Lördagsgodis: a tradição dos docinhos escandinavos aos sábados

Assim como a tradição do fredagsmys tá completamente enraizada na sociedade sueca, o lördagsgodis também está. Porém, digamos que é uma pegada bem mais voltada para as crianças. Já explico!

O que é Lördagsgodis

Vou fazer a mesma coisa que fiz com o fredagsmys, começando pelo entendimento da palavra, tá? Lördag significa sábado e godis significa doce. Portanto, lördagsgodis nada mais é que o sábado de doces.

Isso significa dizer que todos os sábados as crianças podem comprar e comer o doce que quiserem. Eu diria que teoricamente, esse é o único dia da semana que as crianças têm permissão para fazer isso. Falo isso, porque a coisa é um pouco diferente na prática, já que varia de família para família, além do que a sociedade sueca está cada vez mais internacional. Entretanto, não pense você que somente as crianças esperam por esse dia. Nada isso! Tem adulto danadinho que também espera, viu?

A galera por essas bandas curte tanto essa tradição, que uma família sueca, numa média aí de 4 pessoas, chega a comer somente nesse dia quase 1,2 quilos de doces.

Escolhendo e misturando os docinhos

Para encontrar os godis só digo que é facim facim. Eles estão praticamente em quase todas as esquinas da Suécia: supermercados – grandes ou pequenos – lojas de conveniência, mercearias, postos de gasolina, cinemas, lojinhas de imigrantes, afe é opção que não acaba mais. E o melhor de tudo é que dá pra se deparar com uma variedade enorme de doces prontos para serem escolhidos e misturados.

Entre os godis há chocolates, marshmallow, gelatinas, gominhas, doces bem ácidos, daqueles de arrepiar até os pelos do fiofó, doces de alcaçuz (que eu particularmente detesto, já que é feito de anis), enfim, muita coisa mesmo.

A ideia de escolher e misturar os doces no saquinho é deixar que cada pessoa pegue o seu favorito e na quantidade desejada ou pelo menos tentar pegar uma opção de cada docinho para experimentar e ver qual é o mais gostoso.

Eu já tinha comentado que os suecos comem 17 quilos de godis por ano. Cara, é muito doce! E o mais curioso é saber que eles comem o maior volume de doces per capita do mundo.

Outra coisa é que se por acaso um sueco não consegue ele próprio comprar os doces e pede gentilmente para que alguém o faça, ahá, ele irá ser extremamente detalhista do que deve e não deve conter no saquinho. Como eles mesmos dizem, godis é um assunto sério na Suécia e não se faz piada com isso e pronto.

Agora, tenho certeza de que você não imagina de como essa simples tradição surgiu, né? Se eu te falar que pessoas foram usadas como cobaia num experimento, você acredita? Pois é verdade!

Historinha do Lördagsgodis

A tradição de comer doces apenas uma vez por semana está historicamente ligada a algumas experiências feitas no Hospital Mental de Vipeholm, próximo a cidade de Lund, em um esforço de pesquisar a cárie dentária.

Foi mais ou menos assim. O governo sueco solicitou ao Conselho Médico da Suécia que fizesse um montão de experiências humanas para estudar a dieta e a saúde dentária. E por que foi escolhido justamente um hospital mental? Porque como os pacientes já eram meio que lelé da cuca, nenhum deles ia ligar mesmo de ter muitas cáries. Portanto, os pacientes recebiam, deliberadamente, grandes quantidades de doces todos os dias só para provocar, propositalmente, as cáries. Meu amigo, acredite, esse experimento de açúcar na veia e dente podre durou aproximadamente 10 anos (de 1945 a 1955). Repito! 10 longos anos. Inacreditável, né?

E aí que médicos e dentistas conseguiram o que queriam. O alto consumo de açúcar provocava – obviamente – a bendita da cárie. Para tentar dar uma conscientizada geral na galera da época e limitar a quantidade de doce que as crianças suecas consumiam, o conceito de lördagsgodis acabou sendo introduzido. E foi assim o começo do “sábado de doces”, sem magia, sem floreios e sem romance. Só acho que esqueceram de reforçar, que uma boa higiene bucal também faz parte do processo de prevenção, certo?

Claro que hoje em dia a maioria das famílias segue o lördagsgodis muito mais como uma tradição do que como uma regra. Entretanto, é bom lembrar que o Serviço Dental Público Sueco é que está por trás “dos paranauê” do conceito do consumo de doces.

Por fim

Só para ficar claro, muitos doces são comidos em outros dias da semana, tá? O sábado é encarado apenas como o grande dia para fazer isso.

E enquanto os suecos têm o lördagsgodis, os brasileiros, pelo menos os paulistas, têm a tradição de comer pastel de feira com caldo de cana no sábado. Eita coisa boa e que pra mim é insubstituível!

Leia também sobre o Fredagsmys: a tradição da sexta-feira na Suécia.

Vi ses… hej då! 😉

2 pensamentos

    1. Eu também fiquei chocada com esse lance do experimento!
      Assim que mudei para a Suécia eu comprava muito desses godis, mas hoje em dia é só de vez em quando mesmo. 🙂
      Beijos. Muáh!

Faça a teimosa feliz. Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.