Como é viver na Suécia no inverno?

… é se vestir em camadas e constatar que a elegância passou longe, pois você mais parece uma cebola bem rechonchudinha do que outra coisa.

… é sair de casa lá pelas 8 horas da manhã quando ainda está escuro e voltar quando o sol já disse tchau tchau… e isso se ele aparecer.

inverno na Suécia

… é ver e sentir intensamente o frio e a escuridão afetarem o seu humor de uma maneira que você nem sabia que era possível.

… é prestar atenção direitinho onde pisa e evitar correr como um louco na rua só para não escorregar e se machucar.

… é pegar o transporte público nem que seja apenas uma estação só pra dar aquela aquecida marota no corpo.

inverno na Suécia

… é ficar com um baita sono achando que já está na hora de dormir e quando olhar no relógio perceber que não são nem 8 horas da noite.

… é colocar uma das luvas no bolso para pegar ou pagar algo e quando menos esperar perceber que a perdeu e nem tem ideia de onde foi.

… é usar um sinalizador no casaco ou na bolsa só para que os motoristas vejam que bem no meio da escuridão tem alguém atravessando a rua.

roupa de inverno

… é planejar praticamente tudo de acordo com o tempo e nunca, jamais, ever, sair de casa sem a jaqueta, o gorro e o cachecol.

inverno na Suécia

… é saber que quando o sol aparecer será como a luz da geladeira: vai iluminar que é uma beleza, mas esquentar que é bom nada.

inverno na Suécia

… é reclamar durante o inverno inteiro da baixa temperatura e da escuridão sem fim, mas mesmo assim amar ao cubo quando ver a paisagem toda branquinha.

inverno na Suécia

Mas o bom mesmo será quando chegar a primavera e você ver que sobreviveu a mais um inverno e que nem foi tão ruim assim.

eu e o inverno
Fazendo caras e bocas no insta stories e pra variar falando da neve na cidade. Me acompanhe por lá também. Eu sou @diariodeumateimosa

Vi ses… hej då! 😉

33 pensamentos

  1. POR FAVOR LEIA:
    Eu sempre apoiei e defendi os direitos iguais para homens e mulheres.
    A Suécia até então era a melhor representação que essa igualdade só gera sucesso.
    Sempre defendendo a ideia da mulher como ser inteligente,capaz e competente.
    Aqui no Brasil a luta continua.
    Mas estou em choque com tudo que está acontecendo aí,o feminismo Sueco virou uma piada no Brasil,um prato cheio para os machista daqui e uma vergonha para as mulheres.
    Como um governo feminino pode tolerar um veneno letal as mulheres como o Islamismo?
    Como estão deixando eles dominarem desse jeito?
    Porque estão sem reação?
    Uma lei como a SHARIA é como a morte para mulheres.
    Eu vi uma foto do governo feminino usando o véu,um sinal de submissão aos homens – O que estão fazendo?
    Eu não sei o que dizer,já não tenho cara pra defender mulheres na política,já é tão difícil chegar lá e quando chegam fazem uma merda dessa?
    É o governo sueco aí e a Ângela Merkel na Alemanha.
    Aqui as notícias pipocam.
    Acabei de ler uma matéria sobre os estupros do Islã,testemunhos de jovens sendo convocados para alimentar a máquina de extermínio do Estado Islâmico.
    Não sei o que dizer,eu como mulher me sinto envergonhada com um governo feminino tão destrutivo.
    Se não fizerem nada afundarão e serão dominadas por esses demônios,a SHARIA será implantada e os direitos tão suados irão pelo ralo.
    Tem vídeos defendendo o governo patriarcal e detonando as brasileiras que pensam em se candidatar por causa dessa situação na Suécia.

