Porque eu parei de blogar – e porque eu estou de volta

Se você já não se lembra mais de quem eu sou, então deixa eu dar uma refrescada na sua memória.

Eu sou a Vânia Romão, a carinha e os dedinhos mágicos que estão por detrás deste espaço. Aqui eu compartilho os lugares mais bonitos de Estocolmo, as curiosidades mais diversas e as dicas de como é morar na Suécia.

Lembrou? Tomara que sim!

Túnel do tempo

Meu primeiro post foi em 28 de julho de 2011. Era uma sexta-feira ensolarada, auge do verão, e eu queria mostrar um pouco do lugar que estava morando já que fazia quase dois meses que havia saído do Brasil. Eu estava empolgadíssima em dividir com a minha família e amigos tudo o que estava vivenciando. Afinal, tudo era novidade!

Gotemburgo me recebendo de braços abertos

De repente o blog começou a cair nas graças de pessoas que tinham algum interesse pela Suécia, fosse por uma oportunidade de trabalho, pela extensão dos estudos, pela esperança de encontrar um amor na terra dos vikings ou por pura curiosidade mesmo.

Verão no arquipélago de Estocolmo após a meia-noite

Só que de uns anos para cá deixei de publicar conteúdo aqui, no instagram, no facebook, de enviar e-mail para os leitores da lista VIP (beijo pra vocês da trupe da teimosa) e até mesmo de compartilhar minhas andanças em Estocolmo e outras cidades na Suécia.

É verdade! Apenas publiquei uma ou outra novidade só para tirar as teias de aranha mesmo, já que blogar sempre foi um hobby e não uma atividade remunerada.

Mas qual foi o motivo desta ausência toda?

Primeiro de tudo devo dizer que foi uma ausência consciente, ou seja, levei em consideração se deveria fazer ou não isso e pesei na balança todos os prós e contras que afetariam o blog.

Pra mim, a principal desvantagem foi, sem dúvida, ter deixado de ter contato contigo. Juro!

Nesse período que estive longe decidi estar completamente focada em tirar alguns atrasos da minha vida. Coisas que estava empurrando com a barriga há muito tempo e outras que por decisões mal tomadas no passado estavam me afetando de alguma forma.

Como você deve saber – ou pelo menos desconfiar um cadinho – criar e publicar conteúdo de forma consistente, exige tempo, criatividade, força de vontade e muita, mas muita disciplina.

E como eu não estava nessa vibe, tomei a decisão de puxar o freio de mão das publicações e focar em resolver o que estava pendente na minha vida.

O resultado? Graças a Deus alguns objetivos pessoais foram conquistados e os atrasos completamente eliminados. Eeeeeeeee!

Porém, nem tudo foram flores. Passei por uns maus bocados também. Fui vítima de assédio moral pesado, tive um burnout que é tipo uma exaustão física, mental e emocional causada por estresse excessivo e prolongado, perdi meu pai e mais recentemente um tio e dois cunhados, sendo um deles vítima da covid-19.

Não foi fácil, mas eu sobrevivi.

E como será daqui para a frente?

Como essa fase finalmente passou, eu pensei “por que não voltar a escrever?”. Além de me distrair, eu sinto uma falta danada disso. Sinto falta de escrever e compartilhar minhas experiências. Sinto falta de fotografar e ter esse espaço para me conectar com você.

E se você me quiser de volta, eu estarei aqui!

E por “eu estarei aqui”, significa dizer que vou escrever o que puder e quando puder. Isso pode significar posts todos os dias, um por semana ou talvez nenhum. Quero escrever quando me sentir inspirada e não por obrigação.

Estou feliz por estar de volta independente de como será daqui para a frente.

Vi ses… hej då! 😉

65 pensamentos

  1. Poxa também senti sua falta! Gosto muito do seu blog, da forma despretenciosa que escreve! Lamento demais pelas perdas que teve, e ainda mais um pai! Já passei por isto ! Estando distante, e não é nada fácil! Seus seguidores gostam de você, e postar ou escrever algo só acrescenta! Sem obrigações e compromissos! Minha grande amiga mora em Gotemburgo! Pretendia ir em julho passado onde depois tudo mudou! E quem sabe um dia ainda irei conhecer o país que tanto me encanta só pela que leio, o que ela me manda, mostra! Parabéns pelo seu trabalho e se sinta abraçada mesmo que via Web.

