10 melhores universidades da Suécia

Quem nunca pensou em dar um upgrade no currículo acadêmico e estudar no exterior, hein?

Saiba que a Suécia possui excelentes universidades e como não poderia ser diferente é um país com uma economia impulsionada pela ciência e tecnologia. Das 36 universidades existentes, oito delas ganharam lugar no topo da quinta edição do QS World University Rankings by Subject, que se baseia na reputação acadêmica, a reputação de empregador e impacto da pesquisa.

São elas:

1. Lund University

É uma das universidades mais antigas e prestigiadas no Norte da Europa, ocupando a 70ª colocação no ranking mundial. Possui cerca de 42.000 alunos e mais de 7.500 funcionários. O seu lado forte é a investigação interdisciplinar e de vanguarda. São mais de 30 campos de pesquisa.

Website: http://www.lunduniversity.lu.se/

Lund University

Isso sem dizer que o seu compacto campus universitário incentiva e cria condições para descobertas científicas e muitas inovações, o que torna uma das mais fortes universidades da Suécia em termos de atividade investigativa. A universidade coopera com 600 universidades em mais de 70 países, tanto em pesquisa como em programas de intercâmbio de estudantes como o Erasmus.

2. KTH, Royal Institute of Technology

KTH, como é chamada, é a maior, mais antiga e mais internacional Universidade Politécnica da Suécia e é considerada uma das melhores da Europa. Localizada em Estocolmo, ela ocupa atualmente a 92ª posição do mundo, fornecendo um terço da pesquisa e engenharia da educação da Suécia. Além disso, em seu currículo ela é classificada como uma das 40 melhores universidades para assuntos de engenharia e tecnologia.

Website: https://www.kth.se/en

KTH, Royal Institute of Technology

3. Uppsala University

Fundada em 1477, a Universidade de Uppsala é a universidade mais antiga da Suécia e de todos os países nórdicos. Ela ocupa a posição 102ª no ranking mundial e possui cerca de 45.000 alunos matriculados. Sua longa história de prestígio na educação faz com que ela seja um membro do Coimbra Group, uma associação de instituições de longa data de alto padrão internacional.

Website: http://www.uu.se/en/

Uppsala University

4. Chalmers University of Technology

Localizada na cidade de Gotemburgo, a Chalmers University of Technology é outra universidade politécnica muito forte, classificando-se na posição 132ª mundial e dentro dos top 100 para assuntos de engenharia e tecnologia. Mais de um terço dos estudantes matriculados nos programas de mestrado são internacionais.

Website: http://www.chalmers.se/en/Pages/default.aspx

Chalmers University of Technology

5. Stockholm University

É a universidade estadual da capital sueca, atualmente classificada na 182ª no ranking mundial. É uma das maiores universidades da Escandinávia e possui 70.000 alunos em quatro faculdades. Além de oferecer muitos programas em inglês ela está classificada entre as 100 melhores universidades do mundo na área de artes e humanidades.

Website: http://www.su.se/english/

Stockholm-University

6. University of Gothenburg

Possui 37.000 estudantes e 5.900 funcionários. É uma das principais universidades do norte da Europa. As disciplinas são mais científicas o que a torna como pesquisa de ponta em várias áreas dinâmicas.

Website: http://www.gu.se/english

University of Gothenburg

7. Linköping University

É uma das universidades baseadas em pesquisa e conhecida pela excelência na educação e como não poderia ser diferente ela reinventou o ensino superior na Suécia.

A universidade é famosa por criar programas de graduação que dão conhecimento interdisciplinar valioso. Por exemplo, combinando a medicina e a engenharia, com o objetivo de compreender e desenvolver ainda mais a tecnologia para salvar vidas. Outro exemplo é a forma como a universidade integra economia, direito e línguas, para equipar os alunos para carreiras como advogados internacionais das empresas.

Website: https://liu.se/?l=en

Linköping University

8. Umeå University

Pelos padrões acadêmicos a universidade ainda é considerada muito jovem, já que foi fundada em 1965. Talvez por possuir pouco mais de 50 anos, ela traz consigo o entusiasmo, a inovação, a criatividade e as ideias novas. Interação entre pesquisa, educação, colaboração e inovação que desafia limites é o seu lema. Possui pouco mais 4.000 funcionários e cerca de 28.000 estudantes.

Website: http://www.umu.se/english

Umea University

9. Karolinska Institutet

É uma universidade dedicada exclusivamente às ciências médicas e de saúde. Ela está localizada em Estocolmo e tem reputação de nível de investigação e inovação superior, como demonstrado pela sua posição como uma das 50 melhores universidades em todo o mundo, bem como uma das 10 melhores universidades médicas da Europa.

Os alunos têm a oportunidade de aprender com os prêmios Nobel, participando de palestras no campus ou seminários, que são realizados em um local específico.

Website: http://ki.se/en/startpage

Karolinska Institutet

10. Stockholm School of Economics

SSE como é chamada é a escola de negócios líder na região Norte da Europa. Por mais de um século, tem educado estudantes talentosos para os principais cargos dentro da comunidade empresarial e do setor público. Oferece bacharelado e programas de mestrado, juntamente com PhD altamente considerado, MBA e programas de educação executiva. Além de possuir uma reputação de excelência tanto na Suécia como em todo o mundo.

Website: https://www.hhs.se/

Stockholm School of Economics

Tomara que uma delas seja a sua cara e vá de encontro aos seus planos de estudar no exterior. De repente, isso pode acontecer num futuro nem tão distante assim.

———-

Esse texto foi publicado originalmente no site Brasileiras pelo Mundo.

Vi ses… hej då! 😉

4 thoughts

  1. Estou impressionado com a Suécia. Na verdade, mais ainda do que eu já estava. Sempre tive vontade de conhecer a Suécia, vejo-a com bom olhos. Estudo Engenharia Civil na FARO – Faculdade de Rondônia. A entrada desta faculdade é tomada por uma camada de poeira, que é levantada quando passam carros. Mais ainda, seu estacionamento é mal planejado. Pior ainda é que não tem uma estrutura física mínima para ser respeitada como uma faculdade de Engenharia. Eu poderia ficar falando do diversos defeitos, que vão desde a estrutura até ensino. Acredito que isso não seja inerente somente à esta faculdade, mas ao brasil como um todo. Vemos muito descaso da nossa sociedade com a própria cultura. Descaso por que as pessoas se permitem vive nessa vida medíocre. O que me chama a atenção é que esta faculdade lucra no mínimo de 10 milhões de reais por mês (fonte: uma amiga do financeiro e cálculos estimativos) para manter uma estrutura e um ensino ridículo.
    Cada vez mais sei que meu lugar não é esse.

    Fiquei admirado com a Karolinska Institutet, pense numa estrutura impecável?

    1. É uma pena que isso aconteça com algumas faculdades no Brasil. Eu te entendo!
      As universidades na Suécia são bem conceituadas e estruturadas. Eu ainda não tive a oportunidade de visitar o interior de alguma, mas pelo que vejo na internet o interior é bem bacana mesmo. Como você é da área de Engenharia, já pensou em fazer algum mestrado depois que se formar? Acho que a KTH em Estocolmo pode ser interessante para você.

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s