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

    1. O que está acontecendo é que a Suécia é aberta a todos os tipos de pensamento e existe um ideal onde todas as pessoas tem o mesmo valor, independente de raça, religião, situação financeira ou escolha sexual. Porque uma pessoa que usa véu não poderia se envolver em movimentos políticos? Você acha que só porque uma mulher usa véu ela não é feminista? Já estive muitas vezes no Egito e particularmente conheço mulheres de véu que são mão de ferro e muito mais feministas do que muitas que usam biquinis. Outra coisa, não acredite em tudo que você lê. A grande maioria dos muçulmanos que vivem aqui querem a mesma coisa que eu, ou a Vânia, querem uma vida de mais qualidade, queremos uma vida mais justa e menos violenta do que no nosso próprio país. Para um muçulmano é muito mais difícil do que para brasileiros. Enfim, achei seu comentário equivocado. Tudo bem que vivo em cidade pequena, não tem a metade dos problemas de Estocolmo. Pode ser que a direita tome conta no próximo governo, e que a esquerda tem errado em muitos aspectos, pode ser que a situação fique insustentável, mas ainda sim acredito numa política igualitária e respeitosa para com todas as pessoas.

  2. Vânia, gostei muito do seu blog. Parabéns pela iniciativa e dedicação. Estou indo para Gotemburgo agora em abril/2017 estudar, vou passar um ano. Não tô encontrando nenhuma comunidade, grupo, blog de brasileiros em Gotemburgo. Tô um pouco perdida. Não consegui lugar pra ficar ainda. Tem alguma dica para me dar?

    1. Oi Beatriz! Putz, a essa altura do campeonato você já se mudou, né? Desculpe te responder somente hoje, mas como estava envolvida em outros projetos pessoais, precisei me ausentar por um período. Bom, e espero que você já tenha feito amizades e esteja aproveitando cada pedacinho da cidade. Se precisar de alguma coisa é só avisar, tá? 🙂

  3. Olá Vânia, primeiro e em tempo: Um Feliz 2017. Eu e minha família estamos morando em Haia na Holanda e queremos passar 3 dias em Estocolmo no final de fevereiro. Pelas suas fotos (lindas por sinal!) e posts já estamos ficandos apaixonados e curiosos por Estocolmo. Bem, a curiosidade, é sobre a neve: Está nevando em Estocolmo? Quais são nossas chances de ter / ver neve no final de fevereiro? Sei que em questao de meteorológica nada ‘e garantido, mas poderia nos dar sua opniao? Obrigado…

    1. Oi Marcio! Desculpe a demora em te responder, mas somente hoje é que estou conseguindo tirar as teias de aranha do blog rs. Foi mal ter te deixado na mão com as informações que você precisava. De qualquer forma espero de coração que você e sua família tenham curtido bastante a cidade. 😉

    1. Paulete, mais de 6 meses depois estou respondendo ao comentário. Que vergonha, né?
      Eu fiquei tão enrolada com alguns projetos pessoais, que agora que estou tendo uma folga resolvi das as caras. O lance do vlog é um projeto antigo, mas que só tá faltando a coragem de fazê-lo. 🙂

  4. Vânia, sempre gostei do frio e das paisagens invernais. Contudo, a chegada dos anos afetou meu corpo e o frio me causa muitas dores. Hoje, sou toda solar por esse motivo. Mas quer saber? Adoraria um dia conhecer esse país e outros assim. Gostei demais de te ver por aqui novamente. Bjs

    1. Roseli, primeiro de tudo! Que cabelo mais estiloso é esse menina??? Eu simplesmente AMEI. Você tá super cool! <3

      Eu gosto bastante do frio, mas a escuridão é o que mais pega pra mim. Nunca pensei que me tornaria uma quase sueca nesse quesito rs.

      Espero que não seja nada grave contigo. Às vezes, precisamos nos adequar ao temos, não é verdade?! Mas espero de coração que um dia você possa vir para cá e possa curtir um pouco da paisagem ao vivo e nem tão cheia de cores assim.

