Snickarbacken 7: uma cafeteria hipster e aconchegante em Estocolmo

Se tem uma coisa que eu aprendi a fazer desde que me mudei para a Suécia, sem dúvida, é apreciar o delicioso ritual do fika, aquela pausa marota pra tomar um café quentinho e comer uma bobagem pra lá de calórica.

E um lugar que eu adoro praticar esse tal ritual é na Snickarbacken 7, uma cafeteria hipster e aconchegante em Estocolmo. Cafeteria essa que está na minha lista das queridinhas da cidade, viu?

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-13

De estábulo à cafeteria

A cafeteria tá localizada num prédio do final de 1800. Pra ser mais exata contigo, esse prédio foi projetado em 1898 por um dos arquitetos mais influentes da cidade, o Isak Gustaf Clason. Prazer Isak! Ele é tão ferrado (pra não dizer outra coisa), na sua profissão, que também projetou o Nordiska, o museu sobre a cultura sueca, o Östermalms Saluhall, um dos melhores salões de alimentos do mundo e o Hallwylska, um dos museus com a maior coleção de arte da Suécia. Inclusive tive também a oportunidade de frequentar o restaurante desse museu que está aberto somente no período verão.

Mas vamos voltar, que senão eu perco o foco. Naquela época não havia nem sinal da cafeteria, mas sim de um estábulo que permaneceu por longos anos. Aí as coisas evoluíram, o estábulo foi desativado e o local passou a ser utilizado como galpão, basicamente para tranqueiras. Até que em 1988 um fotógrafo pegou um baita empréstimo no banco e resolveu dar uma renovada geral. O resultado? Um estúdio completamente moderno e espaçoso. E como o povo por aqui tem fogo no fiofó, quase 10 anos depois o estúdio passou para as mãos de uma produtora de vídeo. Com tanto espaço, esse era o lugar perfeito para muita criatividade, né? Adivinha o que vem depois? Finalmente a cafeteria. O que antes era super restrito ao público, acabou se tornando um ambiente especial para muitos visitantes.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-3

O ambiente

O Snickarbacken 7 é uma cafeteria, galeria de arte e loja conceito em um só lugar.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-27

Andando pela cafeteria você se sente um pouco como andar em um estúdio subterrâneo, sabe. De cara você já vê que o ambiente é bem minimalista.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-23

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-25

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-29

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-32

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-35

O teto é alto e a iluminação é branca.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-34

A luz em néon na parede chama a atenção para o nome do café.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-17

Nas paredes sempre tem algumas fotos ou posters à venda de algum artista e os móveis e a decoração são bem simples.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-8

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-24

A cafeteria fica num espaço bem comprido, tipo um corredor mesmo, e quase lá no fundo tem a loja. Essa lojinha já ofereceu uma seleção especial de itens, como roupas para adultos e crianças, acessórios vintage e fones de ouvido.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-9

Mas hoje em dia você encontra produtinhos para banho, cozinha, livros, revistas e mais um montão de outras coisas, tudo feito com um toque de design.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-40

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-28

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-30

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-31

Durante a semana você vê bastante gente sentada com seus notebooks, seja trabalhando ou estudando, o que é normal já que dá pra acessar o wi-fi lindo, leve e solto.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-4

E é claro que nos dias mais quentes dá pra sentar no banco na parte externa. Nem preciso dizer que é uma delícia, né?

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-12

As comidinhas

O cardápio conta delicinhas que toda cafeteria na Suécia tem: sanduíches, saladas, sopas, doces, bolinhos, sucos, chás e cafés.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-1

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-6

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-36

Além disso, eles possuem um cardápio que muda conforme a estação. Aí você poderá encontrar coisas mais diferentes, como por exemplo, uma sopa de erva doce com abacate grelhado, bem como a variação de saladas, bolos, tortas e biscoitos.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-2

Para quem é fã de chá eu recomendo o de hortelã com gengibre (dica da minha amiga Lívia. Beijo pra você Li!), pois não tem nada de saquinho ou erva desidratada. O negócio é todo natural mesmo. E de vez em quando eles servem uma tortinha de chocolate com romã que eu acho maravilhosa.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-11

Entretanto, o que eu pago pau mesmo é para as saladas. Já experimentei uma tal de Inkokt Lax, que leva salmão, um mix de folhas verdes, rabanete, batatinhas cozidas, erva-doce, alcaparras, creme de beterraba e um molho bem leve de mel.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-38

E ontem eu tive a oportunidade de experimentar outra saladinha, que acabou se tornando a minha preferida do momento, a de Chèvre & Rödbeta. Ela é composta de queijo chèvre bem grandão, rúcula, agrião (sem ser aquele ardido), beterraba, repolho marinado em alguma coisa cor-de-rosa, lentinhas bem pequenininhas, nozes caramelizadas e molho de mel com tomilho.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-41

A localização

É importante você saber que ela é bem escondidinha e fica numa rua sem saída e nada turística, tá? Quem conhece o lugar geralmente é por indicação de alguém ou porque acabou lendo algum artigo no New York Times, na revista Vogue ou em um site afirmando que essa é uma das cafeterias que você deve conhecer antes de morrer.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-16

Mas fique tranquilo que não é difícil de achá-la, ok? Ela é perpendicular à rua Regeringsgatan.

Você pode pegar o metrô e descer na estação Östermalmstorg (linha vermelha) e andar 550 metros. Dá uns 7 minutinhos caminhando.

Como chegar a Snickarbacken cafeteria

Bom saber

O pessoal que trabalha no local é super agradável e atencioso. Se você precisar que eles te expliquem as guloseimas nos mínimos detalhes pode ir fundo, porque eles explicam mesmo. Falo isso porque no cardápio não tem nada escrito em inglês e aí você pode ficar meio perdido no que deve pedir. Entendeu?

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-7

Dependendo do horário que você vá, pode acontecer de chegar e não encontrar absolutamente nenhuma guloseima pra comer. A quantidade e a variedade disponível não são tão fartas assim. Isso aconteceu comigo na primeira vez que fui e fiquei um pouco decepcionada. Jurei que não voltaria mais. Entretanto, como sou teimosa e não desisto nunca, resolvi dar uma segunda chance e não me arrependi.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-20

Pra mim a única desvantagem são os preços. Você pode chegar a pagar por um smoothie o valor de 65 coroas (mais de R$ 30). Talvez este seja um dos mais caros da cidade.

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-5

Bom, mas se você está à procura de uma cafeteria acolhedora para curtir uma boa xícara de café ou chá em um ótimo ambiente e ainda por cima com funcionários simpáticos, você deve ir a essa cafeteria. Fica a dica!

Snickarbacken 7 cafeteria hipster em Estocolmo-14

Snickarbacken 7
Endereço:
a cafeteria leva o nome do próprio endereço. Portanto, está localizada na Snickarbacken 7
Website: http://www.snickarbacken7.se/
Horário de funcionamento:
2a. a 6a. feira: 8.00 – 18.00
Sábado: 09.00 – 18.00
Domingo: 10.00 – 17.00

Recadinho da teimosa: me acompanhe também no instagram stories ou no snapchat. Sabe o por quê? Porque tô procurando mostrar em primeira mão os lugares que frequento, antes mesmo de aparecer no blog. E esse lugar aqui foi um deles, viu? Então, me faz companhia lá também, até porque eu acho que você não vai querer ficar de fora, né? Você me acha como varomao.

Vi ses… hej då! 😉

2 thoughts

Faça a teimosa feliz. Comente!