Marstrand: um lugar agradável para conhecer na costa oeste da Suécia

Uma das cidades que eu tive a oportunidade de conhecer e visitar várias vezes foi Marstrand. O fato de ter morado em Gotemburgo há alguns anos me proporcionava a ida a esse lugar tão bonitinho sempre que eu quisesse. Não importava se era para dar uma relaxada, curtir as tão sonhadas férias ou até mesmo levar os amigos e a família pra dar aquela turistada. Bastava ter uma oportunidade e lá estava eu novamente.

Marstrand na Suecia-26

E isso não acontecia em qualquer época do ano. Nada disso! Era no verão que a coisa toda fervia.

Marstrand na Suecia-27

Você provavelmente já sabe que dias quentes e ensolarados são pra lá de preciosos na Suécia, né? E estar em uma das ilhas justamente nesse período é o que tem de mais agradável para se fazer, mesmo que o céu insista em ficar um tiquinho cinza.

Marstrand na Suecia-3

Marstrand na Suecia-30

Então, qual é a parada desse lugar?

A simpática cidadezinha

Marstrand é uma cidade histórica bem pequenininha, situada entre duas ilhas, Marstrandsön e Koön, localizada a uns 45 km de Gotemburgo. Tem cerca de 1.500 habitantes e como não poderia ser diferente é mega lotada de turistas na alta temporada.

Marstrand na Suecia-18

Apesar de muitos viajantes a visitarem durante o verão, no inverno ela também atrai gente, principalmente os imponentes e braçudos velejadores (uma pausa para suspirar… aaaaaaaaai). Isso acontece porque a cidade é considerada um porto seguro para eles, justamente porque as águas que cercam Marstrand raramente congelam.

Marstrand na Suecia-17

Mas o que chama mais a atenção por aqui é o Carlsten Fästning, uma fortaleza do século 17, bem como um dos maiores campeonatos de vela na Suécia, o Match World Cup. Aguenta firme aí que jaja conto sobre eles, tá?

Marstrand na Suecia-24

Caminhando pelas ruas de paralelepípedos e arredores

Como é uma cidade bem pequena, é possível conhecê-la andando em pouquíssimas horas. Com suas ruas de paralelepípedos, calmas e limpas consegue-se admirar a paisagem e tirar muitas fotos sem penetras por perto, desde que você chegue cedo.

Marstrand na Suecia-1

Caminhando por essas ruas, a gente também pode ver de pertinho como é que as crianças se divertem. Nada de mãe da rua, queimada ou pega-pega. O legal é que as crianças brincam de serem vikings.

Marstrand na Suecia-2

Outro fato curioso é que ter um barco na Suécia não é sinônimo de riqueza e status social, mas sim uma questão cultural. Não importa se é de grande ou pequeno porte, moderno ou antigo, a diversão para os suecos está em navegar por essas águas com a família, os amigos ou até mesmo com aquele crush tudo de bom.

Marstrand na Suecia-22

Além de ter um porto simpático, também é possível encontrar antigas construções em pedras como essa aqui.

Marstrand na Suecia-4

E muitas casas em madeira espalhadas por toda a cidade.

Marstrand na Suecia-21

Marstrand na Suecia-16

Marstrand na Suecia-14

Marstrand na Suecia-13

Continuando a andança você pode se deparar com outras coisas, como essa árvore de 1866. Faça as contas! Pois é, são mais de 150 anos de pura firmeza e força. E como não há muitos pontos turísticos, qualquer plaquinha que remonte a antiguidade precisa ser registrada, concorda comigo?

Marstrand na Suecia-15

Na fortaleza

Próximo dessa árvore tem o Carlstens Fästning, uma fortaleza localizada no pico mais alto da ilha e que teve sua construção iniciada láááá em 1658. Nem preciso dizer que o lance era proteger a ilha dos inimigos, né? E adivinha quem foram os responsáveis pela tal construção? Nada mais que criminosos: assassinos, ladrões, estupradores, falsários e vagabundos.

Marstrand na Suecia-5

A história conta que a mortalidade desses criminosos aumentou em 20% na época da construção, já que eles tinham de trabalhar durante o longo e pesado período do inverno. E convenhamos, andar de um lado para o outro com uma bola de ferro atrelada ao pé não deve ser nada fácil, ainda mais em baixas temperaturas, não?

Marstrand na Suecia-7

Em seus jardins encontram-se alguns canhões que fazem parte da paisagem e que servem como excelentes acessórios para fotos.

Marstrand na Suecia-9

O interior da fortaleza só pode ser visitado pagando o ingresso. E se por acaso você quiser pegar um guia para te contar os mínimos detalhes do quão essa fortaleza foi importante durante a guerra contra a Dinamarca e a Noruega aí sim vale a pena pensar em tirar o escorpião do bolso. Hum, lembrei de uma coisa. Até 2013 a visita guiada era somente em sueco. Aí que fui dar aquela xeretada básica no site e dá pra acreditar que ainda não colocaram um tour guiado em inglês? Fué fué fuéééé.