      Saiba que também gosto D+ de ter ver aqui no meu cantinho. Puss! 😉

      1. Vânia, obrigada pelo elogio ao cabelo. Estou curtindo demais euzinha ao natural e chic no úrtimo de cinza hehe! Estou tomando vitamina D e Cálcio e agora no verão, recebendo o sol na pele que não tem coisa melhor. As dores passaram feito mágica! Não some não dessas paragens!

    1. Olá Åsa! Primeiro gostaria de agradecer de você querer compartilhar os textos com os seus alunos. Para mim é uma honra! Muito obrigada. E segundo que realmente não sei o motivo pelo qual você não está conseguindo compartilhar os textos. No final de cada texto eu coloquei algumas opções de compartilhamento, tais como Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, WhatsApp, publicar no WordPress e por e-mail. Tente alguma dessas e se não conseguir me avise que tentarei te ajudar, tá?
      Puss! 😉

  5. Realmente, morar num lugar com inverno intenso assim não deve ser fácil… mas é lindo, não é? E quando passa todo mundo esquece, já que ficamos todos felizes com a chegada da primavera de novo! rs 🙂

    1. Babi, depois de alguns anos vivendo num país gelado, a gente começa a perceber os efeitos do inverno na nossa vida. Tanto, que hoje eu entendo perfeitamente o mau humor dos suecos durante esse período rs. Mas não vou reclamar tanto assim… porque realmente adoro ver a paisagem, principalmente se for da janela de casa hahaha 😀
      Puss! 😉

  6. Vânia de Deus!! Voce disse absolutamente tudo que eu sinto…kkkkkk. Eu até achei que estava doente de tanto sono….rsrs.
    O sol que não esquenta…andar de “luzinha” na roupa…até os cachorros tem luz…rs.
    Muito bom!!

    1. Sandra, essa época do ano é puxada mesmo! Depois de alguns anos morando por aqui a escuridão tá me afetando bastante. Só que pra tentar amenizar um pouco esse efeito eu procuro tomar vitamina D e tem me ajudado bastante. Ainda bem! O pior não é o frio, mas sim a escuridão, né? É pra acabar com qualquer um! 😀
      Valeu! Puss! 😉

      1. Verdade…mas tem seus encantos tbem..A satisfação de abrir a porta de casa e sentir aquela sensação de chegar no “ninho” quentinho..rs.Ou no fds ficar vendo Netflix eqto a neve cai lá fora.. rsrs.Afinal.15:30 já é noite…

  7. Adoro essa descrição: “é saber que quando o sol aparecer será como a luz da geladeira: vai iluminar que é uma beleza, mas esquentar que é bom nada.” 😀
    Eu que “só” estou em Portugal (e sou portuguesa, mesmo, não sei que é isso do bem bom do calor brasileiro a não ser de férias) já me queixo dessa luz que não aquece e acho que devo estar a queixar-me de barriga cheia :-))
    Mas sabe que mais? Tem aqui um brasileiro doido a estagiar na minha empresa que diz que adora o frio! Nós sofrendo com a temperatura e ele todo feliz de casaco de penas! Não vale, né?
    Ainda bem que você voltou, gosto muito deste cantinho!

    1. Erika… somos quase conterrâneas. Eu sou neta de portugueses, você acredita? 😀
      Ouvi dizer que o inverno em Portugal é um pouco ruim mesmo, porque as casas não são aquecidas e a água do chuveiro é bem fria. Isso é verdade? Se for assim, me lembra o Brasil. Aliás, passava mais frio em São Paulo do que aqui em Estocolmo.
      Acho que eu entendo o brasileiro que trabalha contigo. No Brasil a temperatura durante o verão está batendo a casa dos 40 graus. Acho que aí ele está se refrescando rs. Eu sempre gostei do verão, mas acho que quando a temperatura está muito elevada tudo acaba ficando bem desconfortável.
      Estou feliz por estar de volta. Super obrigada pelo carinho e por fazer parte desse cantinho tão especial pra mim.
      Puss! 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!