Top 10 comidas e bebidas suecas

Quer você queira ou não, a comida faz parte da nossa rotina diária e o modo como ela é feita costuma ser transmitida pelas gerações que vieram antes de nós, né?

E quando viajamos ou moramos por esse mundo afora, nada mais bacana que explorar os sabores locais, já que a comida faz parte da cultura e diz muito a respeito de como as pessoas vivem num determinado país. Para você entender um pouco mais sobre a culinária sueca, aqui estão as top 10 comidas e bebidas para você experimentar:

1. Köttbullar

São as famosas almôndegas de carne servidas com purê de batata e geleia de lingonberry, uma frutinha semelhante ao cranberry, mas nem tão azeda assim. As almôndegas também podem ser encontradas em outras versões como porco, cordeiro ou frango.  

2. Kanelbulle

São os deliciosos bolinhos de canela. É um acompanhamento perfeito para o café ou chá durante o fika sueco e pode ser encontrado na maioria dos supermercados e cafeterias do país.

3. Smörgåsbord

Um tipo de refeição escandinava servida em estilo buffet com diferentes pratos quentes e frios, que varia de acordo com o evento ou temporada. O mais famoso é o julbord, servido durante o Natal.

4. Pytt i panna

É um clássico sueco de batatas, cebolas e salsicha, restos de carne ou presunto, tudo cortado em cubinhos e fritos numa frigideira. É normalmente servido com ovos estrelados, beterraba, pepino ou picles. Também há a versão com peixe ou vegetariana.

5. Semla

Um pãozinho de creme de cardamomo recheado com pasta de amêndoas e chantilly e que é tradicionalmente degustado no Fettisdagen (na Terça-feira Gorda).

6. Västerbotten

É considerado o rei dos queijos suecos. É duro, bem salgadinho, algo parecido com o queijo parmesão, mas possui notas mais amargas. A fabricação desse queijo é somente numa vila pequenininha chamada Burträsk no norte da Suécia.

7. Surströmming

Um peixe fermentado, enlatado e pra lá de fedido. Geralmente é consumido no mês de agosto. Tem gosto bem forte e só deve ser aberto ao ar livre, porque o cheiro é insuportável.

8. Cloudberries

Conhecida como amora ártica ou framboesa amarela. É facilmente encontrada no Norte da Suécia e tem um sabor pronunciado. A fruta ou geleia dessa frutinha com sorvete ou waffles é uma delícia!

9. Must

É uma bebida não alcoólica tradicional da Suécia na época Natal ou Páscoa. É escura, gaseificada, leva malte, lúpulo e ligeiramente aromatizada com especiarias como cravo e canela. Foi desenvolvida para substituir a cerveja e é encontrada principalmente no Natal (julmust) e Páscoa (påskmust).

10. Cervejas suecas

A cultura da cerveja sueca está em alta não é de hoje. Tente qualquer uma delas em uma das cervejarias artesanais na Suécia. Será uma experiência bem bacana.

Vi ses… hej då! 😉

2 pensamentos

Faça a teimosa feliz. Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.