    1. Olá Ynes!
      Esse carinho é sem dúvida uma das melhores coisas que o blog me trouxe. E eu gosto demais de ter esse diálogo com vocês, assim sem firulas e descontraído. 🙂
      As perdas foram dolorosas, mas a gente continua seguindo em frente. Não tem muito o que fazer, né?!
      Tomara que você ainda consiga visitar Gotemburgo. A cidade é uma graça e tem cantinhos bem especiais. Essa pandemia irá passar e nós voltaremos a viajar. Estou contando muito com isso. 🙂
      Obrigada por compartilhar um cadinho da sua vida e por me incentivar a continuar por aqui. Saiba que recebi seu abraço caloroso e apertado.
      Beijos, beijinhos e beijões <3

  2. Se eu te escrever que senti tua falta, tu acredita??

    Fico muito feliz que você voltou, sempre te vi como um exemplo de um mulherão forte, interessante e estilosa e quis ser como você quando ficasse “grande” hahaha
    Que tu tenhas um retorno tranquilo… pelo que vi, tem um monte de comentários positivos pra te dar um gás inicial.
    Sobre teus familiares… Meus sentimentos!! Que o tempo ajude a confortar teu coração!

    Abraços

    1. Olá Bruna!
      Que comentário mais fofo!!! Tô até corada aqui do outro lado da tela. Olha, mas saiba que não sou perfeita, hein?! Também tenho meus momentos de que não sou tão forte assim e dou uma espanada geral. Mas super te agradeço pelo “estilosa”, deu até uma massageada no ego hahaha.
      Os comentários sempre me incentivam e eu fico com aquele sentimento de querer voltar a fazer tudo de uma vez: escrever, fotografar e usar as redes sociais mais do que nunca. Eu tô mega feliz por estar de voltar e fazer o que me dá prazer. 🙂
      Muito, muito, mas muito obrigada por esse carinho gigantesco.
      Um grande beijo! Muáh!

  3. Olá! Seu blog me ajudou quando estive na Suécia em 2016, e agora estou aqui de novo para passar mais tempo, então vou adorar ler suas dicas de novo! <3

    1. Oi Aline!
      Olha só você se juntando à turma das antigas aqui do blog. Você não imagina como isso não tem preço pra mim. É muito amor, carinho, consideração. <3
      Melhor ainda saber que você está de volta. Te desejo toda a sorte do mundo por aqui.
      Mega beijo!

  4. Vânia, sinto muito pelas suas perdas. Não é fácil mesmo, mas estou muito feliz em saber que você está de volta! Seu blog foi um achado para mim quando fiz intercâmbio na Suécia em 2015! Estava com saudades da sua maneira leve e divertida de escrever e compartilhar suas aventuras na Sverige! Puss puss

    1. Oi Maria Paula!
      Muito bacana saber que você esteve por aqui e ainda por cima num intercâmbio. Que máximo! Espero que tenha aproveitado bastante. 🙂
      Saiba que seu comentário acalenta meu coraçãozinho.
      Um grande beijo e obrigada por estar aqui comigo já há tanto tempo. <3
      Puss, puss!

  5. Querida, sinto muito pelos seus queridos que se foram😔
    Fico feliz que esteja pronta pra retornar, aqui de longe torço por você com todo carinho, saudades !!! Seus textos e fotos são sempre maravilhosos 👏🥰

    1. Oi Chris, esse feedback de vocês tem me ajudado tanto, que não consigo nem encontrar as palavras certas para descrever o quão grata eu sou.
      Obrigada pelo imenso carinho. <3

  6. Olá, Vânia!
    Sinto muito pelas tuas perdas e espero que estejas melhor de saúde.
    Eu e meu marido vivemos em Lisboa e a partir de setembro moraremos na Suécia. Assim em pesquisas sobre o país conheci o teu blog hoje. Fico contente que tenhas retomado a escrita pois teus posts estão sendo bastante esclarecedores, além de serem sempre muito leves e divertidos.

    Obrigada!

    1. Oi Flávia!
      Seja bem-vinda aqui no blog e em breve à Suécia. 🙂
      Estive em Lisboa no final do ano passado. Foi minha segunda vez na cidade! E não canso de lembrar como me senti bem aí. Amo tudo! haha
      Que bom que eu esteja de ajudando de alguma forma. Sempre fico feliz com esse feedback!
      Te agradeço do fundo do meu coração pelo carinho de suas palavras.
      Beijos.

