4 números de emergência para salvar no seu telefone

Uma das coisas que sempre tenho anotado, seja no meu celular ou num simples papel de pão, quando visito um novo país são os números de emergência.

Esse tipo de informação é tão importante para quem viaja quanto para quem se muda para um determinado país. Como recém-chegado você recebe uma enxurrada de informações e, às vezes, fica difícil assimilar tudo de vez. Isso sem dizer que aprender a se virar no meio de tanta novidade pode levar algum tempo, né? Eu penei litros quando me mudei para a Suécia e se soubesse 1/3 das coisas que sei hoje, tenho certeza de que tudo teria sido muito mais suave.

Então, pensando em quem é viajante ou é recém-chegado na Suécia, reuni os números essenciais para serem salvos na agenda do seu celular ou em algum cantinho. Afinal, a gente nunca sabe quando pode precisar, certo?

1. Emergência

O número 112 serve para qualquer tipo de emergência. Ligando para ele você entrará em contato com a polícia, a ambulância ou o corpo de bombeiros. Fique tranquilo e não se preocupe se você não fala sueco por enquanto. A pessoa do outro lado da linha te ajudará em inglês. Procure manter a calma e não se desesperar quando falar com o(a) atendente. Dependendo da situação eu sei que pode ser meio complicadinho, mas tente, ok?

4 telefones de emergencia na Suecia

2. Sem emergência

Agora, se você quer falar diretamente com a polícia sobre uma denúncia, deixar uma dica ou reportar algo, você deve ligar para 114 14. Esse número é utilizado para casos sem emergência.

4 telefones de emergencia na Suecia

3. SOS Acidentes e Crises

Há alguns anos a Suécia lançou um serviço chamado SOS alarm, para ajudar as pessoas com outros tipos de solicitações e assim evitar ligações desnecessárias para o 112.

Ligando para o 113 13 você consegue receber e dar informações sobre epidemias, acidentes, tempestades, entre outras coisas. Também é possível receber assistência em inglês.

4 telefones de emergencia na Suecia

4. Saúde

A Suécia tem um serviço chamado Vårdguiden que é um número de telefone que você pode ligar para receber conselhos de saúde 24 horas por dia durante, 7 dias da semana (em sueco sjukvårdsrådgivning). Além disso, você consegue informações sobre onde ir para receber o cuidado que precisa. Basta ligar para 1177 e falar com eles. Só que tem um pequenino detalhe. Nem sempre o atendente conseguirá fazer um bom atendimento em inglês. Falo isso por experiência própria, tá?

4 telefones de emergencia na Suecia

Além disso, o site dá bons conselhos de saúde para te ajudar a pesquisar sobre seus problemas e sintomas antes de procurar um médico.

Portanto, é um número para conselhos médicos. Se você estiver se sentindo mal, por exemplo, eles irão te orientar se você deve ir para um hospital ou tomar algum remédio em específico. O atendimento é feito por um(a) enfermeiro(a).

Website: http://www.1177.se/

Vi ses… hej då! 😉

12 pensamentos

  1. Oi Vania!
    Cheguei na quinta-feira …a língua é muito difícil, fico até zonza quando vou ao mercado e não consigo ler, dá uma aflição. Mas as pessoas são bem bacanas, quando precisamos alguma ajuda.
    O problema é que tem coisas que é até difícil pedir ajuda, por não saber como me expressar, por exemplo: produtos de limpeza, rodo, etc. que estamos acostumados no Brasil e os que tem aqui, nem sei como usar, hipoclorito pra higienizar verduras e frutas, lembra que te perguntei no snap? creme de leite? Aqui tem? Eu nem sei como perguntar isso! Hahahha…se souber, me conta! Obrigada!

    1. Nossa.. estou tb ansiosa pra ler a resposta. .rs.Chego dia 04/08 e nem imagino como se chama a Cândida aí. ..rsrs. rodo…ai meo deossss….rsrs

      1. Vânia. . mt obrigada!! Vc está me ajudando muito com suas dicas. Interessante o que faz o nervoso rs. Parece que vou me mudar pra fora da Terra rsrs e é claro que aí tem tudo e se não tiver terei que me adaptar não é? Ta chegando..semana que vem estarei em terras vikings…Obrigada e um super beijo.

        1. Verdade. É uma misturinha de sentimentos, né? Eu mesma adaptei um montão de coisas e tenho sobrevivido há 5 anos. Com certeza isso acontecerá contigo também. Tenha a mente e o coração abertos e dê tempo ao tempo, ok? 🙂

    2. Oi Marina, seja muito bem-vinda!
      O começo é assim mesmo, a gente fica perdidinha da Silva, mas com o tempo as coisas vão se ajeitando.
      Conversei com uma amiga sueca e realmente aqui não tem produto para fazer a higienização de frutas e hortaliças. Os suecos dizem que aqui não precisa disso rs. Mas ela me disse também que se você quiser pode usar vinagre para desinfetar e assim ficar mais tranquila (como a gente já tinha conversado no snap).

      Aqui tem creme de leite sim e é bem parecido com o nosso brasileiro. A marca do creme é Puck e vem numa latinha menor que a brasileira. Se não me engano esse produto é de Israel ou algo assim. Se você quiser eu posso te mandar uma foto dele, pois tenho aqui em casa. Me manda um e-mail pra eu não esquecer, tá?

      Puss, puss!

  2. Já copiei tudo!!Nossa,vc nem imagina como isso foi importante pra mim.Ontem mesmo estava pensando caso houvesse uma emergência o que eu faria…Muitíssimo obrigada♡

Faça a teimosa feliz. Comente!