Kulturnatt Stockholm: uma noite dedicada totalmente à cultura e entretenimento em Estocolmo

Todo ano no mês de abril, Estocolmo é palco do Kulturnatt, ou em português, a Noite da Cultura.

São mais de 400 atividades culturais e artísticas espalhadas por toda a cidade e que acontecem simultaneamente. O programa varia de ano para ano, mas inclui exposições, apresentações de balé, dança, música ao vivo, teatro, cinema, igrejas, clubes e vários museus, além de oficinas de desenho, costura, pintura e até cerâmica. E sabe o que é melhor? Tudo isso de graça!

Kulturnatt na prática

Alguns dias antes da noite do evento, catálogos com a programação são disponibilizados em pontos estratégicos da cidade como Sergels Torg (Praça Central de Estocolmo), Kulturhuset (Casa da Cultura) e Stockholm Visitor Center (Centro de Visitantes). O site oficial também permite fazer o download do panfleto.

Como são muitas opções é importante dar uma estudada no programa com antecedência. Assim dá para escolher de 2 a 3 eventos que você ache mais interessante para a noite, porque será impossível participar de todas as atividades já que muitas delas acontecem no mesmo horário.

A energia de Estocolmo

Por toda a cidade a gente vê milhares de pessoas alegres, sorrisos aos montes, luzes para todos os lados e muita, mas muita música para animar. É puro clima de festa!

A programação especial não é somente dentro de museus e lugares históricos, mas também em todas as principais ruas de Estocolmo. Sempre tem alguma coisa acontecendo.

Minha experiência

Participei de poucas edições desse evento, seja porque estava no Brasil de férias ou com outros compromissos agendados.

Mas mesmo sendo poucas vezes, tive a oportunidade de visitar o Spritmuseum, um museu de bebidas para adultos, a Stadshuset (Prefeitura de Estocolmo), local onde acontece o jantar do Prêmio Nobel e o Nordiska Museet, um museu dedicado à história cultural e etnografia da Suécia.

Nem preciso dizer que vale muito a pena conferir esse evento, né?

Para aproveitar melhor

Como o Kulturnatt acontece na primavera, a melhor maneira de aproveitar é andar a pé ou de bicicleta. Assim você vai curtindo cada momento pela cidade e sentindo a energia vibrante que está no ar. Bom, isso é claro se você não tem um lugar específico em mente para conhecer e não estiver chovendo, né?

Outra dica é usar o transporte público mesmo, principalmente para conhecer lugares e eventos que são mais afastados.

Ah, só lembre que o transporte público não é gratuito e é necessário ter um bilhete SL válido, tá?

Como será em 2021?

Em época de pandemia, eventos como esse que geram aglomerações estão fora de cogitação.

Sendo assim, a alternativa que a organização do evento encontrou, pelo segundo ano consecutivo, é fazer uma transmissão online. Toda a programação está sendo divulgada no Instagram @kulturnattsthlm (em sueco) ou através da página no Facebook @kulturnattsthlm (em inglês).

Claro que não terá o mesmo gostinho de antes, mas pelo menos as pessoas estarão mais seguras.

Data: sempre num sábado no mês de abril
Horário: das 18.00 a meia-noite
Entrada: gratuita
Site oficial (em sueco): http://kulturnattstockholm.se/

Vi ses.. hej då! 😉

Faça a teimosa feliz. Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.