    1. Välkommen Juliana!
      Te desejo toda a sorte do mundo com os estudos e com as novas experiências que você terá por aqui. 🙂
      Puss, puss!

  7. Que bom que voltou. Seus textos me ajudaram muito quando estive na Suécia em 2017. Por coincidência, a Suécia voltou a rondar minha vida nesse último mês e você já me ajudou novamente com alguns posts antigos.

    1. Oi Carmen!
      Fico tão feliz, mas tão feliz em saber que os textos te ajudaram. Isso é de grande valor pra mim. <3
      Vou ficar aqui só na torcida para que você volte.
      Muáh!

    1. Oi Simone!
      Que legal saber que você está por aqui. Fico mega feliz de te ter nesse nosso cantinho tão especial e ficarei na torcida para que você aproveite muito.
      Desejo muita sorte a você nessa nova jornada!
      Grande beijo!

    1. Silvana, claro que lembro de vc! Trocamos tantas mensagens gostosas que seria impossível esquecê-la.
      Que saudades! <3
      Eu senti que não estava preparada para compartilhar o que havia acontecido e por esse motivo me afastei de tudo.
      Como agora estou me sentindo melhor, resolvi voltar. 🙂
      Mas e vc como está? Ainda na Holanda?
      Beijos

  8. Que bom ter você de volta! Também estive afastada por vários motivos e aos poucos, estou retornando. Meus sentimentos por suas perdas, por seu problema de saúde mas desejo de coração que tudo passe e que sua vida ganhe novo colorido. O blog é muito bom para isso. É terapia. Beijos

    1. Roseli, há quanto tempo!!!
      Dar uma pausa é sempre válido independente do motivo. Espero que esteja tudo bem contigo.
      Estou feliz por estar de volta… como você escreveu “É TERAPIA”.
      Obrigada por todo o carinho e pelas palavras de conforto.
      Grande beijo!

  9. Välkommen tillbaka!😀Fiquei muito feliz por sua volta, seu blog me ajudou muito quando vim morar aqui na Suécia. Gosto muito de como você escreve. Um abraço! jag ser fram emot nästa text! Kram. Sabrina.

    1. Oi Sabrina!
      Lendo os comentários de como o blog acabou ajudando você de alguma forma, me enche o coração de felicidade. Não tenho palavras para descrever o quanto esse carinho enorme significa pra mim.
      Valeu por continuar aqui comigo!
      Vi ses snart! Puss, puss!

  10. Vania, que saudades! Sexts feira completo 3 anos de Suécia e posso dizer que você me ajudou muito, mas muito mesmo com as suas dicas. Já posso dizer que tenho PhD em algumas areas aqui na Suécia. Nesses 3 anos abrimos um restaurante, ele faliu, meu marido descobriu um cancer e fez todo o tratamento aqui. Ufa! Uma aventura!

    1. Adriana!
      Quase caí da cadeira quando li seu comentário. Meodeos! Quanta coisa aconteceu, né?
      Teu marido está bem? Vc está bem?
      Mande notícias porque fiquei preocupada agora.
      PS. feliz que pelo menos o blog te ajudou de alguma forma. 🙂

  11. Que bom te ver de volta, Van!
    Saudades de te ler por aqui e mais saudade ainda de te ver pessoalmente! 😢❤️
    Um abraço bem grande e apertado!

    1. Di!!! Que saudades imensas de você e dos nossos encontros.
      Apesar de estarmos distantes, tenho você no meu coração.
      Um abraço, um queijo e um cheiro!

  12. Oi Cunha, muito feliz com o seu retorno. Adoro o jeito que vc escreve e a transparencia em suas palavras… isso nos fazem sentir parte das suas fases. Sucesso sempre !

    1. Cunhaaaaaaa! É vc mesma???
      Que surpresa maravilhosa ter você aqui. <3
      Vc não imagina como esse feedback enche meu coração de felicidade e mostra o quanto eu estava certa de voltar a escrever, mesmo que seja para falar coisas aleatórias haha.
      Saudades de vc!!!
      Beijos mil

  13. BEM VINDA VANIA,…. senti sua falta,…viajo nas suas experiencias ja que sair daqui esta cada vez mais impossivél.Sinta-se abraçada bj

    1. Beth!
      Que felicidade saber que eu posso proporcionar esse tipo de experiência. É uma honra pra mim!
      Senti seu abraço e amei.
      Beijinhos.

