Fredagsmys: a tradição da sexta-feira na Suécia

Para quem me acompanha há bastante tempo sabe que sexta-feira aqui em casa é dia de comer bobagem. Hábito esse que eu e maridão trouxemos do Brasil para a Suécia lá em 2011.

Fredagsmys na Suecia

Mas não pense você que sueco é tão diferente assim. Não, não! Apesar deles serem super preocupados com a saúde, na sexta-feira eles também chutam o pau da barraca e comem um montão de porcarias.

Fredagsmys na Suecia

Então vamos lá! Você tá preparado para mais uma enxurrada de informação bacana sobre a cultura sueca? Puxe a cadeira, coloca aquela cervejinha esperta aí do lado – ou um chocolate quente se estiver muito frio – e senta que lá vem história.

O que é Fredagsmys

Vamos entender a palavra primeiro, tá? Fredag significa sexta-feira e mys tem a ver com conforto. Portanto, fredagsmys nada mais é que o conforto/aconchego da sexta-feira. Sacou?

E assim como o fika é um ritual quase que religioso na Suécia o fredagsmys também é. Mas saiba que ele é bem mais atual, porque foi estabelecido no país na década de 1990. E a palavra fredgasmys só entrou mesmo para o dicionário sueco em 2006. Cara, pelo que andei lendo nos jornais da época isso foi a maior euforia por parte das famílias suecas, viu?

Os suecos anseiam e muito a chegada da sexta-feira e o motivo é que finalmente eles poderão dar uma relaxada, usar roupas confortáveis e se empanturrar de bobagens.

Fredagsmys na Suecia

Mas o fredagsmys vai além disso. São atividades onde a família, um casal sem filhos ou os amigos se reúnem na sexta à noite para fazerem coisas juntos. Afinal, depois de uma semana cansativa de trabalho ou de estudos essa é a maneira perfeita para desopilarem (palavra bonita essa, hein?) o estresse da semana toda. A ideia principal aqui é aproveitar a família sem ter toda aquela pressão do trabalho no dia seguinte.

E sabe onde isso vai acontecer? Sentadinho no sofá em frente à televisão, seja assistindo a filmes ou aos programas favoritos. Porém, nada impede de rolar um joguinho de baralho, dominó, videogame, banco imobiliário ou qualquer outro tipo de jogo. O que vale é a diversão!

O que se come

Primeiro de tudo é que precisa ser uma comidinha fácil de ser preparada para não ter aquela montanha de louça no final para lavar. E segundo que é para promover a participação de todo mundo no tal ritual, em especial da criançada.

A preferência é sempre por sanduíches, pizzas, tacos, refrigerantes, pipoca, doces – os engordativos godis –, pacotes de salgadinhos, principalmente de batatinhas fritas e sorvetes. De quebra os adultos podem atacar aquela cervejinha esperta ou uma taça de vinho bem cheia.

Fredagsmys na Suecia

Esse ritual moderno já está tão enraizado na cultura sueca que tem até alguns sites com receitas fáceis para o dia do Fredagsmys, como tortillas, burritos, pipoca de caramelo salgado (amo), quesadillas e entre outras coisas. Sentiu como eles adoram esse tipo de comida?

Sexta-feira é um bom dia para os negócios

Nem preciso dizer que o comércio fica aquecido, né? Esse conceito do conforto na sexta-feira é mega importante na comercialização de alimentos e doces, porque todo mundo corre para as compras de comilança.

Fredagsmys na Suecia

Só pra você ter uma ideia os supermercados ficam lotados depois das 16 horas. E se você bater o olho, disfarçadamente é claro, na fila do caixa verá a galera comprando coisas práticas e rápidas para fazer.

Ah, mas não é só o supermercado não. A loja de bebidas, o Systembolaget, também. Dependendo da localização da loja um segurança estará de prontidão na porta controlando a quantidade de pessoas que entra. Repare!

Lembro que há alguns anos passava uma propaganda de uma família sentada em frente à televisão comendo aqueles sacos enormes de batata frita, tipo Ruffles, sabe? Mas até então eu era uma perdida e pra mim era só mais uma propaganda de batatinha frita como tínhamos no Brasil. E nada mais! Mas com o tempo eu entendi que a propaganda retratava o que o fredagsmys representa para os suecos: família, comida e diversão.

Fredagsmys na Suecia

Vantagens e desvantagens

Há psicólogos que afirmam que ter o fredagsmys é muito bom, porque é o momento que as pessoas têm para suas famílias para conversarem, se divertirem e colocarem o estresse de lado.

Entretanto, os nutricionistas têm uma visão completamente diferente sobre a sexta-feira. Eles alegam que o que se come é pouco saudável, porque tem o risco de aumentar a diabete e a obesidade na sociedade, ainda mais entre as crianças. Sabe o que eles têm defendido? Que o ideal seria que as pessoas comessem snacks mais saudáveis, tipo pepino e cenoura e beber muita água.

O duro é ver todo mundo comendo bobagem e você ali tentando se manter firme e forte, né?

Fredagsmys na Suecia

Sei lá! Sueco adooooora praticar um esporte e vejo que isso vem desde criança. Acho que eles devem queimar essas calorias ingeridas a mais num piscar de olhos. Tanto que é difícil ver crianças obesas por aqui, mas ao mesmo tempo não posso afirmar com relação ao índice de diabete, porque não tenho ideia se é alto ou baixo.

Mas é isso aí! Comer umas bobagenzinhas de vez em quando não faz mal para ninguém, só é preciso ter um pouco de moderação. Afinal, tudo que é exagerado não é bom para ninguém.

Fredagsmys na Suecia

Então, bora fazer umas gostosuras hoje?

Vi ses… hej då! 😉

2 pensamentos

Faça a teimosa feliz. Comente!