10 coisas que você precisa saber antes de visitar Estocolmo

Como a maioria dos suecos, os stockholmares tem um monte de regras, hábitos e costumes. Nenhum deles é daqueles super sérios, mas acho que pode ser divertido saber alguns pequenos detalhes antes de fazer aquela visitinha básica em Estocolmo.

Aqui está 10 coisas que você deve ter em mente antes de visitar a cidade:

1. Se você estiver usando as escadas rolantes do metrô, é costume ficar à direita nelas. A esquerda é usada para os apressadinhos de plantão. Sempre! Você até pode tomar um empurrãozinho ou um olhar atravessado, por isso, evite ficar do lado esquerdo atrapalhando o fluxo e se mantenha à direita, tá?

2. Para muita gente, em algum lugar da cidade, o horário entre 14.00 e 15.00 é reservado para o fika, o famoso ritual quase que religioso na Suécia, que significa aquela pausa marota para tomar um cafezinho e comer alguma gostosura. Aproveite para fazer isso também em uma das cafeterias da cidade.

3. A maioria dos lugares em Estocolmo aceita cartão de crédito para pagamento. Fique tranquilo. Entretanto, se você quiser pagar com dinheiro, aí sim isso pode ser um problema. Muitas lojas, cafeterias, restaurantes não aceitam mais dinheiro, mas bem no coração de Gamla Stan há uma cafeteria que aceita euro. O problema é que o troco será na moeda local, que é a coroa sueca (SEK). Portanto, é bom estar preparado de todas as formas.

4. Os suecos são bastante introvertidos. É só dar uma olhada como as pessoas se comportam dentro do metrô: quietas e cada uma sentada num banco diferente. No entanto, a grande maioria deles é bem-educada. Se de repente você ouvir a palavra “ursäkta”, algo como “urchêquita” (me desculpe), isso significa dizer que ele deve ter encostado em você sem querer ou ele quer passar pelo espaço que você talvez está atrapalhando. Vale para a escada rolante também, tá? Isso rola durante o dia. Agora, se você está em plena sexta-feira ou sábado à noite, o metrô é completamente diferente. As pessoas estão felizes ou bêbadas.

5. Se você vier durante o verão, saiba que você pode nadar praticamente em qualquer lugar. Na Suécia existe uma coisa chamada “allemansrätten” que nada mais é que o direito do público em geral de acessar certas terras, lagos e rios públicos ou privados para recreação e exercícios. Ah, e falando em água, nos restaurantes e cafeterias você pode pedir água da torneira, que é potável e tranquila de beber. Pense que você pode economizar algumas boas coroas.

6. Talvez você não seja muito chegado em beber cerveja e tals, mas se essa é a sua praia, você deve saber que é bem comum por aqui beber uma “stor stark”, que é uma caneca/copo de vidro de 400 ml. Uma das marcas mais populares é a Carlsberg e Norrlands Guld. Mas não se apegue a isso, porque elas não são lá essas coisas. A Suécia também é o lar de muitas cervejarias menores.

7. As lojas de roupas e o comércio no centro de Estocolmo costumam fechar até que relativamente cedo, lá pelas 19h e os shoppings ficam abertos até mais tarde, umas 20h. A maioria dos supermercados, dependendo da região, fica aberto até 21.00 ou 22.00. Mas também tem aqueles que fecham só às 23.00.

8. Os suecos costumam jantar cedo, geralmente entre 18.00 e 19.00. Então, esse horário você costuma encontrar os restaurantes bem cheios. Portanto, se você tem planos de ir em algum que seja badalado, é bom garantir a mesa previamente com uma reserva, tá?

9. Falei da cervejinha antes, né? Entretanto, é importante você saber que beber vinho ou cerveja de boa qualidade em pubs e restaurantes pode sair caro. Se for apenas uma dose eu acho tranquilo, mas tomar várias taças de vinho ou copos de cerveja pode sair caro. Então, saiba que você pode adquirir bebidas bem variadas no Systembolaget, a cadeia estatal de vendas de bebidas alcoólicas na Suécia. Nela você encontrará uma enorme seleção de vinhos, destilados, cervejas e várias outras biritas com preços bem razoáveis.

10. Como toda grande cidade, Estocolmo também tem seus problemas com segurança, pontos de droga e lugares para não ir. Sendo assim, eu recomendo a leitura de um texto que fiz com 5 dicas de segurança para o turista em Estocolmo.


Esteja ciente de batedores de carteira

Então, é isso. Espero que você possa aproveitar essas dicas e sua estadia na cidade, até porque Estocolmo é super apaixonante.

Vi ses… hej då! 😉

2 pensamentos

    1. Tomara que você venha conhecer mesmo. Só está faltando a gente poder viajar de forma segura novamente.
      Super beijo!

Faça a teimosa feliz. Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.