Marstrand na Suecia-6

Piquenique e comidinhas

Ao redor da fortaleza tem uma bela vista para o mar, onde dá para fazer uma pausa para o piquenique se você quiser. Eu já fiz e gostei bastante.

Marstrand na Suecia-8

Mas se esse não é o seu caso, indo mais para o centro há opções de cafeterias, restaurantes, quiosques de cachorro quente e sorvete.

Marstrand na Suecia-19

Marstrand na Suecia-12

No horário de almoço alguns restaurantes tem um preço único e camarada para comer relativamente bem: entradinha, prato principal e café. Também já experimentei e não posso reclamar de absolutamente nada. Recomendo!

Marstrand na Suecia-28

Marstrand na Suecia-29

Match World Cup 

Descobri que a cidade é a sede do campeonato anual Match Cup. Para quem não sabe – assim como eu também não sabia –, trata-se de um campeonato de sailing prestigiadíssimo na Suécia com a participação das melhores equipes de vela. Olha que chique!

Marstrand na Suecia-10

E por coincidência, numa dessas visitas que eu estava na cidade consegui ver um pouquinho da preparação: a chegada dos barcos, o hasteamento das bandeiras, a colocação das tendas, a circulação de gente bonita, a distribuição dos panfletos e toda aquela parafernalha que envolve um campeonato desse porte.

Marstrand na Suecia-31

Marstrand na Suecia-11

Só foi uma pena que não deu tempo de ver a competição em si. Quem sabe um dia!

Como chegar?

Todas às vezes que visitei Marstrand o meio de transporte que utilizei foi o busão. Da estação central de Gotemburgo, a Nils Ericssonsterminalen, sai dois ônibus diretamente para essa cidadezinha. O percurso demora aí de 50 minutos a 1 hora dependendo do ônibus que pegar (linha 302 ou 312).

Centralstation em Gotemburgo

Chegando no ponto final é preciso pegar uma balsa, como essa aqui, cheia de turistas desesperados por registrar cada minuto com suas câmeras fotográficas supersônicas.

Marstrand na Suecia-20

E a travessia acontece num vapt-vupt, coisa de 5 minutinhos.

Bom saber

A melhor maneira de ir a partir de Gotemburgo é de ônibus. Bom, pelo menos eu acho. Você vai curtindo a paisagem e salvando energia para dar uma boa caminhada. A empresa que opera é a Västraffik, mas os tickets também podem ser adquiridos pelo site da SJ https://www.sj.se/en/home.html#/. Se você preferir pode comprá-los dentro da própria estação de trem de Gotemburgo.

Há um guichê especial para compras de passagens de ônibus. Só que há dois poréns:

  • não existe reserva de lugar no ônibus. Então, assim que ele parar no portão de embarque não fique dando bobeira, porque sueco é bem esperto para pegar um bom lugar. Portanto, seja ligeiro também.
  • a passagem não pode ser reagendada. Uma vez comprada já era, tá? Os preços podem variar dependendo do dia e horário que se queira ir. Eu dei uma pesquisada rápida e encontrei tickets a partir de 66 coroas (apenas um trecho).

Pode ir de carro? Pode sim senhor! Só que como andar de carro nessa cidade não é permitido, você deverá estacioná-lo antes da travessia da balsa e pagar a devida taxa de estacionamento, ok? Agora, se você é corajoso e quiser ir no inverno o estacionamento é totalmente na faixa.

Para pegar a balsa você precisa comprar o bilhete que custa 20 coroas ida e volta. Ele pode ser comprado junto com o seu ticket de ônibus, porém, se você for de carro tem um quiosque pertinho da balsa para comprar.

Marstrand na Suecia-23

Quem quiser pernoitar tem um spa bem bacana que é o Marstrands Havshotell. Uma conhecida se hospedou com o marido e simplesmente adorou, tanto que ela voltou grávida rs.

Para quem mora ou está de passagem por Gotemburgo eu super recomendo separar um dia para visitar essa charmosa cidade, ainda mais se o dia estiver ensolarado.

Marstrand na Suecia-25

Portanto, não deixe passar em branco, hein?

Vi ses… hej då! 😉

4 thoughts

  1. Desconfio que Marstrand é o pedaço “forrado de grana” da Suécia. Essas casas enormes e à beira-mar da primeira foto devem custar pelo menos US$2.000.000 cada uma e pertencer àqueles suecos que pagam 70% de imposto de renda.

    Já a foto da árvore na praça ficou com um ângulo interessante. As casinhas coloridinhas parecem até cenário de conto de fadas. Fiquei imaginando o Shrek saindo detrás da árvore e botando as criancinhas para correr.

    1. Oi Paulo!
      Eu tinha lido há um tempão que essa é uma cidade cara mesmo (não tenho ideia de valor) e muitas casas são utilizadas apenas no verão.

      Adorei o lance do Shrek… agora tô aqui imaginando a mesma coisa 😀

Dê vida a esse blog. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s