    1. Tato! Que carinho imenso que estou recebendo com a volta do blog.
      Posso dizer com o coração cheio de alegria que é bom estar de volta.
      Muito obrigada!!!

  14. Vânia, senti saudade. De verdade. Seja bem vinda de volta. Sinta-se abraçada. Muito carinho pra vkcê.

    1. Oi Maria Antonieta!
      Eu também! Eu também! Uma saudade imensa, sabia?!
      Recebo esse abraço gostoso e cheio de carinho.
      Um mega beijo! Muáh!

  15. Teimosinha! Que bom que voltou, durante sua ausência estive em Estocolmo gostaria de ter lhe encontrado, mandei mensagem nas suas outras redes e não obtive retorno infelizmente. Espero que surja outras oportunidades.
    PATRIQUE HEDLUND

    1. Oi Patrique!
      Poxa, que pena que não deu pra gente se encontrar. Mil desculpas por não ter respondido. Não lembro se cheguei a ler sua mensagem ou realmente não a vi. Acho difícil eu conseguir localizá-la agora nessa altura do campeonato. Você me perdoa? Juro que não foi intencional. É que tinha muita coisa acontecendo na minha vida e acredito que sua mensagem tenha se perdido.
      Tenho certeza de que não faltarão oportunidades.
      Um super beijo!

    1. Muito obrigada minha linda!
      Se vc tava com saudades, imagina eu então?!
      É bom estar de volta e de ter contato com vocês. Explodindo de felicidade aqui!!! <3

  16. Haaaaaa que bom! Venha mesmo, venha sempre! Moro na Suécia desde 2013 e seus posts sempre me inspiraram de alguma forma. Puss puss

    1. Flavia!!! Wow, você é das leitoras raízes desse blog. Fico imensamente lisonjeada por tanto carinho e por saber que posts despertaram algum sentimento em você. Posso confessar uma coisa? Tô no céu agora! <3
      Muáh!

  17. Ei que bom que voltou, nestes anos todos passava esporadicamente pelo blog para ver se tinha novidades, como não tinha, fui espaçado….espaçando até que faz anos que não olho, qual não foi minha surpresa ao receber notificação por email da sua publicação! Fico feliz com sua volta, suas publicações deste lugar lindo me faziam sonhar , o tempo passou e todos nós mudamos, mas minha admiração por suas vivências continua, bom retorno , muitas saudades!

    1. Olá João!
      Que alegria receber sua mensagem e por compartilhar seus pensamentos comigo. Você não faz ideia como isso me enche de alegria. Estou surpresa que após anos ainda tenho leitores fiéis (ou que esqueceram de descadastrar o email kkkk). A gente muda, é verdade, mas nossa essência continua a mesma.
      Beijos no seu core!!!

  18. Claro que te queremos de volta sua lindaaaaa!!!
    Saudades!
    Você é bem-vinda novamente!
    Beijos da Chris e lambeijos do Ozzy

    1. Que linda! Saudades de vcs!!!
      É muito bom saber que ainda me querem de volta… hahaha
      Grande beijo no seu coração.

  19. Vâ….bom retorno….saudades das suas publicações. Muita força!! E agora estou um pouco mais perto de vc, estou morando em Portugal.

    1. Rooooooo! Feliz por ter você aqui.
      Sério que você está em Portugal?! Estive aí em dezembro do ano passado. Se eu soubesse, poderíamos ter marcado alguma coisa.

      1. Verdade….estou aqui desde de novembro….e agora em definitivo….vida agora nas terras lusitanas….kkkk….passando essa pandemia e loucura que o mundo está vivendo vamos tentar nos ver. Beijinhos.

        1. Amo Portugal em todos os sentidos. Meus avós eram portugueses e tenho orgulho das minhas raízes.
          Espero que dê certo da gente se ver novamente, se não for em Portugal que seja aqui na Suécia. Claro, quando a nossa vida voltar ao normal. 🙂
          Beijos, beijos e mais beijos.

      1. Professor Silvio! Que honra ter você por aqui.
        Agradeço pelo carinho e por sempre ter me ajudado. Isso não tem preço.
        Abraços de uma aluna que tem muito carinho pelo mestre!

Faça a teimosa feliz. Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.