Hallwylska Restaurang: um lugar de gente bonita, elegante e sincera na rua mais cara de Estocolmo

Já falei que é no verão que a programação ferve em Estocolmo, né? E por causa disso alguns lugares funcionam somente nessa época do ano, como é o caso do Hallwylska, um bar e restaurante, dentro do museu de mesmo nome e com entrada gratuita na capital da Escandinávia.

Hallwyska Restaurante-17

Situado no centro de Estocolmo, esse é um bom lugar para jantar ou apenas para tomar umas biritas após o trabalho – o chamado after work. Diferente do Krogen Soldaten Švejk, aquele pub bem rústico em Södermalm, o Hallwyslka é mais seletivo: gente jovem, bonita e mais bem vestida. E não é para menos, já que ele está localizado na Strandvägen, a rua mais cara para morar em Estocolmo.

Hallwyska Restaurante-3

O pátio e o cardápio

O restaurante fica em um dos mais belos pátios da cidade e está aberto tanto para os visitantes do museu, que param durante o dia para tomar um cafezinho, como para a galera que bate ponto depois de um dia cheio no trabalho.

Hallwyska Restaurante-4

Entretanto, como o pátio fica a céu aberto, para os dias de chuva eles bolaram um tipo de teto retrátil, mais parecido com uma tenda enooooorme. Assim, ninguém corre o risco de ficar encharcado como um pintinho. E nos dias mais friozinhos há alguns aquecedores espalhados por todo o ambiente, pra não deixar ninguém congelar o corpo e o bumbum.

Hallwyska Restaurante-6

Hallwyska Restaurante-1

Além das bebidas, o restaurante tem uma variedade de pequenos pratos, hambúrguer vegetariano e saladas.

Hallwyska Restaurante-5

A experiência

A primeira vez que fui a esse restaurante foi durante o Eurovision, um concurso anual de música mega famoso em toda a Europa, e que aconteceu esse ano em Estocolmo. Graças a uma amiga muito querida ela providenciou a reserva e não passamos quase perrengue.

Hallwyska Restaurante-2

Uma coisa que reparei é que eles são meio chatinhos. No final do dia fica um segurança na porta meio que controlando a entrada das pessoas. Quem está malvestido ou usando tênis fica do lado de fora. Acredite, isso também existe por essas bandas. Só não consigo dizer se é algo específico de Estocolmo ou se há em outras partes do país.

Hallwyska Restaurante-7

E por que tô falando isso? Porque durante essa visita nós estávamos num grupo de 5 pessoas e um dos amigos estava usando tênis. Apesar dele estar bem vestido, limpinho, cheiroso e com um tênis super da moda o segurança encrencou. Ficou dando desculpas que o ambiente exige sapato, que é mais formal, que isso e que aquilo. E olha, que a gente estava com reserva feita e ia gastar umas boas coroas suecas lá, hein? Conversa vai e conversa vem, o segurança fingiu que não viu nada e deixou a gente entrar. Só digo uma coisa: foi um saco!

Continuando. Como nesse dia a gente não estava com muita fome meio que acabamos pedindo quase que as mesmas coisas. Eu, maridão e uma das amigas, por exemplo, optamos por um prato de entrada de sashimi de salmão e um peixe branco que esqueci o nome agora, erva doce, ovas de salmão – me julguem, mas eram daquelas que explodiam na boca – acompanhado de pequenos pingos de um creme mais ácido que não consegui identificar muito bem o sabor.

Hallwyska Restaurante-12

Os outros amigos atacaram um tipo de tartar, composto de carne crua com maionese defumada, queijo parmesão, cebolas e temperinhos. Bem diferente do que eu já tinha visto.

Hallwyska Restaurante-13

Para a sobremesa eu escolhi um merengue suíço, que eu achei também bem diferentão. Por baixo era tipo um chantilly mais consistente, coberto com pedaços de chocolate e raspas de mirtilo desidratado, sorvete de creme, rodelas de banana desidratada e suspiro de mirtilo. Tudo isso ainda com uma calda de chocolate morninha que estava simplesmente divina.

Hallwyska Restaurante-14

Além disso, um dos amigos pediu um sorbet de ervas. Se não me engano era sorvete de manjericão com limão e dois dedinhos de champagne.

Hallwyska Restaurante-15

Sei que não é todo mundo que curte essas paradas que a gente comeu, mas posso falar que tudo estava uma delícia. Sabe quando você come alguma coisa e na hora já sente que cada ingrediente é bem fresquinho? Foi exatamente essa a sensação que eu tive.

Bom saber

O pessoal que frequenta o ambiente é mais narizinho empinado. Portanto, ter uma boa apresentação pessoal se faz necessária. Eu sei, isso é chato pacas, mas essa é a vibe do lugar e eu preciso ser sincera contigo. Fazer o que, né?

Hallwyska Restaurante-10

Tentei ir outro dia com uma amiga pra comer somente a sobremesa, mas como não tínhamos reserva, a gente foi esnobada e nem lista de espera quiseram nos colocar. Aliás, fica a dica, quer sentar pra comer alguma coisa, faça a reserva, pois caso contrário será difícil conseguir uma mesa.

Hallwyska Restaurante-11

Os preços são relativamente altos, mas levando em consideração a qualidade dos ingredientes e a localização a gente entende o motivo. Portanto, não é nenhuma surpresa.

Se você quiser só tomar uns drinques e jogar conversa fora com os amigos, eu acho que o ambiente é bem bacana, apesar do espaço ser bem disputado.

Hallwyska Restaurante-9

Agora, você pode me perguntar: “e aí teimosa você voltaria?”. Minha resposta é “sim, voltaria”, principalmente por causa da sobremesa que eu simplesmente amei. Mas olha, quero deixar claro que não é uma prioridade, já que há outros restaurantes a serem descobertos em Estocolmo e que precisam levar o meu selo de aprovação. Já fique ciente que vai levar um tempão para que eu repita a dose, tá?

Hallwyska Restaurante-16

Portanto, se você curte um ambiente cheio de patricinhas e mauricinhos essa é uma das opções que Estocolmo tem no verão. Mas se sua pegada é outra, tipo algo mais desencanado, talvez seja interessante você ir para a região de Södermalm e se esbaldar por lá, que a galera é bem mais sem firulas, viu?

Hallwyska Restaurante-8

Hallwylska Restaurang
Endereço: Hamngatan 4
Website: http://hallwylskamuseet.se/en/visit/restaurant
Telefone: +46 (0) 8440 5631
Funciona somente no verão

Vi ses… hej då! 😉

3 thoughts

  1. Me parece o exato tipo de lugar que eu vou evitar à todo custo hahaha acho uó ser obrigada a usar um traje específico e ainda pra ficar no meio de patricinha e mauricinho. Chatooo! Mas a decoração é muito bonita 🙂

  2. Adorei o ambiente lindo, a decoração e arquitetura,claro! Mas essa nojentice de gente rica me dá nos nervos!

Faça a teimosa feliz. Comente!