Se você está procurando um lugar que sirva uma excelente cerveja de pressão e uma refeição generosa a um preço razoável esse é o lugar.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Como não dá pra fazer reserva o ideal é chegar cedo para garantir uma mesa já que o ambiente é pequeno. Para pegar uma boa mesa o ideal é chegar no horário certo. E qual é? O melhor é assim que o pub abrir, lá pelas 17 horas, mas se não der, tente chegar pelo menos por volta das 18 horas. Depois disso começa a encher, encher, encher e aí ferrou se você estiver com fome. A menos, é claro, que você esteja preparado para esperar no bar até que libere uma mesa. Isso é com você!

Krogen Soldaten em Estocolmo

Krogen Soldaten em Estocolmo

Enquanto alguns restaurantes mudam o cardápio conforme a estação, nesse pub as comidinhas são sempre as mesmas durante o ano todo. O que pode variar é o preço.

Acho que nem preciso dizer que continuarei frequentando o local, né? O ambiente, a comida e a cervejinha me enchem de prazer e felicidade, ainda mais se eu estiver em boa companhia.

Krogen Soldaten em Estocolmo

Krogen Soldaten Švejk
Website: http://svejk.se/
Endereço: Östgötagatan 35, a apenas alguns minutinhos da estação de metrô Medborgarplatsen
Horário de atendimento:
Segunda a quinta: 17.00 – 24.00
Sexta e sábado: 16.00 – 24.00
Domingo: 17.00 – 23.00

Vi ses… hej då! 😉

6 pensamentos

  1. Entrou na minha lista de lugares que vou conhecer em Estocolmo esse pub! Claro que primeiro vou me ambientar em Gotenburg…rsrs. Adorei seu post!

Faça a teimosa feliz. Comente!