Lagom: A arte sueca de uma vida equilibrada

Para quem acompanha o Diário de uma Teimosa no Instagram sabe do especial que rolou em setembro do ano passado sobre o livro “Lagom: A arte sueca de uma vida equilibrada”, da autora Linnea Dunne.

Foram diversos stories onde eu falei de cada capítulo, porém dando os meu pitacos porque eu não consigo me controlar, né?

No final desse especial eu dei a minha opinião falando sobre o que era verdade e o que era muito floreado, tipo como um conto de fadas mesmo. Confesso que essa última parte foi a que mais rendeu. Foram quase 180 stories onde precisei dividir em dois dias, por causa da limitação da plataforma. Dei muitos, mas muitos exemplos baseados na minha experiência ao longo desses anos morando na Suécia e acho que uma parte das pessoas meio que se surpreendeu com os mitos e verdades. Posso dizer que hoje minha visão é muita mais ampla do país do que quando criei o blog lá em 2011.

Para quem se lembra eu também compartilhei esse modo lagom de ser e como eu me senti em tentar achar o balanço do nem muito e nem pouco, apenas o suficiente lá em 2013.

Pois bem, voltando ao livro, eu havia prometido para a galera lá do Instagram, as dicas de como ter uma vida mais lagom, que tanto eu quanto você podemos aplicar morando em qualquer país.

São elas:

1. Convide alguns amigos para um fika

O lance aqui é você convidar os amigos para ter um fika em casa mesmo. E nem precisa ficar horas na cozinha assando mil coisas. Compre algumas guloseimas, coloque umas velas na mesa, com uma musiquinha ambiente gostosa e aproveite para jogar muita conversa fora. O ideal é que toda a distração que um bar ou cafeteria oferece seja deixada de lado, porque o que importa é curtir o momento com os amigos e dar total atenção a eles.

2. Limpe seu guarda-roupa

Seja ousado e dê aquela geral se desfazendo das roupas que você não usa há mais de seis meses. A ideia é ter somente itens necessários e sem exageros. Doou não reponha, a menos que seja extremamente necessário.

3. Conte até 10

A próxima vez que você for fazer compras, seja crítico com você mesmo. Se pergunte: “Eu realmente preciso disso?” Se ainda tiver dúvidas, tente a técnica de contar até 10. Eu fiz isso várias vezes e funcionou!

4. Arrume sua casa

Aqui é o seguinte, tem algo que não está funcionando, tem brinquedo das crianças espalhados que não sejam mais usados? Faça uma seleção e se possível doe o que pode ou jogue fora o que não presta. A sua casa agradece!

5. Experimente uma nova atividade ao ar livre

Encontre o lugar mais lagom possível para a atividade que você queira fazer. Pode ser um lugar para fazer esporte, um piquenique, um mergulho em um lago ou qualquer outra coisa que traga prazer sem exageros. Ok, você não quer fazer nada? Sem problemas! Só de estar ao ar livre e respirar um pouco de ar fresco é melhor do que nada, principalmente se você tiver acesso à natureza.

6. Ofereça ajuda a um vizinho

Talvez o seu vizinho precise que as plantas sejam regadas, uma mãozinha no jardim que anda há tempos abandonado ou até mesmo passear com o cachorro. Ofereça ajuda! Porém, se seu vizinho não precisa de nada, que tal surpreendê-lo com algo como um bolinho ou um pão fresco, hein? Certeza de que será uma surpresa pra lá de agradável.

7. Saia do trabalho na hora

Decida que a partir de amanhã você não fará hora extra e sairá no horário certinho do trabalho, não importa o que aconteça. O que de pior poderia acontecer, hein? Priorize-se!

8. Curta seu primeiro Fredagsmys

O fredagsmys nada mais é que o conforto/aconchego da sexta-feira. Então, junte a família ou amigos e passe a sexta à noite criando um prato novo, assistindo a uma boa série, jogando jogos de tabuleiro ou qualquer outra coisa que dê na telha. O importante é relaxar e aproveitar a companhia.

Essas são as dicas do último capítulo do livro. Simples e fáceis de serem aplicadas.

Se você ainda não me segue no Instagram, só te falo uma coisa, tá perdendo um montão de coisas viu. Me faz companhia por lá também, vai?

Vi ses… hej då! 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.